Novelas

Petrônio Gontijo fala sobre sucesso de "Os Dez Mandamentos": ótimo momento

Novela bíblica vem batendo "A Regra do Jogo" com certa frequência


petroniogontijo-osdezmandamentos.jpg
Arão é o irmão de Moisés - Fotos: Divulgação/TV Record

Por Gabriel Vaquer e João Gabriel Batista


Ator com trabalhos reconhecidos em grandes emissoras de televisão como SBT, Record e Globo, Petrônio Gontijo vive um momento especial na sua carreira.

Ele é um dos grandes destaques da novela "Os Dez Mandamentos", da Record, que tem brigado pela liderança de audiência em pleno horário nobre com o "Jornal Nacional" e com a novela das 21h, "A Regra do Jogo".

Nesta entrevista exclusiva ao NaTelinha, Petrônio fala sobre a trama bíblica, sua preparação para viver Arão e também sobre os resultados que a Record vem obtendo na audiência: "Creio que agora, com 'Os Dez Mandamentos', estamos vivendo um ótimo momento de resultados, plantados anteriormente nessa intensa busca por qualidade no entretenimento".

Confira:

NaTelinha - Você está no ar em "Os Dez Mandamentos", novela que vem alcançando a liderança e dando enorme trabalho para a Globo. Como está percebendo a repercussão nas ruas diante deste trabalho?

Petrônio Gontijo -
O contato maior que tenho tido com o público tem sido no supermercado, no aeroporto e pelo Instagram, pois tenho saído muito pouco exatamente por causa das gravações. A repercussão é enorme, as pessoas comentam as cenas e mandam recados pros colegas. Tenho visto uma grande torcida pela novela.

NaTelinha - Existe alguma diferença para você, como ator, em atuar em uma obra bíblica ou em uma trama convencional?

Petrônio Gontijo -
Eu tinha feito novelas de época que tinham voltado apenas há 200, 250 anos atrás. 300 anos é muita diferença. Tudo é diferente, desde as vestimentas à forma de dizer o texto. O que nos ajuda é que, junto ao caráter épico da história, a Vívian [de Oliveira, autora] desenhou muito bem o perfil psicológico de todos os personagens.


NaTelinha - Como foi feita a construção do Arão? Você já conhecia a história bíblica em torno dele, de Moisés e dos outros personagens?

Petrônio Gontijo -
Já. Conheço desde criança, tive aulas sobre o Êxodo na escola. Fora isso, lembro que fiz álbum de figurinhas do filme quando era pequeno, o Mar Vermelho era a figurinha mais difícil. O personagem foi construído em salas de ensaio, estudando o texto com os colegas e através de leituras, tudo o que pude encontrar escrito sobre Arão e sobre a história da escravidão no mundo.


NaTelinha - Como é o clima nas gravações da novela bíblica? Como os atores e você encara o sucesso enorme?

Petrônio Gontijo -
Estamos unidos desde o começo e muito animados com o resultado. O ator precisa do público, é através do público que nosso ofício se realiza, é esse o clima que nos alegra e que tem nos fortalecido.


NaTelinha - Você também teve grande destaque em "Conselho Tutelar", série que também surpreendeu no Ibope. Como ocorre essa conciliação de projetos tão distintos em um espaço tão curto de tempo?

Petrônio Gontijo -
Eu já tinha feito a primeira temporada de "Conselho Tutelar", pra que a segunda temporada fosse ao ar ainda este ano foi nessessário gravá-la junto com a novela. Para que isso fosse viabilizado, minhas cenas foram quase todas concentradas em estúdio. Gravei a temporada de cinco capítulos em três dias e tive um fim de semana pra estudar, ou seja, tive que me afastar da novela por cinco dias pra que minha participação pudesse acontecer.

NaTelinha - Quais são seus projetos para após "Os Dez Mandamentos" e "Conselho Tutelar"?

Petrônio Gontijo -
Voltar ao teatro. Estou estudando ainda qual será o projeto.


NaTelinha - Praticamente todos os trabalhos nos últimos dez anos foram na Record - salve "Insensato Coração". Como avalia a dramaturgia da emissora ao longo deste tempo e a alavancada com "Os Dez Mandamentos"?

Petrônio Gontijo -
Trabalhei com excelentes autores na Record: Lauro César Muniz, Ana Maria Moretzsohn, Marcílio Moraes, Tiago Santiago, Renato Modesto e agora a Vívian de Oliveira. Foi com esses experientes autores que trabalhei pela solidificação de núcleos e horários. Algumas dessas novelas conseguiram resultados excelentes. Creio que agora, com "Os Dez Mandamentos", estamos vivendo um ótimo momento de resultados, plantados anteriormente nessa intensa busca por qualidade no entretenimento.


NaTelinha - Existe algum autor ou diretor que você deseje trabalhar, ou algum tipo de personagem que tenha vontade de interpretar?

Petrônio Gontijo -
Já trabalhei com feras da teledramaturgia e os profissionais que tenho trabalhado ultimamente têm suprido esse tipo de desejo. Gostaria sim de um dia fazer um personagem rural, que monta a cavalo e usa chapéu de aba.

[galeria]

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado