Dia da Independência

5 filmes para se conhecer melhor a história dos Estados Unidos

O feriado mais importante dos Estados Unidos é comemorado neste sábado (4)


Mel Gibson em O Patriota
Mel Gibson em O Patriota - Divulgação

Os Estados Unidos comemoram neste sábado (4) a data mais importante do país: sua independência, que ocorreu no ano de 1776. Maior economia do mundo, a nação comandada por Donald Trump tem os filmes e séries mais badalados, mas poucos talvez retratem sua história.

Pensando nisso, o NaTelinha lista cinco produções para você se aprofundar um pouco mais na história do país que está do outro lado do continente.

Confira:

Lincoln (2012)

5 filmes para se conhecer melhor a história dos Estados Unidos

Filme de Steven Spielberg, ele conta a história de Abraham Lincoln, um dos maiores presidentes dos Estados Unidos, e abrange os últimos quatro meses de vida do político, focando em seus esforços para que o país tivesse sua escravidão abolida.

Defendendo que todos os homens são iguais perante a lei, Lincoln mostra todo seu jogo político para tentar passar sua emenda no congresso. Abraham Lincoln presidiu o país entre 1847 e 1849.

O Patriota (2000)

5 filmes para se conhecer melhor a história dos Estados Unidos

Filme de guerra lançado há 20 anos com Mel Gibson no papel principal, o longa-metragem narra a história de um colonizador americano, nominalmente leal à coroa britânica, que se envolve na Guerra de Independência dos Estados Unidos.

O filme se passa durante os eventos do teatro de operações do sul do país durante a guerra revolucionária. O longa gerou controvérsia sobre seu retrato fictício de figuras e atrocidades históricas britânicas, especialmente com uma cena da igreja em chamas, da qual não há registro histórico ou escrito.

Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (1995)

5 filmes para se conhecer melhor a história dos Estados Unidos

O título do filme é devido a um voo espacial tripulado dos EUA que tinha a intenção de realizar o terceiro pouso na Lua.

Já ouviu falar na frase: "Houston, we have a problem"? Ela marcou um dos mais dramáticos momentos da história da exploração espacial. O filme narra a trágica história da missão da Nasa em 1995.

Os americanos sempre tiveram orgulho em mandar o primeiro homem à Lua em 1969 e fazem investimentos pesados nesse tipo de coisa, sempre visando novas descobertas.

Deuses e Generais (2003)

5 filmes para se conhecer melhor a história dos Estados Unidos

O filme se passa durante a Guerra de Secessão dos Estados Unidos e baseado no livro homônimo de Jeffrey Shaara. Deuses e Generais é centrado na história de Thomas Jonathan "Stonewall" Jackson, um general religioso do exército dos estados confederados.

A história de sua ascensão e queda é contada durante o filme, que retrata muito bem este conflito tão importante para a história do país.

O Soldado do Resgate Ryan (1998)

5 filmes para se conhecer melhor a história dos Estados Unidos

Para muitos, é o melhor filme de guerra da história do cinema. O longa-metragem retrata a presença dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

O povo americano tem muito respeito por aqueles que foram lutar naquele tempo e a obra não é visto como uma das que romantizam a violência. A produção de Steven Spielberg também levantou questões importantes como qualquer um pode ser destrutivo.

Certamente, este é um filme obrigatório para quem gosta de história.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado