Vale a Pena Ver de Novo

Globo ignora coautor em divulgação da reprise de Paraíso Tropical

Ricardo Linhares assinou a novela de 2007 em parceria com Gilberto Braga


Camila Pitanga como Bebel em Paraíso Tropical
Com Bebel (Camila Pitanga), Paraíso Tropical chega ao Vale a Pena Ver de Novo em 27 de novembro - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 14/11/2023 às 12:23,
atualizado em 14/11/2023 às 12:27

A Globo ignorou o autor Ricardo Linhares na primeira chamada de divulgação de Paraíso Tropical (2007), novela que substitui Mulheres Apaixonadas (2003) no Vale a Pena Ver de Novo. A trama, que entra em cartaz em 27 de novembro, é atribuída apenas a Gilberto Braga (1945-2021).

A primeira chamada da reprise de Paraíso Tropical foi ao ar na programação da Globo na segunda-feira (14), narrada por Susana Vieira – que fez participação especial na história como a cafetina Amélia. O texto lido pela atriz não cita Ricardo Linhares como um dos autores principais:

+ Canal Viva vai reprisar 4 novelas em breve; veja a lista

“Gente, vem aí Paraíso Tropical. Um novelão dos maiores autores da televisão brasileira, meu amigo Gilberto Braga. E quem é noveleira como eu sabe muito bem o que isso significa: paixões, vilões que a gente ama odiar, muita briga para acompanhar, romance pra gente torcer e bordão para repetir.”

A sucessão de elogios à produção é intercalada com cenas da novela, que incluem os personagens mais lembrados, Bebel (Camila Pitanga) e Olavo (Wagner Moura). “A história que fez o maior sucesso no horário nobre, agora nas tardes da Globo”, finaliza a chamada.

Após teste com Elas por Elas, Globo elege culpado pelo fracasso da novela no Ibope

Globo ignora coautor em divulgação da reprise de Paraíso Tropical

Paraíso Tropical foi a primeira novela em que Gilberto Braga e Ricardo Linhares dividiram o posto de autor titular. Eles ainda assinariam Insensato Coração (2011) e Babilônia (2015) – esta última ainda em parceria com João Ximenes Braga.

Atualmente, Linhares é supervisor de texto em Fuzuê. O veterano autor foi acionado para ajustar a novela das 19h, escrita por Gustavo Reiz. A atração enfrenta baixos índices de audiência para o horário, com médias abaixo dos 20 pontos na Grande São Paulo, segundo dados do Kantar Ibope.

Assista à chamada de Paraíso Tropical veiculada pela Globo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado