Estreia

"Órfãos da Terra" contará história de amor impossível entre refugiados

Novela é o retorno de Duca Rachid e Thelma Guedes ao horário das 18h

Julia Dalavia e Renato Góes são os protagonistas de "Órfãos da Terra" - Foto: Reprodução/Gshow
Por Naian Lucas

Publicado em 02/04/2019 às 05:40:06

“O seu verdadeiro lar é onde mora o seu coração. Somos todos filhos da mesma terra. .É com essa frase que “Órfãos da Terra” tem se apresentado aos telespectadores. De Duca Rachid e Thelma Guedes, a nova novela das seis da Globo vai ter como pano de fundo a história de personagens refugiados de guerras, perseguidos por questões políticas ou religiosas, deslocados por razões financeiras e até mesmo por acidentes naturais.

Porém, engana-se quem acredita que a trama vai ter como intenção tratar de temas políticos. Uma das autoras, Duca Rachid, garantiu com exclusividade ao NaTelinha que o enredo será um folhetim clássico. “Não é uma novela com uma intenção de ser panfletária ou política. É um folhetim clássico e que fala de amor, empatia, superação”, afirmou.

Tudo começa em 2015. Laila (Julia Dalavia), Elias (Marco Ricca) e Missade (Ana Cecília Costa) vivem na Síria, mas uma guerra civil no país os obriga a fugir para um campo de refugiados no Líbano. É no meio da tristeza e sofrimento que a mocinha conhece e se apaixona por Jamil (Renato Góes).

VEJA TAMBÉM

Só que a vida deles se complica ainda mais quando Aziz (Herson Capri) fica apaixonado por Laila e resolve oferecer dinheiro a ela para poderem se casar. A protagonista não aceita, mas volta atrás em sacrifício para salvar o irmão que precisa de tratamento médico. Faltando poucos minutos para o casamento, a jovem descobre que seu irmão não resistiu aos ferimentos e morreu. Sendo assim, ela decide fugir para o Brasil num navio com Jamil.

Mas há outro problema: Jamil é segurança de Aziz. Ele trai o patrão para viver seu grande amor, mas obviamente o sheik descobre a traição e decide partir para o Brasil. Não apenas pelo orgulho ferido, mas também para proteger sua filha, Dalila (Alice Wegmann). A vilã é apaixonada pelo funcionário do pai e não aceitará ser trocada por Laila.

O ano é 2019. Dalila e Aziz chegam ao Brasil. Jamil e Laila, que vivem felizes, vão enfrentar situações conflituosas a partir deste momento. “A gente foi pensando em como contar essa história do ponto de vista do folhetim, da influência cultural e da história de superação dessas pessoas, que é muito bonita”, explicou Duca.

Refugiados

O tema dos refugiados se tornou global. Com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que irá construir um muro na fronteira com o México, diversos políticos ao redor do mundo, principalmente na Europa, têm usado discursos para combater as imigrações.

Porém, apesar do crescimento da extrema-direita em todo planeta, os brasileiros ainda consideram a imigração uma ação importante para o desenvolvimento do país. De acordo com a pesquisa “Respeito às Diferenças”, do Studio Ideias para a Globosat, feito no ano passado, 94 milhões de pessoas acreditam que é importante respeitar as tradições e costumes.

O plano comercial de “Órfãos da Terra” usa como pontos chaves para divulgar o enredo a importância da diversidade. Pessoas de diferentes origens culturais e sociais apontam diferentes visões e soluções, favorecendo a criatividade e a inovação, segundo o documento.

O brasileiro também não faz questão de esconder o seu desejo de viajar e conhecer novas culturas. Mais de 80 milhões de pessoas que nasceram no Brasil afirmaram que gostariam de ir para países exóticos e se aproximar de outros povos. Cerca de 50 milhões adoram comida estrangeira, segundo projeto de marketing da nova novela das seis.

Experiências

As autoras Duca Rachid e Thelma Guedes utilizaram suas experiências pessoais para criar a trama. Duca usou as figuras do avô libanês e da avó portuguesa para escrever alguns personagens. A família de Thelma Guedes é do Nordeste, ou seja, elas entendem que a soma de diversas culturas é orgânica.

Mas as roteiristas também pesquisaram questões sobre refúgio, conheceram refugiados, assistiram filmes, leram vários livros e contaram com consultoria técnica para poder elaborar a sinopse e os roteiros iniciais. “Órfãos da Terra” será uma história de amor com o tema proposto como pano de fundo.

As autoras querem passar a mensagem de que não existem fronteiras geográficas que limitem a empatia ao próximo. Com a frase “somos cidadãos desse planeta”, a equipe trabalha com o pensamento de empatia e acolhimento.

“Órfãos da Terra” estreia nesta terça-feira (02), logo após “Malhação – Vidas Brasileiras”. É o retorno de Duca Rachid e Thelma Guedes ao horário das seis depois de terem escrito “Joia Rara”, vencedora do Emmy Internacional em 2014.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS