Dia do Pescador

No Dia do Pescador, relembre novelas praianas que abordaram a profissão

"Tropicaliente", "Flor do Caribe" e mais; confira

Cena de "Flor do Caribe" - Fotos: Divulgação/TV Globo
Por Thiago Forato

Publicado em 29/06/2019 às 09:47:30

Neste sábado (29) é comemorado o Dia do Pescador em todo o Brasil. A data é celebrada hoje por também ser o Dia de São Pedro, apóstolo pescador e que é padroeiro dos pescadores.

Na teledramaturgia, várias novelas abordaram o universo dos pescadores, destacando a atividade em cenários e paisagens naturais deslumbrantes.

Pensando nisso, o NaTelinha relembra agora algumas novelas praianas que tiveram núcleos com os trabalhadores da pesca.

Confira:

Mulheres de Areia (1993)

Clássico da dramaturgia, "Mulheres de Areia", de Ivani Ribeiro, colocou as gêmeas Ruth e Raquel, interpretadas por Glória Pires, como uma das personagens mais icônicas das novelas.

A história se passava na fictícia Pontal D'Areia, litoral fluminense e mostrava a rivalidade entre as irmãs, que tinham personalidades bastante diferentes.

Tropicaliente (1994)

Escrita por Walther Negrão, que se inspirou nas paisagens caribenhas, a história girava em torno de Ramiro (Herson Capri), líder de uma aldeia de pescadores em Fortaleza, no Ceará.

Casado com Serena (Regina Dourado) e pai de dois filhos, tem sua vida abalado com a volta de Letícia (Silvia Pfeifer), que abala as estruturas de todos.

Corpo Dourado (1998)

Com texto de Antônio Calmon, "Corpo Dourado" contava a história de Selena (Cristiana Oliveira), que tinha um jeito meio diferente de outras mulheres, por não ser tão feminina.

Sua mãe, Camila (Ana Rosa), guardava um grande segredo e Serena era disputada pelo fazendeiro Jorginho (Gerson Brenner) e Arturzinho (Marcos Winter), mas gostava mesmo era de Chico (Humberto Martins).

A história era ambientada na rural Marimbá e a aldeia de pescadores Praia dos Amores, ambas fictícias.

Kubanacan (2003)

Sátira política dos problemas sociais do Brasil daquela época (que não são muito diferentes hoje), a novela de Carlos Lombardi levava o nome de uma ilha fictícia conhecida como "república das bananas".

Inspirada na arquitetura de Cuba, a história teve foco na chegada de Esteban, (Marcos Pasquim) chegando a ser salvo por pescadores, na colônia de pescadores de Santiago, onde morava Marisol (Danielle Winits), casada com enrico (Vladimir Brichta).

Como uma Onda (2004)

Uma clássica história de amor impossível entre Daniel (Ricardo Pereira) e Nina (Alinne Moraes).

A trama de Walther Negrão teve gravações em Amarante, Lisboa e Guimarães, em Portugal, até ser ambientada numa aldeia de pescadores em Florianópolis.

Três Irmãs (2008)

Tendo como tema principal a preservação da natureza local, no fictício Balneário de Caramirin, "Três Irmãs" contou a trajetória de três irmãs, Alma (Giovanna Antonelli), Dora (Cláudia Abreu) e Suzana (Carolina Dieckmann), descendendo de um dos fundadores da cidade que lutavam ao lado de líderes comunitários contra a vilã Violeta (Vera Holtz).

O objetivo da megera era construir um complexo hoteleiro na Praia Azul, point dos surfistas do local.

Flor do Caribe (2013)

Mais uma vez Walther Negrão. Com cenas gravadas no Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, "Flor do Caribe" se passava na fictícia Vila dos Ventos.

Mais uma história de amor clássica, dessa vez entre Ester (Grazi Massafera) e Cassiano (Henri Castelli), com um vilão sem escrúpulos tentando infernizar a vida dos dois: Alberto (Igor Rickli).

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS