"Quando eu aceitei, eu falei: 'Tem tudo pra dar errado'. Os efeitos especiais, imagina, gente, aquela coisa tosca. Eu li a sinopse da novela e falei: 'Não vai dar certo'. Mas o dinheiro era bom."
Preta Gil sobre Os Mutantes
Publicado em 20/07/2025 às 20:20:00,
atualizado em 21/07/2025 às 11:43:49
Além de cantora, Preta Gil teve uma carreira como atriz e fez novelas, séries e filmes. A artista morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos, onde passava por um tratamento experimental contra o câncer.
A estreia de Preta Gil na TV foi em Agora é que São Elas (2003), então aos 29 anos. Na trama, interpretou Vanusa, filha de Dinorá (Joana Fomm) e cúmplice do vilão Rodrigo (Thiago Fragoso).
VEJA TAMBÉM
A novela que foi ao ar no mesmo ano em que a cantora lançou seu primeiro álbum, Prêt-à Porter. Ela estava em alta na época pelo polêmico ensaio nu que estampou a capa do disco. Uma faixa entrou para a trilha sonora da novela: Espelhos D'Água, regravação do sucesso de Dalto nos anos 1980.
A artista só voltou às novelas quatro anos depois, em Caminhos do Coração (2007), na Record. O papel era Helga, casada com o vilão Eric (Tuca Andrada) e amante do próprio cunhado, Ramon (Alexandre Barillari). Ela também esteve presente na continuação Os Mutantes (2008).
Sobre o trabalho em Os Mutantes, ela confessou em entrevista ao De Frente com Blogueirinha, em 2023:
"Quando eu aceitei, eu falei: 'Tem tudo pra dar errado'. Os efeitos especiais, imagina, gente, aquela coisa tosca. Eu li a sinopse da novela e falei: 'Não vai dar certo'. Mas o dinheiro era bom."
Preta Gil sobre Os Mutantes
Ela também falou sobre a relação entre sua personagem com dois homens. "Foi o primeiro trisal, acho que a Record nunca entendeu isso. Nem sabia o que era e eu estava fazendo", relembrou. "Lembro que era uma loucura gravar, porque eles gravavam com uma roupa verde para fazer os efeitos espaciais depois. Eu, em pânico."
+ Sem Plantão, Globo anuncia morte de Preta Gil; veja o momento
Na série Ó Paí Ó (2008), interpretou Magda, mulher que se envolve com Reginaldo (Érico Brás). Em As Cariocas (2010), apareceu como Gláucia, irmã da protagonista interpretada por Cíntia Rosa no episódio A Internauta da Mangueira.
Nos anos seguintes, Preta fez participações especiais interpretando ela mesma. Foi o que aconteceu em Cheias de Charme (2012), quando contracenou com os cantores da ficção Chayene (Cláudia Abreu) e Fabian (Ricardo Tozzi), e também na série Pé na Cova (2013).
Já em Vai que Cola (2015), do Multishow, fez o episódio Ripongô Geral, como Flor de Liz, namorada de Sanderson (Marcelo Médici), uma hippie com más intenções.
No cinema, dublou a personagem Stella, uma gambá, na animação Os Sem-Floresta (2006). Na comédia Billi Pig, interpretou Dona Generosa e atuou ao lado de Grazi Massafera e Selton Mello. Também atuou como ela mesma nos filmes Crô em Família (2018) e Filho da Mãe (2022).
Preta Gil recebeu o diagnóstico de câncer no intestino em janeiro de 2023. Ela deu início ao tratamento, realizou a cirurgia para a retirada do tumor e, após alguns meses, passou por procedimento para reconstrução de parte do trato intestinal, anunciando depois a remissão da doença.
Em agosto de 2024, afirmou que retomaria o tratamento porque a doença havia voltado em quatro partes do corpo. Em dezembro do ano passado, passou por outra cirurgia para a retirada de tumores e ficou dois meses internada. Em maio, viajou para os Estados Unidos, onde se submetia a um tratamento experimental.
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web
Ostentação
Ofensa
Pingos nos is
Triste
Saudosa
Deixe ela
Grave
O amor está no ar
Em casa
No Xingu
Crime
Compare
Pronunciamento
Indignado
Desfecho
Internada
Polêmico
Que susto!
Recuperado
Perigo