Luto

Morre aos 92 anos o comediante Lúcio Mauro

Ator estava internado há dois meses em hospital do Rio de Janeiro


Lucio-Mauro-morte-triste_1003a7a32f722a448d126dd0adfe828f89cdded0.jpeg
Lúcio Mauro morre aos 92 anos no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/Internet

No último sábado (11), por volta das 22 horas, o ator e comediante Lúcio Mauro morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos. A confirmação ocorreu por parte do seu filho, Lúcio Mauro Filho, que também trabalha como ator. A notícia entristeceu os fãs e amigos da família.

O humorista estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do município carioca desde março deste ano. Ele enfrentava problemas respiratórios, contudo, contava com o apoio dos parentes e colegas de profissão. Não há detalhes sobre onde acontecerá o velório e sepultamento do artista.

O nome completo do ator é Lúcio de Barros Barbalho. Ele nasceu no município de Belém do Pará, no dia 14 de março de 1927. Integrou dezenas de programas da Globo, tendo como um dos seus principais parceiros o comediante Chico Anysio, que faleceu em março de 2012.

Iniciou a carreira no teatro estudantil e despontou para o estrelado quando tinha cerca de 20 anos. Ele recebeu o convite do ator Mário Salaberry para integrar uma companhia teatral. Após o acidente de Salaberry, Lúcio se transferiu para a companhia Barreto Júnior.

Neste período, casou-se com a atriz Arlete Salles e os dois tiveram dois filhos. Com a inauguração da TV Rádio Clube de Pernambuco, realizou seu primeiro programa humorístico na televisão, o “Beco sem Saída”, trabalhando ao lado do artista José Santa Cruz.

Em 1963, ele e Salles se transferiram para o Rio de Janeiro e arranjaram emprego na TV Rio. Logo em seguida, transferiram-se para TV Tupi, participando de episódios do “Grande Teatro Tupi”. Em 1966, a carreira do ator muda radicalmente ao chegar na Globo, estreando na emissora no humorístico “TV0-TV1”.

Em 1968, estreou na atração “Balança Mas Não Cai”, indo ao ar até o final de 1971. Foi no humorístico que ganhou um dos seus principais papéis da carreira: Fernandinho. Ele atuou ao lado de Sônia Mamede (1936-1990), que deu vida a personagem Ofélia. Em 1999, no “Zorra Total”, voltou a interpretar Fernandinho, dividindo cena com Cláudia Rodrigues.

Aldemas Vigário, da “Escolhida do Professor Raimundo”, e Da Júlia, do “Chico Anysio Show”, foram outros dois personagens que marcaram a carreira do comediante. Em 2015, fez uma participação especial na nova versão do programa, recebendo o carinho e aplausos dos colegas.

Com currículo extenso no teatro, foi dirigido pelo seu filho, Lúcio Mauro Filho, que ficou responsável pelo roteiro da peça, no espetáculo “Lúcio 80-30”. Os dois eram os protagonistas do enredo e ainda dividiram palco com outros dois filhos do artista, Alexandre Barbalho e Luly Barbalho.

Lúcio também atuou em séries e novelas da Globo. Participou de episódios de “Os Normais” (2003), “A Grande Família” (2001), “Sob Nova Direção” (2004), “Programa Novo” (2004), “A Favorita” (2008), “Caminho das Índias” (2009), “Gabriela” (2012), entre outros.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado