Ladeira

Esticada, As Aventuras de Poliana perde fôlego também no YouTube

Novela sofreu baixa na plataforma, mas ainda é um dos canais mais assistidos no YouTube

As Aventuras de Poliana perdeu audiência também na internet. Foto: Divulgação
Por Daniel César

Publicado em 20/12/2019 às 06:25:58

Se os números do Ibope indicam desgaste de As Aventuras de Poliana, após 417 capítulos exibidos na tela do SBT, a novela também vem sofrendo queda de visualizações no YouTube, onde possui milhões de acessos diários com seus capítulos divulgados pela emissora.

Levantamento do NaTelinha tendo como base o canal da trama de Íris Abravanel na plataforma do Google indica que no último mês as visualizações da novela caíram drasticamente na comparação com o mês anterior e se a avaliação considerar após o mês de agosto, a queda também existe.

Entre o dia 19 de novembro e 19 de dezembro, As Aventuras de Poliana teve, em média, 2,1 milhões de acesso por capítulo em seu canal no YouTube. Ao se considerar o período compreendido entre 18 de setembro a 18 de outubro, os números eram de 2,6 milhões. Os dados indicam queda de 20% em apenas um mês.

Ao observar os índices de Poliana no site entre os meses de setembro até dezembro, o canal recebeu cerca de 2,3 milhões por capítulo. Já no período entre maio e agosto, os números mostram média de 2,9 milhões de visualizações por capítulo. A queda, segundo o levantamento, indica que a novela perdeu no último quadrimestre do ano 21% em relação aos quatro meses anteriores. 

VEJA TAMBÉM

Muitos podem considerar que, por se tratar de vídeos no YouTube, os números são cumulativos, mas o NaTelinha acompanhou os dados e verificou que pouco se altera as visualizações de um capítulo após uma semana de postado. Para se ter uma ideia, o capítulo exibido na TV em 13 de dezembro conta com 2,3 milhões de visualizações, enquanto o de 18 de outubro conta com 2,7 milhões, esses números não se movimentaram praticamente nada nos últimos dias, basta notar que o capítulo de 17 de dezembro já está na casa dos 2 milhões de views.

Enquanto isso, os primeiros 100 capítulos de As Aventuras de Poliana no YouTube possuem média muito superior de visualizações que os números atuais, chegando a aproximadamente 4,5 milhões de views por capítulo.

Sucesso de As Aventuras de Poliana

Mesmo com queda na internet e também no Ibope, As Aventuras de Poliana é considerada um sucesso. Apesar de tão longeva e com a garantia de nova temporada com parte do elenco substituído, a trama deve terminar só em 2021, ela ainda é a segunda maior média do SBT entre as produções infantis e acumula 12,06 pontos, perdendo apenas para Carrossel que terminou com 12,36.

Na internet, não existe nenhuma novela que se compare aos números de Poliana em termos de visualização. Vale lembrar, no entanto, que as novelas da Globo só estão disponíveis na plataforma de streaming Globoplay, que é apenas para assinantes.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS