Entrevista exclusiva

Destaque em Mar do Sertão, atriz avalia trajetória de Xaviera: "Surpreendente"

Giovana Cordeiro comenta final da novela e possibilidade de estrelar Fuzuê, próxima das 19h


Giovana Cordeiro
"Fiquei muito feliz que Xaviera teve a possibilidade de contar uma história dela, sem estar totalmente atrelada a alguém", diz Giovana Cordeiro - Foto: Divulgação/Maria Magalhães
Por Walter Felix

Publicado em 17/03/2023 às 04:45,
atualizado em 17/03/2023 às 10:18

Giovana Cordeiro foi surpreendida com a trajetória de sua Xaviera em Mar do Sertão, novela que chega ao fim nesta sexta-feira (17), na Globo. A personagem, a princípio, pareceu totalmente atrelada a Tertulinho, vilão defendido por Renato Góes, mas trilhou rumo próprio na trama das 18h. Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, ela comenta o destaque alcançado e responde sobre a possibilidade de estrelar Fuzuê, próxima novela das 19h.

“Fiquei muito feliz que Xaviera teve a possibilidade de contar uma história dela, sem estar totalmente atrelada a alguém. Tivemos espaço para explorar muitas facetas da personagem, o que com certeza contribuiu para que ela caísse nas graças do público, além de ter sido um grande exercício para mim como atriz”, comenta Giovana Cordeiro.

A atriz conta que gravava praticamente de segunda a segunda. Sobre o fim de Xaviera, ela faz segredo: “Tem que ver hoje para saber! (risos) O que posso dizer é que fiquei feliz e acho que o público vai gostar também”. Com o fim das gravações, ela pretende descansar, mas já tem projetos em vista. Em breve, será lançado o filme Meu Sangue Ferve por Você, sobre o cantor Sidney Magal em que interpreta a esposa do cantor, Magali West.

Sobre Fuzuê, novela que a Globo exibe, ainda neste ano, às sete da noite, ela é apontada com um dos nomes do elenco principal. Garante, contudo, que ainda não recebeu o convite: “Vi pela imprensa apenas. Então, não tenho como falar especificamente sobre isso. O que posso dizer é que fico feliz de meu trabalho repercutir de maneira tão positiva, assim como a novela de uma maneira geral”.

Leia a íntegra da entrevista com Giovana Cordeiro, a Xaviera de Mar do Sertão

imagem-texto

NT: Como avalia a trajetória da Xaviera em Mar do Sertão? Esperava que a personagem tomasse a proporção que tomou dentro da história?

Xaviera teve uma trajetória surpreendente para mim. Nos primeiros capítulos, parecia que ela ia ficar ali gravitando em torno de Tertulinho, investindo em uma relação que estava fadada ao fracasso, porque os dois só queriam se dar bem. Quando chega na segunda fase, vemos Xaviera já de outra maneira, acho que muito inspirada também por José Mendes [vivido por Sérgio Guizé]. Ela ainda tem seus momentos de trambicagem (risos)... Mas quer ser uma pessoa mais honesta, com ela e com os outros.

Foi muito bonito mostrar isso em cena. Como Xaviera é também uma personagem que circula muito, que interage com praticamente todos os núcleos da trama, ela consegue estabelecer relações com quase todos os personagens. Isso traz mais camadas para ela. A interação e a relação que ela construiu com as crianças, por exemplo, é muito linda, muito verdadeira.

"Fiquei muito feliz que Xaviera teve a possibilidade de contar uma história dela, sem estar totalmente atrelada a alguém. Tivemos espaço para explorar muitas facetas da personagem, o que com certeza contribuiu para que ela caísse nas graças do público, além de ter sido um grande exercício para mim como atriz."

NT: Xaviera não foi mocinha nem vilã, mas uma figura complexa dentro da trama. Qual foi o principal desafio ao interpretá-la?

Deixar a personagem aberta às possibilidades. Para mim, ela é uma anti-heroína. Apesar de ser uma pessoa com um passado meio torto, Xaviera sabe que pode se reinventar, que pode ser uma pessoa melhor e vai atrás disso. Ela não se limita ao que acham dela, e nem ao que ela mesma acha de si. Essa disposição para mudar, eu acho fascinante. Às vezes, na vida mesmo, a gente quer tanto evitar mudanças, sendo que a impermanência é a única certeza que temos na vida.

Xaxá realmente me inspira e me ensina muito neste sentido. Esse trabalho está sendo muito especial. Já dá uma tristeza de pensar que está acabando (risos). A equipe toda é muito unida. Para mim, pessoalmente, foi um trabalho que exigiu ainda mais dedicação e doação, o que eu amei fazer. Gravava praticamente todos os dias da semana, mas trabalho muito feliz. E Xaviera é uma personagem que vai do drama à comédia, o que eu não tinha experimentado ainda na TV. Então, foi muito bom poder mostrar mais do meu trabalho ao público.

NT: Sei que o desfecho de Mar do Sertão é mantido em segredo, mas o que você pode nos adiantar sobre o final da personagem?

É segredo. Tem que ver hoje para saber! (risos)

NT: Pode então dar a sua opinião sobre o final da Xaviera? Como avalia o fim da personagem?

O que posso dizer é que fiquei feliz e acho que o público vai gostar também.

NT: Conte seus planos agora que Mar do Sertão chega ao fim. Vai dar tempo de descansar antes do novo projeto?

Meu plano agora é tirar férias e descansar mesmo. Aproveitar para ficar bastante com a Jolie [cachorrinha de estimação da atriz] também. Mas já estou escrevendo projetos para o teatro e aguardando a estreia do filme sobre o Sidney Magal, Meu Sangue Ferve por Você, em que interpreto a Magali, esposa do cantor.

NT: Já pode nos contar algo sobre Fuzuê e sobre sua personagem na novela?

Eu, na verdade, não recebi essa notícia (risos). Vi pela imprensa apenas. Então, não tenho como falar especificamente sobre isso. O que posso dizer é que fico feliz de meu trabalho repercutir de maneira tão positiva, assim como a novela de uma maneira geral.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado