Colunas

Antenado: Muito obrigado, MTV Brasil


e6800bbf44d7e0d47db125a5279e11e3.jpg
Divulgação

Primeiro, caro leitor: eu sei que a MTV está indo para a TV paga, eu sei que ela não vai acabar e que só um ciclo na TV aberta é que está se fechando. Mas é o fim da MTV como eu conheci, há alguns anos atrás.

Então, eu lembro que a primeira vez que vi a MTV Brasil foi em 2001. Nessa excelente época, marcou pra mim o “Disk MTV”, então apresentado pela Sarah Oliveira. Faz tempo, mas me recordo que a MTV foi uma grande companhia, uma melhor amiga, aquela pessoa que você confidencia tudo sem pudor, sem frescuras, sem papas. Foi uma relação de amor e ódio, mas creio que a MTV foi muito importante para as escolhas e gostos que tenho na minha vida hoje.

O canal era experimental, era uma fábrica de talentos, dava voz e vez para jovens que queriam apenas mostrar o seu talento e dizer para o mercado que eram capazes e que o mercado não devia ter preconceito com eles.

A MTV quebrou paradigmas ao exibir o primeiro beijo gay entre homossexuais e lésbicas na TV aberta, sem fazer aquilo por apelação ou apenas para ter audiência fácil. Além disso, as vinhetas e os questionamentos em relação ao rumos do Brasil e a política do nosso país, fizeram com que houvesse um respeito por parte dos mais velhos. O canal foi célebre por campanhas como a famosa "Desligue a TV e vá ler um livro", por exemplo.

A MTV era jovem em sua essência, mas não queria que o jovem fosse alienado demais, queria que ele questionasse seu mundo ao redor. Uma pena que ela tenha acabado do jeito que foi, do nada, sem maiores relevâncias e sem o devido tratamento.

Por mais que a nova MTV tenha a melhor das intenções, não sei se conseguirá substituir a “velha” MTV. A MTV da Astrid, da Cuca, do ThunderBird, do Gastão, do Zeca Camargo, do Marcos Mion, da Sarah, do Edgard, do João Gordo, da Marina Person, da Didi Wagner, que tive o prazer de ver.

Ontem, foi triste ver aquele logotipo com a bandeira do Brasil saindo do ar ao fundo preto. Talvez, nunca mais teremos tamanha ousadia na TV aberta.

Enfim, é isso. Como disse Astrid no encerramento do canal: valeu, foi bom, inté. Muito obrigado, MTV Brasil!


Gabriel Vaquer escreve sobre mídia e televisão há vários anos. Além do “Antenado”, é responsável pelo “Documento NaTelinha”. Converse com ele. Twitter: @bielvaquer

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado