Reprises da Globo

6 curiosidades sobre o Vale a Pena Ver de Novo

Sessão de reprises vespertina da Globo está no ar há 40 anos

Confira 6 curiosidades sobre a sessão de reprises Vale a Pena Ver de Novo - Foto: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 08/06/2020 às 07:10:00

Atual reprise da sessão Vale a Pena Ver de Novo, a novela Êta Mundo Bom tem registrado ótimos índices de audiência desde a sua estreia no horário. A boa fase da Globo vem desde a reapresentação de Avenida Brasil, que alavancou os números entre o ano passado e este.

Há 40 anos no ar, o Vale a Pena Ver de Novo é um dos grandes sucessos da emissora e já teve outras novelas reapresentadas obtendo grande sucesso na faixa ao longo das décadas. O NaTelinha foi em busca de 6 curiosidades da atração, também relembrando as maiores audiências.

VEJA TAMBÉM

Confira:

Reprise de Tieta foi  sucesso

Exibida pela primeira vez em 1989, a novela Tieta ganhou apenas uma reprise na sessão e obteve enorme êxito. O Vale a Pena Ver de Novo reapresentou a trama em 1994, cinco anos mais tarde, e cravou uma média de 27 pontos de audiência na época.

O excesso de cenas inadequadas, como incesto, abuso sexual, prostituição, poliamor e homossexualidade, apresentadas pela novela do autor Aguinaldo Silva, impede que a trama retorne à sessão na TV aberta. Tieta foi exibida novamente em 2017 pelo canal Viva, na TV por assinatura.

Re-reprises no Vale a Pena Ver de Novo

Com acervo enorme de novelas e outras produções, a Globo passou a reprisar novelas que já haviam sido reapresentadas antes. Mulheres de Areia, em 1996 e depois em 2011, Chocolate com Pimenta, em 2006 e 2012, O Cravo e a Rosa, em 2003 e 2013, são só algumas das tramas que ganharam repeteco duplo na programação.

Dona de uma das maiores audiências da faixa na década, Senhora do Destino também voltou ao ar em duas oportunidades: 2009 e 2017. Por Amor é outra que também obteve índices excelentes e voltou duas vezes: em 2002 e em 2019.

Crise no Vale a Pena Ver de Novo

No final da década de 80 e início de 90, a sessão de reprises de novelas sofreu uma queda elevada de audiência ao reprisar duas minisséries antes da trama principal. A situação tentou ser revertida com a exibição do Você Decide, mas a audiência caiu ainda mais, fazendo a emissora recorrer a reprise de A Gata Comeu na época.

Riacho Doce (1990), O Pagador de Promessas (1988), O Tempo e o Vento (1985) e Lampião e Maria Bonita (1982) foram as quatro minisséries exibidas pelo Vale a Pena Ver de Novo e que não obtiveram grandes índices de audiência para o canal na época.

Novela mais cortada

De Lauro César Muniz, Roda de Fogo, exibida originalmente entre 1986 e 1987, foi a trama mais cortada na edição da Globo para a reprise no Vale a Pena Ver de Novo em 1990, indo de 155 capítulos originais para apenas 35 na reapresentação.

Já Senhora do Destino, exibida pela segunda vez em 2017, foi a novela que menos cortes sofreu e a mais longa da sessão de reprises da Globo. A trama do autor Aguinaldo Silva teve 195 capítulos exibidos no Vale a Pena Ver de Novo, só 26 a menos que a exibição original, entre 2004 e 2005.

Preferências no horário

Por ser levada ao ar nas tardes da Globo, o Vale a Pena Ver de Novo tem uma certa preferência quanto às reprises. Novelas exibidas na faixa das 21h são raridade, por conta do conteúdo apresentado no horário e dos inúmeros cortes que sofreriam se fossem reprisadas.

Até o momento a sessão vespertina já reprisou 26 vezes novelas exibidas originalmente às 19h, 27 vezes produções veiculadas às 20h, 36 vezes tramas das 18h e apenas uma reprise da faixa das 21h, com Avenida Brasil entre 2019 e 2020. 

A Próxima Vítima ganhou novo final em reprise

Alguns internautas questionaram há pouco tempo a possibilidade de Totalmente Demais, reprisada em edição especial na faixa das 19h, ganhará um outro final. A assessoria da Globo já negou e disse que a trama seguirá da forma como aconteceu na exibição original.

A reprise de A Próxima Vítima foi a única trama que ganhou um outro final quando foi exibida no Vale a Pena Ver de Novo. Em 200, o último capítulo da reprise teve um final alternativo exibido. Em 1995 os atores gravaram vários finais para manter o suspense da história.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS