Discussão

Com personagem contraindo HPV, “Malhação” fala de DST

Novela abriu debate sobre doenças sexualmente transmissíveis


Beto-Malhação_c12cdb52d79ae757f4508aa97b74908355149dd8.jpeg
Beto descobriu que está com HPV em "Malhação". Foto: Divulgação

Malhação” começou a tratar das DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) a partir desta quinta-feira (29), quando Beto (John Buckley) descobriu que está com HPV, um dos tipos mais comuns de doenças transmitidas por meio de relações sexuais.

O assunto começa a ser abordado quando o personagem consulta um médico sem nenhum aviso prévio em cenas anteriores e descobre que, por conta de exames realizados, está com a doença. O menino então demonstra um total desconhecimento sobre o tema.

“Eu pensei que só mulheres pegavam HPV”, comenta ele com o médico que explica. “Muitos homens pensam isso, mas a doença também se transmite para homens que muitas vezes nem se tratam”.

A partir daí, o profissional de saúde passa uma série de instruções para o namorado de Meg (Giulia Bertolli) cumprir para que a doença não se desenvolva e não haja riscos. “Eu posso ter transmitido para minha namorada?”, questiona ele preocupado. “Se transou sem camisinha, há o risco”.

Depois disso, ainda no mesmo capítulo, Beto aparece na casa de Filipe (Pedro Novaes) contando a novidade ao amigo e comentando como tudo aconteceu. “Eu sempre usei camisinha, só foi um ou outro deslize com umas gatinhas. Eu era cuidadoso”, ao que o protagonista da temporada crava. “Nem tão cuidadoso assim, ne?”

Beto pede conselho para o amigo porque não sabe como contar o caso para a namorada e Filipe insiste que ele precisa contar o mais urgente para a moça porque ela precisa fazer exames. Neste momento, Filipe sugere que Beto peça conselhos para Lígia (Paloma Duarte), já que a mãe é uma médica.

Mesmo envergonhado, o menino aceita a sugestão desde que falassem que se tratava de um amigo da faculdade. Numa longa cena com bastante explicações técnicas, Lígia conta sobre a gravidade do HPV que pode até virar câncer no pênis e da importância dos jovens homens se vacinarem contra a doença.

Historicamente “Malhação” fala sobre DTS’s em várias temporadas, já tendo tratado até de caso de AIDS em anos anteriores. Vale dizer que nos próximos capítulos de "Toda Forma de Amar", a discussão em torno do HPV de Beto deve continuar.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado