Luto

Morre Tom Veiga, intérprete do Louro José

Corpo do ator foi encontrado em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro


Tom Veiga era o intérprete do Louro José
Louro José acompanhava Ana Maria Braga desde a década de 1990 - Foto: Reprodução/Globo

O ator Tom Veiga, 47, intérprete do personagem Louro José no programa Mais Você, de Ana Maria Braga na Globo, foi encontrado morto neste domingo (1º), em sua casa na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

A parceria de Tom Veiga com Ana Maria Braga nasceu na década de 1990, quando a apresentadora comandava o Note e Anote, na Record. A veterana o convidou para trabalhar no programa ao conhecê-lo em uma feira de artesanato. Ele se tornou seu assistente de palco e, futuramente, coordenador de estúdio e produtor executivo da atração.

Em 1997, nasceu o personagem Louro José, papagaio que dialogava com a apresentadora, para fisgar o público infantil. Quando Ana Maria assinou com a Globo, em 1999, Louro José foi junto para a nova casa. A dupla seguiu durante toda a história do programa.

Morre Tom Veiga, intérprete do Louro José

“Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional. E eu disse: ‘Vamos pôr o Louro.’ Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo”, disse Ana Maria Braga ao Memória Globo.

Um dos sucessos na fase inicial do Mais Você era o quadro de Pegadinhas, em que Ana Maria e Louro José disputavam um concurso de piadas. Bem humorado, o fantoche conquistou o público e se tornou figura popular na TV, ganhando versões em brinquedo para crianças. 

No site da Globo, Tom Veiga explicou: “O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança”.

Recentemente, Tom Veiga se separou de Cybelle Hermínio Costa depois de apenas nove meses de casamento. A união havia sido oficializada em janeiro, pouco antes do início da pandemia. Ele também havia sido casado por 14 anos, de 2004 a 2018, com Alessandra Veiga, mãe de sua única filha, Alissa.

 

No Instagram, o repórter do Mais Você,  Cauê Fabiano, fez um post em homenagem ao Tom Veiga: "Fico sem chão junto com um país inteiro, que perde um dos mais irreverentes e divertidos símbolos da televisão".

 
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado