30 anos do lançamento

Bastidores de O Guarda-Costas: Reluta de Whitney Houston e acidentes

Whitney Houston estrelou filme que a marcaria pra sempre


Cena do filme O Guarda-Costas
Filme O Guarda-Costas foi lançado em 1992 - Foto: Divulgação/Warner

Filme que completa 30 anos de seu lançamento em novembro, O Guarda-Costas (1992) está em cartaz na Sessão de Sábado na Globo. A produção que alçou Whitney Houston (1963-2012) ao estrelato mundial teve muitas curiosidades nos bastidores, desde a demora para produzi-lo até o fato dela não querer ter protagonizado a obra a princípio.

Kevin Costner atuou ao lado de Whitney e também foi o responsável por sua excução. Arrecadando US$ 122 milhões em bilheterias nos Estados Unidos (e US$ 411 milhões no mundo todo), o filme foi ridicularizado pela crítica na Terra do Tio Sam, mas o público comprou a ideia do romance proibido.

Os dois ficaram tanto no imaginário do público que a própria família de Houston pediu para que o ator se pronunciasse em seu funeral após sua morte há 10 anos. Confira 10 curiosidades do filme:

A demora de O Guarda-Costas

 Bastidores de O Guarda-Costas: Reluta de Whitney Houston e acidentes

Os primeiros rascunhos de O Guarda-Costas datam por volta de 1975. O escritor Lawrence Kasdan tinha em mente colocar Diana Ross e Steve McQueen como protagonistas. O roteiro foi rejeitado 67 vezes até ser aceito.

Apesar de aceito, foi esquecido por um período, até que Kevin Costner leu o roteiro e amou a história. E usou seu poder em Hollywood para colocar o filme em prática.

Whitney Houston não queria O Guarda-Costas

Bastidores de O Guarda-Costas: Reluta de Whitney Houston e acidentes

No final dos anos 80, a cantora já era popular, mas ainda alcançaria mais. "Eu a vi como todo homem a veria: achei que ela era muito bonita", confidenciou à CBS. Mas, rapidamente se convenceu que ninguém mais poderia interpretar Rachel.

Ele prometeu que a protagonista não era "uma boba" e disse que faria. Costner também tentou convencê-la a sair de sua zona de conforto. O resto é história.

Romance controverso em O Guarda-Costas

Nos anos 1990, um romance interracional ainda não era tão comum, o que causava certa estranheza nos Estados Unidos. "Todo mundo me alertou pelo fato dela ser negra, o que eu sabia", disse ele numa entrevista ao Yahoo em 2014.

Durante a produção, Costner se recusou agradar àqueles que temiam que a história causasse um escândalo e recusou categoricamente os pedidos para que ele explicasse numa cena como se daria o romance em uma mulher preta e homem branco. Não houve qualquer tipo de explicação e o filme tratou isso de maneira natural.

Cenas de sexo cortadas

Bastidores de O Guarda-Costas: Reluta de Whitney Houston e acidentes

Não houve cena de sexo. Whitney se recusou a aparecer nua: "Não vão me dizer pra tirar a roupa. Não sou contratada pra mostrar minha bunda. Não acho que seja meu maior patrimônio. Melhor estabelecer limites do que acabar filmando uma das muitas cenas de amor que os atores se arrependem de ter filmado".

Algumas cenas de sexo, ou que remetem à ele, foram filmadas, mas cortadas na edição.

Whitney Houston quase não cantou I will Always Love You

Bastidores de O Guarda-Costas: Reluta de Whitney Houston e acidentes

A protagonista cantou seis músicas para o filme, mas I Will Always Love You, sem dúvida, foi o grande carro-chjefe. Inicialmente, ela cantaria What Becomes of the Brokenhearted.

Quando ela ouviu a canção clássica, no entanto, ficou deslumbrada.

Acidentes no set

Bastidores de O Guarda-Costas: Reluta de Whitney Houston e acidentes

O filme também teve acidente nas gravações. No beijo de despedida de Frank e Rachel, a cÂmera foi configurada para rodar em um trilho que seguiu Houston enquanto ela corria até Costner. Depois circulou o par enquanto se beijavam.

Na primeira tomada, o câmera continuou rodando e foi jogado para fora da plataforma, mas não se feriu gravemente. Outro não teve o mesmo destino: o motorista de caminhão que trabalhava no set foi esmagado entre dois guindates de equipamentos de iluminação que colidiram um com o outro.

A Warner investigou o acidente e uma ação movida contra os fabricantes de equipamento foi resolvida por um valor não revelado em 1994.

Warner considerou remake de O Guarda-Costas

Bastidores de O Guarda-Costas: Reluta de Whitney Houston e acidentes

Em 2011, rumores de uma releitura do filme ganharam força quando Jeremiah Friedman e Nick Palmer foram designados para escrever um roteiro. Rihanna vinha especulada para interpretar Rachel.

A ideia não foi adiante.

Cantor ficou milionário

Bastidores de O Guarda-Costas: Reluta de Whitney Houston e acidentes

O cantor Nick Lowe ficou podre de rico. Sem participação direta no filme, foi ele quem escreveu a música What's So Funny 'Bout Peace, Love and Understanding para sua banda em 1974.

Apesar de ter tido uma longa carreira, só foi ganhar um dinheirão mesmo quando os royalties de O Guarda-Costas começaram a chegar com essa música que fez parte da trilha.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado