Sertanejo

Zezé abre o jogo sobre sua voz: "Estou voltando a cantar como antes"

Cantor rebate críticas e diz como está sua saúde vocal após cirurgia


Zezé Di Camargo fala sobre sua voz
Zezé Di Camargo fala sobre sua voz (Foto: Reprodução/YouTube/Alma Sertaneja)

Zezé Di Camargo avisa: sua voz está voltando. Em entrevista, o sertanejo admitiu o problema nas cordas vocais que o obrigou a se submeter a uma cirurgia, mas disse que se sente apto a cantar como antes. 

Durante conversa com o youtuber Dudu Purcena, especialista em música sertaneja, Zezé abriu o jogo sobre a situação atual de sua voz, alvo de críticas nos últimos anos e, mais recentemente, nas lives em que se apresentou ao lado do irmão, Luciano.

"A partir do momento em que comecei a pensar: 'Não vou cantar tal música em um tom mas no outro dia vou conseguir', quando comecei a trabalhar com isso na minha cabeça, é tudo psicológico, minha voz hoje melhorou 100%. Eu não tenho dúvida que hoje, se eu já não estiver cantando como eu cantava antigamente, eu estou muito próximo'", disse o sertanejo, após cantar É o Amor no mesmo tom agudo que o consagrou.

O artista ainda revelou o motivo pelo qual sua voz perdeu a potência do auge da carreira. Por compromissos profissionais, em 2002, precisou se apresentar mesmo com uma rouquidão. O excesso de shows prejudicaram sua capacidade de cantar a ponto de precisar operar as cordas vocais, em 2006.

"Eu tive um problema de rouquidão. Fiquei sem voz durante um tempo, e eu tinha um compromisso de fazer 45 shows em um mês. E eu tive que ir para o palco para cantar. Ao invés de usar playback, fiz todos os shows daquele jeito. É como se machucasse o joelho, muda o jeito de andar e, depois que opera, você tem que reaprender a andar porque o cérebro já registrou o andar errado. Comecei a fazer os shows usando a voz totalmente errada. Tive que dar uma parada, fiquei um ano sem cantar para reaprender a falar, porque estava até falando errado, e a corda vocal foi atrofiando", explicou.

O cantor falou ainda falou sobre a dificuldade de cantar ao vivo na TV: "Um grande problema que eu tenho é quando vou gravar programa de televisão. Eu não posso chegar e cantar. Eu preciso de um aquecimento de voz. Tem programa de televisão que você chega e aquece a voz, mas aí te seguram e você entra 40 minutos depois, e seu o aquecimento acabou".

Hoje, Zezé se sente mais confiante para cantar nos mesmos tons do passado ou até com menos agudos para preservar seu instrumento de trabalho: "É o que eu estou trabalhando na minha vida hoje. As pessoas vão ver, a cada dia que passa, a minha voz mais limpa, mais segura e no agudo que sempre foi".

 

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado