Chocante?

55% dos brasileiros são contra beijo gay em novela, diz pesquisa

Pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros é contra beijo gay


Beijo gay na novela Terra e Paixão
Beijo gay em novelas não tem apoio da maioria da população - Foto: Reprodução/Globoplay
Por Redação NT

Publicado em 23/12/2023 às 12:57,
atualizado em 23/12/2023 às 12:58

Um levantamento da Genial/Quaest divulgado neste sábado (23) indicou que 55% da população brasileira é contrária à exibição de um beijo gay em novelas da TV aberta. A pesquisa, realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro, ouviu 2.002 pessoas em 126 municípios de todo o país.

De acordo com o estudo, apenas 32% dos entrevistados responderam que são favoráveis à exibição de beijos entre homossexuais nas novelas. Ainda segundo a pesquisa, 13% não souberam responder ou não responderam.

Astro de filme clássico do Natal foi preso e sofreu de esquizofrenia

De influenciadores a remake de novela: as estreias do verão na TV

A discussão sobre a transmissão de um beijo entre homossexuais na televisão ascendeu após a novela Terra e Paixão, da faixa das 21 horas da Globo, ter exibido uma cena de beijo entre os personagens Ramiro (Amaury Lorenzo) e Kelvin (Diego Martins). O momento foi ao ar na última semana e durou cerca de 30 segundos.

As últimas novelas da emissora a exibirem um beijo gay haviam sido Vai na Fé (2023), das 19 horas, e o remake de Pantanal (2022), às 21 horas. Ambas as cenas tiveram apenas um “selinho” e duraram. A Globo chegou a barrar as sequências na novela das sete.

O beijo gay sempre foi um tabu na TV brasileira. Na Globo, em América (2006), a primeira sequência da história chegou a ser gravada, mas não foi exibida, gerando comoção. O canal liberou beijo entre dois homens pela primeira vez alguns anos depois, em Amor à Vida (2013).

A exibição do beijo entre Ramiro e Kelvin gerou polêmica nas redes sociais. Alguns internautas apoiaram a emissora, defendendo que a cena é uma forma de representatividade para a comunidade LGBTQIA+. Outros, porém, criticaram a Globo, alegando que a cena foi “forçada” e que não representa a realidade brasileira.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado