Lista NT

12 referências retratadas na abertura de "Verão 90"


Doze referências retratadas na abertura de “Verão 90”
Divulgação

Na última terça-feira (29) entrou no ar “Verão 90”, nova novela das sete da TV Globo escrita pela dupla Izabel de Oliveira e Paula Amaral. Com direção artística de Jorge Fernando, o folhetim promete trazer de volta o tom de comédia ao horário.

Desde que as chamadas começaram a serem exibidas dava para supor que sua abertura ia apostar no tom alegre e descontraído da trama que começa no final dos anos 80 e percorre todo os anos 90.

Durante a coletiva de imprensa de lançamento da novela, Jorge Fernando já havia adiantado que esta seria uma novela “dançante” e foi isso o que se viu na abertura, embalada pelo som “Pump Up The Jam” da extinta Technotronic.

Com participação de Arielle Macedo, coreógrafa da cantora Anitta, bastou o clipe ir ao ar para agitar os internautas que usaram as redes sociais para comentar sobre as referências à época trazidas pela produção. Destacamos 12 itens que vão fazer você voltar no tempo. Confira!

Bronzeador

No final da década de 80 e início dos 90, quando o calor do verão não era tão intenso quanto agora, a onda era conquistar um bronzeado dourado. Então, ao invés de se falar em protetor ou bloqueador solar, os anúncios na TV mostravam modelos na praia, com seus maiôs e biquínis coloridos, passando bronzeador no corpo no corpo todo.

Lambada

12 referências retratadas na abertura de \"Verão 90\"

Um dos ritmos mais famosos dos anos 90 foi lembrado na abertura de “Verão 90” através da recriação de trecho do clipe “Chorando Se Foi", hit lançado pela banda Kaoma em 1989.

Macarena

Outro ritmo que também ganhou a simpatia das pessoas. Nos anos 90, era impossível não ter pelo menos uma performance de Macarena em casamentos, formaturas ou festas de final de ano. Aliás, a música latina ultrapassou gerações e, mesmo sem entender por completo a letra, quando toca dificilmente alguém fica parado.

Boy Band

12 referências retratadas na abertura de \"Verão 90\"

Outra referência fortíssima dos anos 80/90 foi o surgimento das Boy Band, grupos musicais formados por rapazes que sabiam cantar e dançar, levando à loucura as adolescentes da época. Na abertura da novela a homenagem foi para a banda norte-americana New Kids On The Block, um dos maiores fenômenos da década.

Rock Grunge

12 referências retratadas na abertura de \"Verão 90\"

Liderada pelo saudoso Kurt Cobain, músico que se suicidou em 1994, com apenas 27 anos, a banda Nirvana é uma das maiores referências ao rock grunge dos anos 90. Por isso, ela não poderia deixar de ser citada.

Facas Ginsu

Com lâminas produzidas através de tecnologia japonesa, as facas Ginsu prometia cortar qualquer coisa, até aço, transformando o utensílio doméstico no sonho de consumo de qualquer dona de casa da época.

Videogame e VHS

12 referências retratadas na abertura de \"Verão 90\"

Quando o assunto era diversão dentro de casa, a geração 90 passava horas jogando videogame só para passar de fase. Já nos finais de semana, a diversão era garantida depois de alugar um filme na videolocadora. Só não podia esquecer de rebobinar a fita antes de entregá-la na segunda-feira se não quisesse pagar multa.

Telefone sem fio

12 referências retratadas na abertura de \"Verão 90\"

A tecnologia está também representada na abertura da novela através do lançamento dos primeiros aparelhos de telefone sem fio enormes e que só funcionavam com uma antena tão grande quanto levantada.

Skate e Patins

12 referências retratadas na abertura de \"Verão 90\"

Febre no final dos anos 80 e início dos 90, os skates e patins eram o sonho de qualquer criança e adolescente. Além de ganharem o asfalto, foi também nesta época que chegou por aqui os ringues de patinação no gelo que costumavam ser montados durante as férias escolares.

Mola Maluca

12 referências retratadas na abertura de \"Verão 90\"

Quem nunca ganhou uma dessas nas quermesses da igreja ou barraca de pescaria nas festas juninas? Sensação dos anos 90, a mola maluca era um objeto de plástico colorido cuja a graça era manuseá-la de um lado para o outro repetidamente. Ou então, jogá-la pelos degraus da escada para vê-la se movimentar. O único problema é que uma vez embolada dificilmente o brinquedo voltava ao normal.

Pião da Casa Própria

12 referências retratadas na abertura de \"Verão 90\"

No quesito TV, a emissora carioca recordou o “Pião da Casa Própria”, que fazia parte da atração “Festival da Casa Própria”, do Baú da Felicidade, comandado por Sílvio Santos. Considerado um dos grandes sucessos do SBT nos anos 90, o quadro premiava os telespectadores.

Baywatch

12 referências retratadas na abertura de \"Verão 90\"

A série estrelada por Pamela Anderson retratava o dia a dia de guarda vidas da Califórnia e, posteriormente, do Havaí. Permaneceu no ar durante 11 temporadas. Aqui no Brasil, foi exibida pela TV Globo com o título de “S.O.S Malibu”. Em 2017, deu origem ao filme homônimo estrelado por Zac Efron e Dwayne Johnson.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado