Mariana Ximenes sobre Tancinha em "Haja Coração": "Ela tem tempero"

Atriz falou sobre sua preparação para a personagem, que foi de Claudia Raia em "Sassaricando"

Divulgação/TV Globo
Por Redação NT

Publicado em 04/06/2016 às 09:02:45

Intérprete de Tancinha em "Haja Coração", atriz Mariana Ximenes falou sobre as dificuldades de viver um papel tão bem feito por Claudia Raia em "Sassaricando", novela de 1987 que origina a nova trama.

Em entrevista ao site oficial da novela, Mariana afirmou que a principal diferença da sua Tancinha para a antiga são as modernidades que o mundo atual tem: "Percebemos que de 'Sassaricando' para cá muita coisa mudou. Hoje tem internet, todo mundo tem celular, as pessoas têm um acesso mais rápido às informações, estão mais antenadas. O que continua, segundo converso com os mais velhos, é a gentileza, a alegria, o sorriso e cuidado da Tancinha com os clientes!".

A atriz comentou que o sotaque italiano de sua personagem foi feita pela mesma professora de prosódia que treinou a fala de Claudia Raia, o que ajudou a manter o tom consagrado nos anos 80: "Tive uma professora de prosódia, que inclusive foi a mesma que deu aulas para a Claudia Raia na época de 'Sassaricando'. Nós encontramos, dentro desse novo quadro da Tancinha, como seria a fala dela, esse jeito particular de dizer as palavras. Mas na verdade todos contribuíram: a figurinista, o diretor e o chefe de caracterização. Aos poucos tudo foi se encaixando. Foram quase dois meses de ensaio, com trabalhos de 'mesa' e de expressão corporal. Eu também trabalho com uma psicanalista que traça um perfil psicológico da personagem, entendendo como foi a formação da Tancinha desde a infância até os dias de hoje, quais as influências dela e o motivo por ela ter um jeito particular de falar".

Por fim, Mariana Ximenes conta que conversou bastante com Claudia Raia para lhe ajudar, já que ela tinha apenas 6 anos quando a original foi ao ar: "Não me lembro muito bem de 'Sassaricando' porque eu tinha 6 anos na época, mas sei o que significou a Tancinha! Sou muito amiga da Claudia, acompanho a carreira dela há muito tempo, então eu sei da importância da personagem e de como ela brilhou! Também conversei muito com a Claudia, pedi a benção dela, e chegamos à conclusão de que eu deveria criar a minha própria Tancinha".

"Haja Coração" marcou média de 27 pontos de Ibope na Grande São Paulo em sua estreia, sendo o melhor primeiro capítulo de novela das 19h desde "Sangue Bom", em 2013.

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS