Europa

Sem espaço na TV aberta, Globo lança novelas em seu próprio canal em Portugal


camilaqueirozmateussolanopegapega_07d291aaf3782c9e4585b5d127bc9b27d52cab3a.jpeg
Mateus Solano e Camila Queiroz em "Pega Pega": novela será exibida na TV fechada de Portugal - Divulgação/Globo

Sem o mesmo apelo em Portugal de anos atrás, como em 2012, quando chegou a ter três horários simultâneos de dramaturgia na SIC, segunda maior emissora de Portugal, a Globo está direcionando seus lançamentos para o seu próprio canal, que é fechado. A rede brasileira agora tem apenas um único horário da TV aberta do país.

Nesta última quinta-feira (02), a Globo lançou "Rock Story", que foi veiculada por aqui entre novembro do ano passado e junho deste ano. A trama vai ao ar às 20h15.

Já na segunda-feira (06) será a vez do lançamento de "Pega Pega" às 21h. Por aqui, a trama caminha para suas últimas semanas- em janeiro, a trama será substituída por "Deus Salve o Rei".

Por fim, no dia 13 será a vez de "Tempo de Amar" - que tem pouco mais de um mês em cartaz no Brasil. O folhetim desembarcará na faixa das 19h30.

Alguns anos atrás, as três novelas poderiam ser encaixadas na programação da SIC. Em 2012, um dos melhores anos de novelas brasileiras em Portugal, estavam em cartaz simultaneamente "Gabriela", "Avenida Brasil" e "Páginas da Vida" - com destaque para a o remake estrelado por Juliana Paes, que atingiu recordes de audiência. Neste mesmo ano, a SIC também exibia o remake de "Dancin' Days", atração mais vista da TV portuguesa e que era uma adaptação do sucesso de Gilberto Braga do final dos anos 70.

No entanto, o enfraquecimento das tramas brasileiras por lá, associado ao crescimento das produções locais, fez com que o canal seguisse apenas com uma faixa, que é ocupada por "A Força do Querer".

O horário que restou também não é dos melhores - enquanto "Amor à Vida", último grande sucesso brasileiro em Portugal, ia ao ar às 22h, a trama de Glória Perez entra em cartaz a poucos minutos da meia-noite e encerra sua exibição próximo da uma da manhã.

Apesar do enfraquecimento da Globo em Portugal, a emissora não foi ameaçada pela Record TV como ocorreu na América Latina e Estados Unidos com o sucesso de "Os Dez Mandamentos".

A emissora de Edir Macedo chegou a ter a RTP como parceira e exibiu tramas como "Poder Paralelo" e "Vidas em Jogo". Porém, a parceria não foi mantida nem mesmo com a safra de novelas bíblicas. A Record TV segue exibindo suas produções em Portugal com certo êxito, mas em um modelo idêntico ao da Globo, ou seja, em seu canal próprio e fechado.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado