Lista NT

Artistas comemoram a criminalização da homofobia no Brasil


Leonardo Vieira e Hugo Bonemer
Divulgação

Na quinta-feira (23), O Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da criminalização da homofobia no Brasil. Isso significa que atos de discriminação motivados por orientação sexual ou de identidade de gêneros são serão considerados crime racial.

A decisão do STF foi comemorada por grande parte dos brasileiros, entre eles artistas, e vista como um avanço em nosso país. Uma das celebridades que se manifestou foi Leonardo Vieira.

Aos 50 anos, o ator assumiu publicamente sua homossexualidade. Morando em Portugal, ele confessou durante entrevista ao jornal “Extra” que um dos motivos para sair do Brasil foi ter sido ameaçado de morte por ser gay.

“Somos o país que mais mata LGBTs no mundo. Com a decisão de hoje do STF, lgbtfobia passa a ser crime no Brasil. É um avanço!”, publicou o galã que ficou conhecido quando estreou em “Renascer” (1993).

Seis dos onze ministros votaram pela equiparação das práticas de homofobia e transfobia ao crime de racismo. O julgamento foi interrompido e será retomado no próximo dia 5 de junho.

Ao final da votação, aquele que ofender ou discriminar gays ou transgêneros vai estar sujeito a punição de um a três anos de prisão. Além disso, assim como em caso de racismo, o crime será inafiançável e imprescritível.

O parecer do relator, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), incluiu, ainda, a proibição de “impedir ou restringir a manifestação razoável de afetividade de qualquer pessoa em local público ou privado aberto ao público”, com a ressalva de ocorrer em templos religiosos.

Quem também se manifestou a favor do resultado foi Hugo Bonemer. Homossexual, o ator mantém um relacionamento com o colega de profissão Conrado Helt desde o ano passado. Em seu post ele fez uma análise entre a homofobia e a liberdade religiosa.

“Minha cara quando usam na mesma frase ‘homofobia’ e ‘liberdade religiosa’. Jesus só falou coisas lindas e nunca encheu o saco das bichas. Se sua religião se chama Levítica ou Romana vai fundo, são os livros que dizem que gente como eu nasceu errado. Se for Cristã, escuta o que Cristo falou. Segundo a história ele veio pra mudar o jeito que as pessoas se tratavam. Ele é meu amigão, pode ser seu também", escreveu no Instagram.

Já Gustavo Wabner, ator que deu vida ao René, par romântico da professora Helena (Rosane Mulholland) em “Carrossel”, parabenizou a ação do STF. Casado com o diretor teatral Sergio Módena há 21 anos, ele ressaltou na web que toda forma de amor vale a pena. “Homofobia agora é CRIME!”, postou.

Seguindo seu exemplo, Luiz Lobianco, que ano passado deu vida ao Clovinho Falcão de “Segundo Sol”, também se manifestou nas redes sociais. O ator publicou uma foto com o marido, o pianista Lúcio Zandonadi e escreveu na legenda: “Não há no mundo um lugar completamente seguro para uma pessoa LGBTI viver. Mas existem países com leis e a garantia do cumprimento dessas leis salva nossas vidas”.

Casado com o produtor Jeff Lattari, Nico Puig foi outro que não deixou de comemorar a decisão do STF: “Finalmente homofobia agora é crime no Brasil. Finalmente uma conquista”, ressaltou o ator que foi um dos galãs da geração anos 90.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado