Curiosidade

BBB20: Após briga entre Babu e Daniel, buscas por Narradores de Javé crescem na web

Filme brasileiro de 2003 foi pesquisado mais de 50 mil vezes em menos de 24 horas


Babu e Daniel
Babu Santana e Daniel brigaram feio na última sexta (6) - Fotos: Reprodução

Babu e Daniel se estranharam na sexta-feira (6), no BBB20. O gaúcho consolava Ivy após a escolha da mineira para o Quarto Branco quando foi criticado pelo ator, que o comparou a personagens do filme brasileiro Narradores de Javé, de 2003.

"A gente tem empatia, idiota", disse Daniel após ouvir os comentários do adversário. "Empatia não, 'narradores de Javá' (sic)", rebateu Babu. "Que narradores de Jeová, idiota!?", retrucou o namorado de Marcela, que ouviu: "Javá! Javá, idiota! Se tu é ator, tem que estudar! Idiota", gritou Babu.

A briga alcançou grande repercussão nas redes sociais e aguçou a curiosidade dos internautas sobre o termo. Por conta do reality show global, o filme Narradores de Javé apareceu entre os termos mais pesquisas no Google na sexta-feira. O título recebeu 50 mil pesquisas em menos de 24 horas.

Entenda o filme Narradores de Javé

BBB20: Após briga entre Babu e Daniel, buscas por Narradores de Javé crescem na web

Narradores de Javé é um filme brasileiro de 2003, dirigido por Eliane Caffe, que traz no elenco José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele e Gero Camilo. Conta a história de moradores do Vale de Javé, pequeno vilarejo que está na eminência de desaparecer sob as águas por conta da atuação de uma usina hidrelétrica.

Prestes a ver o pior acontecer, a comunidade prepara um documento narrando todos os acontecimentos heroicos de sua história, evocando a grandeza do povoado, a fim de evitar a completa destruição do vilarejo. Desta forma, em nome da comunidade, da cultura local e do pertencimento àquele lugar, os próprios moradores se tornam historiadores.

Além de potencializar as buscas pelo filme, a briga entre Babu e Daniel colocou o título entre os assuntos mais comentados do dia no Twitter. A página oficial do ator na rede social confirmou que ele se referia ao longa-metragem brasileiro.

Incertezas sobre a fala de Babu

Após a "carteirada" em Daniel, Babu não explicou a expressão e fez parte dos internautas quebrar a cabeça tentando entender a que o ator se referia durante a discussão. Houve quem interpretasse de outra forma a fala do brother, desvinculando sua frase do filme de Eliane Caffe.

Para uma internauta, por exemplo, ele fez uma alusão ao teatro de sombras de Java, ilha do arquipélago da Indonésia. Trata-se de uma cerimônia religiosa realizada pelas famílias a fim de evocar antepassados, cujos espíritos têm suas figuras projetadas na tela por meio de sombras.

Outro usuário no Twitter explicou que "narrador de Javá" pode ter sido referência de Babu a uma técnica artística do teatro de bonecos. A atividade consiste na narração de histórias que transcedem a realidade, transformando-a em momentos lúdicos, de magia.

Assista ao momento da discussão entre Babu e Daniel:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado