Leão Espanhol

Shakira joga a toalha e pagará fraude fiscal milionária na Espanha

Cantora colombiana se livrou da prisão, mas não de gorda multa


Shakira posando para foto
Shakira vai ter que pagar leão espanhol após burlar o fisco - Foto: Reprodução/Instagram
Por Thiago Forato

Publicado em 20/11/2023 às 12:07,
atualizado em 20/11/2023 às 15:43

Shakira decidiu não recorrer em um tribunal na Espanha e vai pagar uma fraude fiscal milionária em multas. O site TMZ trouxe na manhã desta segunda-feira (20) que a colombiana foi acusada de sonegar 15 milhões de euros (80 milhões de reais na cotação atual) em impostos entre 2012 e 2014.

Agora, a cantora deve receber uma multa de 50% do valor devido e outros 438 mil euros para evitar uma pena de três anos de prisão.

Silvia Abravanel revela que foi expulsa de casa e criada por funcionária de Silvio Santos

Virginia Fonseca é anunciada como contratada do SBT: "Grande sonho"

A cantora compareceu ao julgamento em Barcelona. Os promotores queriam mais que o dobro fosse pago em multas. Seu patrimônio líquido pode ser superior ao valor de 200 milhões de dólares.

A pena de Shakira na Espanha

imagem-texto

Autoridades espanholas queriam ainda que ela cumprisse oito anos de prisão. "Admiro aqueles que lutaram contra essas injustiças até o fim, mas pra mim, hoje, vencer é recuperar o tempo para meus filhos e minha carreira", disse ela.

O juiz questionou se ela aceitava as acusações contra e ela e Shakira se resumiu a dizer: "Aceito". A multa encerra o caso, sem chance de ser presa.

O patrimônio de Shakira

Receba as notícias mais quentes do momento direto no seu WhatsApp!

Acesse

O Ministério Público de Barcelona, que acusa a artista de não ter pago impostos durante o tempo em que morou no país, apontou que a loira transferiu os valores aos quais tem direito por suas composições, o que equivaleria a 30 milhões de euros, além de possuir empresas ativas em vários países como Luxemburgo, Ilhas Virgens, Panamá, Holanda e Malta.

A investigação também revelou patrimônios de Shakira em Nova Iorque, Bahamas, Barcelona, Uruguai e Barranquilla, cidade natal da ex de Piqué. No processo, o governo espanhol também rastreou contratos que a famosa teve com o The Voice e produtos lançados com sua marca, como o perfume Dance.

O fisco espanhol encontrou provas que em 2012, a cantora já residia na Espanha e era obrigada a pagar impostos no país, mas ela teria escondido sua renda através de um esquema que se baseava em paraísos fiscais.

A cantora colombiana, segundo o Ministério Público, ficou por 242 dias na Espanha em 2012; 2012 dias em 2013 e 243 dias em 2014. Ela se ausentou exclusivamente para cumprir compromissos profissionais e de lazer: 124 dias em 2012; 153 dias em 2013 e 122 dias em 2014. É computado mais de 183 dias no território espanhol para adquirir o status de residente, diz o fisco.

A Justiça também entende que Shakira tinha o desejo não de pagar impostos e usou uma rede de empresas que havia sido criadas anos antes e a utilizou nos três exercícios mencionados para esconder da Agência de Administração Tributária do Estado (AEAT) e Agência Tributária da Catalunha (ATC) os rendimentos já recebidos.

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado