20 anos

Filme Scooby-Doo 'ressurge’ para a geração Z com piadas de maconha e humor ácido

Primeiro live-action Scooby-Doo chegou aos cinemas em 2002 com o roteiro de James Gunn


Sarah Michelle Gellar, Linda Cardellini, Mathew Lillard e Freddie Prince Jr
Sarah Michelle Gellar, Linda Cardellini, Mathew Lillard e Freddie Prince Jr - Foto: Reprodução/Warner Bros
Por Daniele Amorim

Publicado em 21/06/2022 às 07:27,
atualizado em 21/06/2022 às 08:40

Há vinte anos, o primeiro live-action de Scooby-Doo (2002) foi lançado nos cinemas. Protagonizado por Freddie Prince Jr (Fred), Sarah Michelle Gellar (Daphne), Linda Cardellini (Vilma) e Mathew Lillard (Salsicha), a turma de detetives do desenho da Hanna Barbera saltou dos traços bidimensionais para atores de carne e osso. Além do elenco estrelado, o filme foi escrito pelo roteirista James Gunn. Anos mais tarde, o profissional ficaria à frente de dois sucessos da Marvel: os filmes Guardiões da Galáxia Vol. 1 (2014) e 2 (2017).

No entanto, o que o público infanto-juvenil não poderia perceber é que a veia de humor ácida de Gunn também estava presente no título. Tanto que agora, vinte anos depois, alguns usuários nas redes sociais estão empenhados em "dissecar" as sutilezas do roteirista no live-action, ao ponto do filme "ressurgir" para a geração Z como um filme escrachado e recheado de piadas ácidas. 

Para começar, Daphne é (novamente) sequestrada por um vilão fantasiado e cumpre seu papel de ser a donzela em perigo dos desenhos. Em um dos frames do início da situação, a moça chega a levar uma apalpada nada gentil do antagonista vestido como um palhaço fantasmagórico. 

Após o término dessa missão, que acaba de uma maneira bastante complicada, a turma do Scooby-Doo decide se separar por "conflitos internos", como Fred sempre levar o crédito da solução dos mistérios e Vilma nunca ser reconhecida como o grande cérebro da equipe. Dado o fim da Mistério S.A, dos cinco originais, apenas Salsicha e Scooby-Doo ficam juntos com a antiga van que os protagonistas usavam para desvendar os mistérios pelos Estados Unidos. 

Uma passagem de dois anos acontece, e os dois amigos são vistos rindo dentro da furgão enquanto uma fumaça suspeita está no ar. A trilha sonora da sequência, com a música Pass The Dutchie (em português, Passe a Erva) também faz questão de deixar claro o que os dois faziam minutos atrás. 

Filme Scooby-Doo

Reencontro da turma do Scooby-doo 

Estranhamente, todos os integrantes originais da turma são chamados pelo empresário Emile Mondavarious (Rowan Atkinson) para trabalhar em um caso na Ilha do Espanto. Aparentemente, os estudantes que chegam no território paradisíaco voltam para casa completamente modificados e com um comportamento estranho. 

Após dois anos da separação, eles se encontram prestes a embarcar em um avião para o empreendimento de Mondavarious, e a turma do Scooby-Doo descobre que terá que trabalhar mais uma vez em conjunto. 

Ainda na sequência no avião, o público é surpreendido com mais outra piada de cunho adulto. Salsicha se senta ao lado de uma uma linda loira e fica encantado quando descobre que seu nome é Mary Jane (Isla Fisher), um trocadilho para marijuana --que é maconha em inglês. 

Humor adulto em cenas deletadas de Scooby-Doo 

As cenas deletadas do filme, que estão presentes nos conteúdos extras do DVD, também estão recheadas de humor ácido de James Gunn. Em uma delas, Velma bebe demais após um momento de esbórnia no bar da Ilha do Espanto e canta o clássico Can't Take my Eyes off You em uma perfomance sexy em cima de um piano. 

Já no meio do filme, a mesma personagem acaba vítima dos demônios malignos que rondam a Ilha do Espanto e uma entidade se apossa do corpo da nerd. Ela, então, vira uma mulher sexy e chega até a flertar com Daphne, que fica bastante incomodada com a amiga sem saber o que ela tem. 

Mais pra frente, Daphne e Fred trocam de alma por conta de um plano mal executado da turma do Scooby-Doo, mas o protagonista não está nem um pouco preocupado com a situação. Em uma fala, ele afirma que finalmente vai poder ver a companheira de grupo nua.

Algumas dessas cenas estão disponíveis no Youtube em canais não-oficiais, e o filme do Scooby-Doo está na HBO Max. 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado