Memórias da Telinha

Pioneira no Brasil e até na Argentina, TV Gazeta completa 50 anos

TV Gazeta começou a operar em São Paulo no ano de 1970

Ione: um dos símbolos da TV Gazeta - Divulgação/TV Gazeta
Por Thiago Forato

Publicado em 25/01/2020 às 08:23:15

Neste sábado (25), a TV Gazeta completa 50 anos. Meio século de existência e não por acaso é considerada "a mais paulista das emissoras". Além da sede na Avenida Paulista, a data também marca o aniversário da cidade de São Paulo.

Ao longo de 50 anos, o canal paulistano foi responsável por grandes pioneirismos na TV e o lançamento de vários nomes que hoje fazem sucesso em suas respectivas áreas. Dentre os nomes mais notáveis estão os hoje globais Fausto Silva, Galvão Bueno, Cleber Machado e Serginho Groisman, sendo nomes de destaque na emissora e imprescindíveis na grade.

Outros consagrados também passaram pela Gazeta como Fernando Meirelles, Astrid Fontenelle, Marcelo Tas, Herédoto Barbeiro e Mariana Godoy, dentre outros.

VEJA TAMBÉM

1970 - O início

Há 50 anos, a Gazeta já dava os primeiros sinais de que seria pioneira. Uma marca que também se tornaria registrada.

Foi ela a primeira estação de TV a ter um equipamento para transmissão a cores no Brasil e a primeira unidade para transmissão externa nos mesmos moldes. O chroma-key e os efeitos slow-motion (câmera lenta), além do replay, também fizeram parte do pioneirismo na Gazeta.

Foi na emissora, por exemplo, que o público pode assistir a primeira corrida de Fórmula 1 na televisão, em parceria inédita com a Globo. O evento teve a narração de Galvão Bueno.

Além da F1, a Copa Libertadores da América também contou com sua primeira exibição na TV Gazeta. O feito é um dos recordes de audiência da casa.

Pioneirismo na Argentina

No nosso país vizinho, os "hermanos" também contaram com a ajuda da TV Gazeta. Graças a ela, em 1976, foram iniciadas as transmissões a cores no país com o Festival de Folclore da OTI, direto do Teatro Colón, em Buenos Aires.

Público feminino

Uma das emissoras que mais deu e ainda dá espaço ao público feminino, o programa Claurice Amaral em Desfile é quem começou a tendência.

Em 1980, contudo, deu lugar ao Mulheres em Desfile com Claudete e Ione, o precursor do atual Mulheres, que atualmente tem o comando de Regina Volpato.

Especial

Neste domingo (26), a emissora irá exibir a série especial Gazeta 50 anos, que contará toda a trajetória do canal. Além do especial que vai ao ar , a TV Gazeta preparou uma página exclusiva na internet para contar toda sua história em matérias especiais.

Na próxima semana, a emissora lança a nova versão do seu aplicativo, disponível na versão Android e iOS.  

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS