Sucesso na web

Nova era? Mais de 100 mil pessoas assistem “Órfãos da Terra” pela internet

Novela das seis é pioneira em exibição no streaming


Julia Dalavia, Renato Góes e Alice Wegmann em "Órfãos da Terra"
"Órfãos da Terra" tem feito sucesso na internet - Foto: Divulgação/Globoplay

Órfãos da Terra” se aproxima do capítulo 50 e a produção tem muito que comemorar. Além de recuperar a audiência da sua antecessora, “Espelho da Vida”, que fechou com média geral 17,79 pontos, também se tornou a primeira novela da Globo a ter o capítulo lançado primeiro na internet e depois exibido na televisão. Essa estratégia tem feito o folhetim atingir bons resultados na web.

O NaTelinha conversou com pessoas ligadas diretamente com a obra e recebeu informações em relação ao número médio de espectadores de cada capítulo do enredo. Cerca de 100 mil assinantes acompanham a trama pelo Globoplay, streaming do Grupo Globo. Oficialmente, a empresa não abre seus números e adota a mesma estratégia do seu concorrente americano, Netflix.

Como comparativo, dentro do universo do PNT (Painel Nacional de Televisão), os números de "Órfãos da Terra" representam menos de meio ponto. Cada ponto no painel, que considera as 15 praças onde há medição da Kantar Ibope, são 248.640 domicílios.

De acordo as informações obtidas, a novela das seis está entre os cinco produtos dramatúrgicos da plataforma mais acessados entre os assinantes das últimas semanas, tendo ficado na primeira posição em alguns dias neste período. A história criada por Duca Rachid e Thelma Guedes tem como pano de fundo o refúgio de cidadãos que viviam em países do Oriente Médio e África, como Síria, Líbano e Congo.

Esses números estão sendo possíveis por conta da alta repercussão da trama nas ruas e redes sociais. Contudo, a estratégia da Globo em lançar primeiro o episódio na internet e depois levar para televisão pode ser outro fator favorável aos  índices no streaming Globoplay.

A empresa estava adotando uma estratégia apenas em séries exclusivas na plataforma, como “Assédio” (2018), “Sob Pressão” (2017), “Se Eu Fechar os Olhos Agora” (2018), “Brasil a Bordo” (2018), “Carcereiros” (2018), entre outros. Porém,  resolveram também arriscar no gênero telenovela.

Atualmente com média de 21 pontos no Ibope, “Órfãos da Terra” se tornou pioneira e é possível que futuros projetos deste formato sigam o mesmo caminho, o que não é o caso de lançamentos recentes novelas.

Após o enredo de Laila (Julia Dalavia) e Jamil (Renato Góes) estrear, “Malhação – Toda Forma de Amar” e “A Dona do Pedaço” entraram consequentemente em outras faixas. Entretanto, a Globo não tem exibido os capítulos dessas produções primeiro em sua plataforma digital.

Procurada pelo NaTelinha, a assessoria de imprensa do Globoplay disse que não comenta os números.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado