Rainha do Pop

Em comemoração aos 60 anos de Madonna, relembre os 10 clipes mais polêmicos da cantora

Madonna é a nova sexagenária da vez

Seis décadas de vida de Madonna, a Rainha do Pop - Fotos: Divulgação
Por Taty Bruzzi

Publicado em 16/08/2018 às 06:05:41

Quem diria, Madonna está completando 60 anos nesta quinta-feira (16). A cantora norte-americana que tem descendência italiana e nome católico, construiu sua carreira investindo em temas polêmicos como religião e sexualidade no início dos anos 80.

Seu primeiro single, “Everybody”, foi lançado em 1982, tornando-se um dos maiores hits nas pistas de dança. Vieram em seguida “Holiday”, “Borderline” e “Lucky Star”, garantindo ao seu primeiro álbum o oitavo lugar na “Billboard 200".

Não demorou muito para que o visual da canora e seus videoclipes influenciassem o público feminino, tornando o seu estilo um marco na década. O reconhecimento mundial veio com o álbum seguinte, “Like a Virgin”, garantindo à Madonna o disco de diamantes.

Começava ali uma carreira de sucesso e muita polêmica. A artista, que sempre esteve à frente do seu tempo, foi pioneira em falar de homossexualidade e pedofilia, por exemplo. Já sua infância católica nunca a impediu de fazer duras críticas à religião.

Na vida privada, Madonna teve uma paixão arrebatadora pelo ator Sean Penn, com quem chegou a se casar em 1985. A união durou quatro anos e acabou em meio a acusações de violência doméstica e tentativa de homicídio.

Em 1996, teve um relacionamento com seu preparador físico cubano, Carlos Leon. Do namoro nasceu sua primogênita, Lourdes Maria Ciccone Leon. Em 2000, a estrela se casou com o ator e diretor Guy Ritchie, com quem teve seu segundo filho, Rocco Ritchie.

Em 2006, Madonna adotou o pequeno David Banda Mwale, mais tarde batizado como David Banda Mwale Ciccone Ritchie. O casamento com o cineasta terminou em 2008. No ano seguinte, a cantora adotou novamente uma criança do Malawi, Mercy James.

Fora dos palcos, a cantora se engajou em ações sociais mundo afora em favor das minorias. Entre suas ações, a diva sempre se mostrou contra as guerras e a favor do combate à pobreza e à fome.

Cantora, dançarina, atriz de cinema, mulher, mãe, empresária... O tempo passou e Madonna até hoje é considerada uma das maiores artistas de todos os tempos.

Em comemoração ao seu aniversário, destacamos 10 videoclipes polêmicos que marcaram sua carreira. Relembre:

Open your heart (1986)

A canção fazia parte do álbum “True Blue”, lançado em 1986. O videoclipe talvez seja um dos mais polêmicos da década de 80 por sugerir a pedofilia. No clipe, Madonna é dançarina de uma boate privé e mexe com o imaginário de um garoto, que faz de tudo para entrar na casa de shows, mas é impedido pelo bilheteiro. De repente, a cantora abandona o trabalho no meio do expediente e sai pelas ruas, dançando, na companhia do menino, até lhe dar um selinho.

Like a Prayer (1989)

No final dos anos 80, Madonna chocou a sociedade cristã ao lançar um clipe que envolvia símbolos religiosos, fogo e uma forte atração por um santo negro. “Like a Prayer” chegou a ser duramente criticado pela igreja católica por “brincar” com conceitos religiosos. Tanta polêmica tornou a canção icônica.

Vogue (1990)

Um dos maiores sucessos da cantora é também um dos menos polêmicos. Dirigido por David Fincher, “Vogue” vale a pena ser relembrado pelo processo de criação impecável. Na pepoca, o videoclipe se tornou um verdadeiro fenômeno e por pouco não foi vetado pela MTV só porque Madonna surge com uma blusa transparente, uma espécie de segunda pele, que deixava seus seios à mostra. Dá para acreditar?

Justify My Love (1990)

Não seria injusto afirmar que este foi o videoclipe mais polêmico lançado pela cantora. A música fez parte do álbum “Immaculate Collection”, que reunia uma coletânea de suas melhores canções mais dois singles inéditos, um deles “Justify May Love”. Com cenas de sexo explícito e bissexualidade, o clipe foi lançado e posteriormente censurado pela MTV. Nas imagens, Madonna visita um hotel que serve para encontros casuais. O clipe contém cenas de sadomasoquismo e beijo gay, quando Madonna beija uma modelo brasileira vestida de homem.

Erotica (1992)

E quando imaginávamos que “Justify My Love” era o máximo do erotismo de Madonna, a cantora lança “Erotica”. O single faz parte do álbum “Sex” que contava, ainda, com um livro homônimo com imagens dos bastidores. A obra foi considerada a mais escandalosa da artista, até então. Em uma das cenas, ela surge pedindo carona no meio da rua completamente nua e de salto alto. Madonna brinca com fantasias sexuais que envolvem, inclusive, relações sadomasoquistas e “dominatrix”.

Bad Girl (1993)

O videoclipe lançado em 1993 fala de temas pesados como depressão e morte. Nas imagens, Madonna surge percorrendo bares e restaurantes das cidades em busca de relacionamentos casuais enquanto um “anjo da guarda” a observa tomar apenas decisões ruins que antecedem sua morte.

Human Nature (1995)

O clipe é recheado de tudo o que transformou Madonna em uma das cantoras mais polêmicas do showbiz. Nas imagens, a pop star aparece cercada por bailarinos. Trajando roupas de couro, a cantora é amarrada em uma cadeira enquanto protagoniza cenas que remetem ao sexo com homens e mulheres.

What It Feels Like For a Girl (2001)

Neste caso, o videoclipe foi considerado violento demais. Nas imagens, Madonna aparece buscando uma senhora em um asilo. As duas entram em um carro e, de repente, a cantora começa a dirigir feito uma louca pelas ruas da cidade, até que bate o veículo em um posto de gasolina, quando tudo vai pelos ares.

American Life (2003)

O single que dá nome ao álbum foi lançado em 2003 e foca no governo de George W. Bush durante os anos 2000, quando a cantora decide fazer duras críticas ao modelo de vida norte-americano. No clipe, Madonna surge trajando uniforme militar, simula uma zona de guerra em meio a um desfile de moda com cenas editadas junto a imagens reais. Em certo momento, o ex-presidente dos EUA acende um charuto com o auxílio de uma granada. O videoclipe foi censurado, e uma nova versão foi lançada sem estas imagens. A própria cantora tomou a iniciativa de fazer uns cortes por temer que as imagens fossem agressivas demais para os soldados que lutaram no Oriente Médio.

Hollywood (2003)

O single também fez parte do álbum “American Life”. Aqui, Madonna questiona a vida fútil em Hollywood. Sempre muito sensual, a cantora surge deitada de lingerie em uma maca enquanto um homem passa a mão pelo seu corpo. Além disso, ela também aplica botox no rosto.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS