Espaço Aberto

Falsos amores e uniões por interesses: um raio-X dos estranhos casais de "O Outro Lado do Paraíso"

Espaço Aberto é onde o internauta do NaTelinha pode fazer sua análise e reflexão sobre TV

Os estranhos casais de "O Outro Lado do Paraíso" - Fotos: Divulgação/TV Globo
Por Redação NT , com Rita de Cássia Arruda

Publicado em 02/04/2018 às 09:05:17

Em "O Outro Lado do Paraíso", novela das nove da Globo, parece não haver afeto sincero, amor desinteressado e, em alguns casos, vida sexual saudável e descomplicada entre os personagens. Amor e sexo não têm necessariamente que andar de mãos dadas, mas o que se vê na trama de Walcyr Carrasco, em maior ou menor grau, são homens e mulheres que se envolvem quase sempre visando apenas levar algum tipo de vantagem. Deste modo, uma vez que as conquistas intentam no mais das vezes algum interesse, vale tudo para atingir o objetivo.

O que também se percebe, como consequência dessas relações descompromissadas com o afeto, é que tais casais se formam e se separam de acordo com a conveniência do momento, nem sempre apartados por uma terceira pessoa que se vale de ardis para descasá-los, mas antes por decisão própria; todas as vezes em que as possibilidades de tirar algum tipo de proveito da relação se esgotaram.

Talvez alguns telespectadores se identifiquem com determinado casal da novela ou então conheçam um amigo, um vizinho, um parente, um colega de trabalho ou qualquer outra pessoa que se encaixe no perfil daqueles que formam pares em O Outro Lado do Paraíso. Afinal, como obra de ficção, a novela se propõe exatamente a isso: retratar situações da vida real de pessoas comuns, na pele de personagens fictícios, de sorte que possam parecer minimamente verossímeis.

O problema com a trama de Walcyr talvez seja o fato de não haver um contraponto nesse mar de relações complicadas e/ou disfuncionais nas quais frequentemente faltam o amor, o respeito e mesmo o sexo. Walcyr misturou no mesmo balaio de gato somente casais interesseiros ou então aqueles que carregam para a relação problemas de ordem pessoal, que os impedem de viver plenamente o amor, quando há, como no caso de Laura (Bella Piero) e Rafael (Igor Angelkorte) ou de Diego (Arthur Aguiar) e Melissa (Gabriela Mustafá).

Leandra: A dona do bordel planejava se casar com o antigo namorado, mas para isso precisou esconder dele que era prostituta, levando o rapaz a acreditar que era apenas proprietária do hotel de Pedra Santa. O sonho de Leandra desmoronou quando Rato, seu parceiro fixo no prostíbulo, apaixonado por ela, contou toda a verdade para o tal marido em potencial; que escafedeu-se em seguida da cidade. Rato teria se casado com Leandra se não tivesse sido assassinado por Sophia, mas num caso e noutro aqueles teriam sido apenas casais cuja união teria sido baseada em mentira e traição.

Rita de Cássia Arruda é Jornalista e reside em Brasília, no Distrito Federal. Faça como ele, envie sua análise, crítica ou reflexão sobre a TV.  Saiba como aqui.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS