Racismo estrutural

Babu Santana celebra frei em Amor Perfeito após "personagens truculentos e mal-encarados"

"Estamos avançando a passos lentos, ainda é muito pouco", diz o ator sobre representatividade negra na TV


Babu Santana como Frei Severo em Amor Perfeito
“Se nós somos duas vezes melhores, devemos ganhar duas vezes mais”, diz Babu Santana - Foto: Divulgação/Globo/Paulo Belote

Babu Santana comemorou, em conversa recente com jornalistas, a oportunidade de dar vida a um frei na novela Amor Perfeito, que chega ao fim na Globo na próxima sexta-feira (22). O ator de 43 anos teve uma carreira marcada por um estereótipo: frequentemente foi chamado para fazer papéis de bandido, sinal do racismo estrutural na TV.

“Tive a chance de mostrar outra faceta, um personagem mais tranquilo, um religioso. Poder exercer essas qualidades foi muito importante, já que eu vinha sempre de personagens mais truculentos, mal-encarados. Presto serviço aqui na Globo desde 1999, e esse foi um dos papéis que mais me deu trabalho e um dos mais prazerosos”, comentou Babu Santana.

+ Amor Perfeito supera antecessoras na Globo e lidera entre inéditas às 18h

Com 25 de carreira, o artista chegou a duvidar se daria conta do recado. “‘Será que vai combinar comigo?’ É uma coisa muito louca, mas nós, como atores, independentemente da etnia, do credo, temos que estar aptos a fazer qualquer tipo de personagem.”

No fim das contas, houve mais prazer do que dificuldades na interpretação do católico. “Não vejo dificuldade em fazer o Frei Severo, a não ser colocar aquela roupa toda no verão carioca, que foi quando começamos a gravar, até este inverno fajuto (risos)”, brincou o ator na coletiva de imprensa com a presença do NaTelinha.

“Se nós somos duas vezes melhores, devemos ganhar duas vezes mais”, diz Babu Santana

imagem-texto

Babu Santana também celebrou a presença de atores negros no elenco de Amor Perfeito, mas ponderou: “Estamos avançando a passos lentos, mas estamos avançando. Não podemos deixar de reconhecer esse avanço, mas ainda é muito pouco. Ainda estamos no superficial, temos que entrar nas entranhas”.

Diogo Almeida rebate crítica a Amor Perfeito: "Existiam médicos pretos, sim"

Vilão? Daniel Rangel faz mistério sobre final de Júlio em Amor Perfeito

Ele defendeu que a representatividade chegue às posições de poder em todas as empresas, não só na Globo. “Tem que ir para a raiz. Temos a rara felicidade de ter um diretor artístico preto”, ressaltou, referindo-se a André Câmara. “Isso é muito legal e talvez o grande diferencial da novela, mais do que o elenco.”

Ele destacou que, em Amor Perfeito, atores negros puderam interpretar profissionais diversos, como advogados e médicos, além da figura de Jesus Cristo, vivido na trama por Jorge Florêncio. “Essas referências foram muito bem empregadas. É difícil nos colocarem nessa situação. Outra coisa muito bonita na novela é a classe média preta, que existia e é subtraída da história da nossa sociedade.”

“Raramente, vi figuras de padres pretos na dramaturgia. Parece que eles não existem”, ressaltou Babu. Em um novo projeto, o artista tem se aproximado da história do escritor Lima Barreto (1881-1922), que remonta a um apagamento das personalidades negras da nossa história. “Já tinha lido, mas nunca tinha visto a figura dele. Não sabia nem sequer que ele era preto.”

“Não é tomar o lugar de ninguém, é conquistar os espaços que nos são de direito. O nosso povo vem se preparando e se qualificando há muito tempo. Temos que parar com essa história de ‘ser duas vezes melhor’. Se nós somos duas vezes melhores, devemos ganhar duas vezes mais.”

Babu Santana
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado