Lista

Filmes de terror psicológico que só o Japão sabe fazer


Cena de filmes de terror psicológico
Filmes de terror psicológico - Divulgação

Em aulas de japonês, é muito comum que os professores passem algumas dicas de filmes para ajudar na pronúncia e na compreensão da língua. O país também é muito famoso por filmes de terror psicológico, que vão além de monstros ou fantasmas. E muitos deles dão até mais medo do que os famosos blockbusters de jump scare.

Se você curte o cinema japonês e tem vontade de aprender o idioma, aqui vão algumas dicas de filmes asiáticos para tremer os dentes.

Confira:

Cure (1997)

Dirigido por um dos grandes mestres do cinema de terror japonês, Kiyoshi Kurosawa, “Cure” retrata uma onda de assassinatos brutais que estão acontecendo em Tóquio. A única conexão entre as mortes é um “X” vermelho esculpido no pescoço das vítimas.

O mais curioso é que o assassino foi encontrado próximo ao local de um dos crimes, sem lembrar das atrocidades que havia cometido.

Diante dessa confusão mental, o detetive Takabe e o psicólogo Sakuma são convocados a cuidar do caso para descobrir tudo o que vem acontecendo, o que só deixa a situação mais estranha ainda.

House (1977)

Este terror tem uma pegada mais de comédia, mas definitivamente vai fazer você quebrar sua cabeça com as coisas estranhas que acontecem.

Dirigido por Nobuhiko Obayashi, o filme conta a história da adolescente Gorgeous, que tem vontade de encontrar algum parente por parte de sua falecida mãe para manter a conexão familiar. Até que um dia, ela recebe uma carta de uma tia distante que diz que era muito próxima de sua mãe e a convida para conhecer sua casa no campo.

Animada com o convite, Gorgeous também chama suas amigas, Prof, Melody, Mac, Fantasy, Kung Fu e Sweet, para viajar com ela. Mas assim que chegam lá, uma série de acontecimentos bizarramente engraçados começam a dominar o local.

Shin Godzilla (2016)

Esse é definitivamente um dos melhores filmes sobre o monstro Godzilla.

Dirigido por Hideaki Anno, famoso diretor da série Neon Genesis Evangelion, o longa conta a história de um monstro que emerge na baía de Tóquio para destruir a cidade. Enquanto pesquisadores tentam alertar as autoridades sobre como a criatura está evoluindo e pode causar mais danos, vemos a devastação da capital do Japão de formas cada vez mais brutais.

A grande sacada do filme é criar esse imbróglio burocrático enquanto a ansiedade bate sem entender o porquê de ninguém tentar parar o Godzilla.

Confessions (2010)

Este filme de terror psicológico é feito de um plot twist atrás de outro.

O longa de Tetsuya Nakashima conta a história de uma professora do ensino fundamental que teve sua filha assassinada por dois de seus alunos. Sabendo exatamente quem são os culpados – sem que eles não tenham ideia disso – a professora decide se vingar com uma série de punições psicológicas.

Uma delas é contar o crime para a classe toda e dar pistas para que os demais alunos descubram por conta própria quem são os culpados. Atitude que já instaura um clima de tensão logo no começo do filme, tanto nos personagens, quanto nos telespectadores. E esse é só o primeiro vários acontecimentos que vão te pegar de surpresa.

Ringu (1998)

Conhecido pela adaptação americana “O Chamado” (2002), esse filme conta a história de uma fita mal assombrada por uma mulher que diz aos seus telespectadores que elas têm sete dias para passá-la adiante para outras pessoas, caso contrário seriam assassinadas.

Após inúmeros relatos de morte por conta desse fenômeno, uma jornalista decide ir atrás do vídeo e investigar toda a sua história, o que traz inúmeras consequências para a sua vida pessoal.

Dark Water (2002)

Yoshimi, uma mulher que está no processo de um divorcio muito conturbado, procura um lugar para morar com a sua filha e seguir em frente. Como ela não tem muito dinheiro acaba escolhendo um prédio antigo muito mal cuidado.

Assim que se muda para o seu novo apartamento, Yoshimi nota uma pequena mancha no teto de seu quarto. Ela logo prontifica o corretor e porteiro do prédio, mas ninguém é capaz de ajudá-la. O que é mais bizarro, é que, conforme essa mancha aumenta de tamanho, coisas estranhas vão acontecendo.

Dirigido por Hideo Nakata, o longa mostra como um passado mal resolvido pode nos assombrar de maneiras completamente assustadoras.

Pulse (2001)

Pulse é certamente um dos melhores filmes de terror psicológico sobre fantasmas. A história retrata pessoas depressivas em Tóquio e com toda a ansiedade do mundo moderno. Alguns relatos de pessoas que têm tirado a própria vida após verem um vídeo na internet, inclusive seu amigo, levam Ryosuke a investigar o que está por trás desses acontecimentos.


Pauta produzida e enviada por Joyce Silva
O NaTelinha conversa com milhões de pessoas, amantes da comunicação, internet e televisão. Anuncie com a gente!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado