Lista NT

Reprisada no Viva, "Baila Comigo" lançou as Helenas de Manoel Carlos; relembre todas


lilianlemmertz-bailacomigo_fc8304c8890b5f7b4c7d8ba0a5a769d507b46800.jpeg
Lilian Lemmertz, mãe de Julia Lemmertz, foi a primeira Helena de Maneco - Fotos: Divulgação

Desde a última segunda-feira (20), “Baila Comigo” está sendo exibida pelo Canal Viva. Lançada em 1981, esta é a primeira vez que a novela é reapresentada.

Escrita por Manoel Carlos, a trama marcou a estreia de muitos atores na TV. Uma delas em família, formada pelos atores Fernando Torres, Fernanda Montenegro e a filha do casal, Fernanda Torres. A produção contava também com jovens promissores em seu elenco como Lídia Brondi, Christiane Torloni e o saudoso Lauro Corona.

Quem acompanha os folhetins escritos pelo autor, sabe que uma das características do dramaturgo é criar histórias em torno de suas protagonistas que sempre se chamam Helena, mulheres fortes, reais e imperfeitas, como ele mesmo define.

Vivida por Lilian Lemmertz, a primeira heroína descrita por Maneco surgiu justamente em “Baila Comigo”.

Depois do sucesso da personagem, o escritor criou mais oito Helenas, a última interpretada por Julia Lemmertz. Na ocasião, ele disse em entrevista que fecharia o ciclo com a filha da primeira intérprete.

Relembre:

Lilian Lemmertz

A saudosa atriz foi escolhida para dar vida à primeira Helena de Manoel Carlos, em “Baila Comigo” (1981). Baseada na lenda de “Helena de Tróia”, a trama focava nos gêmeos Quinzinho e João Victor (Tony Ramos), frutos de um relacionamento extraconjugal. Logo após o nascimento, as crianças foram separadas. O primeiro foi criado pela mãe, Helena, enquanto que o outro levado pelo pai, o empresário Quim (Raul Cortez), para o exterior. Até hoje, a protagonista vivida por Lilian Lemmertz é considerada a melhor Helena de Maneco por sua atuação marcada pelo sofrimento e sentimento de culpa da personagem.

Maitê Proença

Reprisada no Viva, \"Baila Comigo\" lançou as Helenas de Manoel Carlos; relembre todas

10 anos depois, Manoel Carlos trazia para a televisão sua segunda Helena (Maitê Proença), em “Felicidade”. A personagem era uma típica moça do interior que sonhava em se mudar para a cidade grande. Na trama, ela conhece o Advogado Álvaro (Tony Ramos) e o Engenheiro Agrônomo Mário (Herson Capri) durante passagem dos dois pela cidade fictícia de Vila Feliz e ambos se interessam pela jovem. Apesar de se casar com Mário, o coração de Helena sempre bateu mais forte por Álvaro. Separada e grávida acidentalmente do advogado, a jovem decide se muda para o Rio de Janeiro. Lá, ela reencontra o pai da criança, mas descobre que ele está casado. Então, Helena opta por criar sua filha sozinha e manter a paternidade em segredo até o final da novela.

Regina Duarte

Reprisada no Viva, \"Baila Comigo\" lançou as Helenas de Manoel Carlos; relembre todas

A primeira Helena interpretada pela atriz surgiu em “Histórias de Amor” (1995). Na trama, a protagonista é uma corretora de imóveis que vive em conflito com a filha Joyce (Carla Marins), uma jovem rebelde que engravida do namorado Caio (Angelo Paes Leme), um rapaz irresponsável, mas a culpa recai sobre sua mãe, acusada pelo ex-marido Assunção (Nuno leal Maia) de deixar a menina “solta”. Em determinado momento as vidas de Helena e Carlos (José Mayer) se entrelaçam e o interesse é imediato, só que o médico está comprometido com Paula (Carolina Ferraz), uma mulher possessiva e ciumenta que se recusa a abrir mão do noivo para uma mulher simplória.

Regina Duarte

Reprisada no Viva, \"Baila Comigo\" lançou as Helenas de Manoel Carlos; relembre todas

Dois anos depois, Regina Duarte dava vida à sua segunda Helena. Em “Por Amor” (1997), a atriz contracenava com sua filha, Gabriela Duarte. Na trama, as duas eram mãe e filha que engravidavam ao mesmo tempo. No dia do parto, nascem dois meninos. Sendo que o filho da Eduarda (Gabriela Duarte) morre durante a noite. Depois de saber que a filha não pode mais engravidar, Helena decide trocar os bebês. Assim, todos acreditam que foi o seu bebê quem morreu. Eduarda e Marcelo (Fábio Assunção) passam a criar a criança sem saber sua verdadeira identidade, enquanto que Helena sofre as consequências pela sua atitude até que o segredo é revelado.

Vera Fischer

Reprisada no Viva, \"Baila Comigo\" lançou as Helenas de Manoel Carlos; relembre todas

Em 2000, foi a vez de Vera Fischer dar vida à Helena de Maneco. Em “Laços de Família”, a protagonista era uma esteticista que começava a trama se envolvendo com Edu (Reynaldo Gianecchini), um estudante de medicina. Criado por sua tia, Alma Flora (Marieta Severo), a emergente não aceita o envolvimento do sobrinho com uma mulher 20 anos mais velha. Quando percebe o interesse de Camila (Carolina Dieckmann) por Edu, Alma começa a sabotar o namoro do futuro médico com a esteticista. Depois de muitas brigas com a filha, Helena deixa o caminho livre para Camila ficar com Edu. Ela engravida do rapaz e os dois se casam, mas perde o bebê ainda na lua de mel quando descobre estar com leucemia. Para salvar a vida da filha, Helena engravida de Pedro (José Mayer), um primo com quem teve um romance no passado e que acabou gerando, sem que ninguém soubesse, a jovem Camila.

Christiane Torloni

Reprisada no Viva, \"Baila Comigo\" lançou as Helenas de Manoel Carlos; relembre todas

Em “Mulheres Apaixonadas” (2003), Helena (Christiane Torloni) é diretora de um colégio do Rio de Janeiro que pertenceu à família do marido, o músico Téo (Tony Ramos), com quem está casada há 15 anos. O casal tem um filho supostamente adotado, Lucas (Victor Cugula). Cansada da rotina, Helena sente falta de um pouco mais de emoção, principalmente na vida conjugal. Em um determinado momento, Helena reencontra o ex-namorado César (Jose Mayer), que abandonou para se casar com Téo, e descobre que ainda sente uma forte atração pelo médico. Logo no início da trama, César fica viúvo e ela descobre que os filhos dele estudam na sua escola, o que acaba reaproximando os dois. A crise no casamento de Helena com Téo piora quando ela fica sabendo que o músico é o verdadeiro pai de Lucas, fruto de um relacionamento com a ex-prostituta Fernanda (Vanessa Gerbelli), que também é mãe da menina Salete (Bruna Marquezine). Helena e Téo se separam e a diretora volta a se envolver com César. Algumas idas e vindas depois, os dois ficam juntos no final da trama. Já Fernanda morre depois de levar um tiro durante um assalto e depois de fazer um exame de DNA, Téo descobre ser pai também de pequena Salete.

Regina Duarte

Reprisada no Viva, \"Baila Comigo\" lançou as Helenas de Manoel Carlos; relembre todas

Estreava em 2006 “Páginas da Vida”, novela na qual Regina Duarte dava vida à sua terceira Helena de Manoel Carlos. Na trama, ela era a médica responsável pelo parto dos gêmeos de Fernanda (Fernanda Vasconcellos), uma jovem estudante que voltava grávida de Amsterdã depois de ter sido abandonada pelo namorado e morria durante o nascimento das crianças. Nascia um casal, sendo que a menina era portadora da Síndrome de Down. Renegada pela avó materna e sem ter contato com a família paterna, a criança é adotada pela Dra. Helena. Tempo depois, a médica disputa com o pai da menina sua guarda na justiça. Durante a trama, os irmãos se tornam amigos na escola. Além disso, o espirito da mãe dos gêmeos está sempre por perto, zelando pelas crianças. O drama de Helena e a união entre os irmãos emocionou o Brasil na época.

Taís Araújo

Reprisada no Viva, \"Baila Comigo\" lançou as Helenas de Manoel Carlos; relembre todas

“Viver a Vida” (2009) trouxe para o horário nobre sua primeira protagonista negra. Vivida por Taís Araújo, Helena era uma famosa modelo que se envolvia com Marcos (José Mayer), pai da aspirante à modelo Luciana (Alinne Moares), sua rival. Tentando se aproximar da jovem, Helena consegue que as duas sejam chamadas para um desfile em Petra, na Jordânia. Durante a viagem, as duas se desentendem. No retorno para casa, Helena não aceita dividir o carro com Luciana, que viaja de ônibus na companhia de outras modelos, e acaba sofrendo um acidente que a deixa tetraplégica. A tragédia complica a relação da modelo com a família do namorado que a culpa pelo que aconteceu à Luciana. A própria Helena se sente culpada pelo ocorrido e passa a viver em conflito consigo.

Julia Lemmertz

Reprisada no Viva, \"Baila Comigo\" lançou as Helenas de Manoel Carlos; relembre todas

Em 2014, Manoel Carlos anunciou sua última Helena da carreira. Para o papel, ele escolheu Julia Lemmertz, que vem a ser filha de Lilian Lemmertz, interprete da primeira Helena criada pelo autor. A trama de “Em Família” foi dividida em duas fases. Na primeira, Helena (Bruna Marquezine) namora seu primo Laerte (Guilherme Leicam). O casal tinha tudo para dar certo se não fosse o ciúme doentio que o rapaz tinha pela moça, principalmente de Virgílio (Nando Rodrigues), um amigo do casal. Helena engravida de Laerte e os dois marcam o casamento, mas nas vésperas da cerimonia, Laerte é flagrado por Virgílio com uma prostituta durante sua despedida de solteiro e os dois brigam. Durante a discussão, Laerte corta o rosto de Virgílio com uma navalha e depois o enterra vivo por medo de ser desmascarado na frente da noiva. Entretanto, Virgílio se salva e entrega Laerte para a polícia, que o prende ainda no altar. Com a confusão, o pai de Helena sofre um infarto e morre na igreja.

Já Laerte é condenado a um ano de prisão. Antes, o rapaz diz à ex-noiva que deseja participar da vida do filho, mas ela mente sobre ter feito um aborto. Helena sai de Goiás com a família e vai morar no Rio de Janeiro. Ao sair prisão, Laerte se muda para a Europa e torna-se um famoso flautista. A trama dá um salto de 24 anos, quando Helena (Julia Lemmertz) se torna uma leiloeira bem-sucedida, está casada com Virgílio (Humberto Martins) e os dois são pais de Luíza (Bruna Marquezine). Enquanto isso, Laerte (Gabriel Braga Nunes) continua morando na Europa e está casado com a pianista Verônica (Helena Ranaldi). Durante sua viagem pela Áustria, Luíza e Laerte se conhecem e ele fica impressionado com a semelhança entre a menina a sua prima. De volta ao Brasil, ele e a menina se aproximam ainda mais e, para desespero de Helena, Luíza se apaixona pelo primo da mãe.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado