Cidade Alerta

Bacci pede desculpas por acusar homem sem provas, mas critica repercussão

Programa da Record chamou vítima de assassinado de "agiota" e revoltou família


Luiz Bacci
Luiz Bacci pede desculpas por acusar homem sem provas no Cidade Alerta

Luiz Bacci se pronunciou sobre a cobertura de um assassinato pelo Cidade Alerta, na última terça-feira (9), que revoltou a família da vítima. O apresentador, que havia pedido perdão por acusar sem provas um homem morto de ser "agiota", voltou a se desculpar na edição do programa policial desta quarta, mas criticou a edição que viralizou nas redes sociais.

O primeiro vídeo, publicado pelo NaTelinha, registrou mais de 3,5 milhões de visualizações em seu primeiro compartilhamento no Twitter. O vídeo em que a filha da vítima critica o jornalismo da Record também viralizou no Instagram e no Facebook e pautou outros veículos de comunicação.

"Foram milhões de acessos um dos nossos casos apresentados aqui no programa de ontem, só que infelizmente apenas um trecho dessa transmissão ao vivo foi editado e colocado nas redes sociais. Como foi só um trecho, as pessoas não conseguiram compreender direito o que aconteceu e como terminou essa história, afinal de contas o caso foi falado aqui durante quase 45 minutos. O Cidade Alerta renova diariamente o compromisso com a informação, com o jornalismo verdade", se defendeu.

"Ontem, no calor da cobertura, a gente cometeu um deslize e imediatamente, imediatamente nós nos retratamos. Muita gente me perguntou no Instagram: 'Bacci, você vai falar sobre esse caso?'. Ontem, o caso aqui no programa teve começo, meio e fim, mas só uma parte foi parar na internet. Nós tratamos uma pessoa suspeita de agiotagem como agiota, portanto nós erramos, imediatamente eu mesmo pedi desculpa para a família que estava me ouvindo aqui. A família protestou, a família foi ouvida, a família estava com o microfone nas mãos, portanto a família teve voz aqui. Nós respeitamos, nos desculpamos como a própria família, que vocês viram, reagiu à nossa presença de forma agressiva, também provocada pelo calor da emoção, se desculpou ainda no programa ao vivo de ontem, mas esses trechos infelizmente não foram considerados entre muitas pessoas que resolveram opinar sobre o nosso trabalho. Eu acho isso ótimo, mas seria importante que muita gente visse o vídeo do início até o fim", criticou.

Durante dez minutos, o apresentador comentou o caso e reclamou que o trecho do pedido de desculpas foi omitido da edição publicada inicialmente pelo NaTelinha (que incluiu o perdão). Ele exibiu um trecho a mais, em que a familiar disse assistir ao programa e gostar de Bacci.

"Eu pedi desculpa, porque eu falei para vocês, não tenho vergonha nenhuma de pedir desculpa. Elogio não me tira do chão da mesma maneira como crítica não faz a gente desistir do nosso caminho certo, do nosso caminho da verdade. Nós estávamos lá justamente para saber a verdade. A gente colocou o microfone para a família falar justamente a versão dela", disse ele.

Bacci não explicou por que um trecho do vídeo, publicado no Twitter do Cidade Alerta logo após a exibição na TV, foi excluído do perfil do programa. Também não disse por que o caso não está completo no canal do YouTube, como outros trechos do policialesco.

Polêmica

Durante a cobertura, familiares da vítima chegaram a avançar contra a repórter Luiza Zanchetta e o cinegrafista José Filho porque o programa acusou o rapaz morto de ser agiota. Após ameaças e um desabafo da filha órfã, Luiz Bacci pediu desculpas ao vivo pelo erro.

"Eles estão aqui um tanto revoltados porque nós temos a informação de que ele empresta dinheiro a juros… desculpa, por favor, não precisa de agressão”, disse Luiza Zanchetta, sendo interrompida pelo rapaz.

"Você está falando merda!”, esbravejou. "Ninguém está ofendendo ninguém”, retrucou a jornalista. "Está falando merda, está falando coisa que não deve”, insistiu ele. "Você está impedindo o nosso trabalho”, rebateu Luiza Zanchetta.

"Ele emprestou dinheiro para você?”, questionou o rapaz. "Nós temos informações de vizinhos que confirmam isso”, respondeu a repórter. "Todo mundo deu informação para vocês falarem bosta?”, criticou o homem. Luiz Bacci interveio na discussão indignado com o ataque à sua colega.

"Eu peço, por favor, ao cinegrafista que está com a Zanchetta, pode mostrar quem está tentando agredir a nossa reportagem. A arma que nós temos é a câmera”, disse o apresentador, irritado com a passividade dos policiais durante a cena. Ele ainda orientou a jornalista a pedir que a polícia prenda o rapaz em flagrante.

Desabafo de filha

Amanda, filha da vítima, foi entrevistada ao vivo e desabafou sobre a cobertura da Record, classificada como “desrespeitosa" e “irresponsável". Aos prantos, ela ainda corrigiu a repórter, que errou o nome do pai dela.

"O meu pai, eu perdi meu pai hoje e não estou vendo um pingo de respeito aqui, vocês falando que ele é agiota, gente! Como assim, qual é essa informação? Da onde vocês tiraram isso, por favor? Eu acho que vocês têm que ter um pingo de consideração!”, disse a filha do homem morto.

A jornalista tentou interromper a fala: "Amanda, vamos focar no mais importante, que é descobrir quem matou o seu pai”. Bacci quis saber de onde surgiu a informação de agiotagem, e a repórter errou o nome da vítima: "A polícia não confirma essa informação, Bacci, mas eu conversei com vizinhos que conhecem bem o Josenildo…”.

O erro irritou ainda mais a filha: "Nem o nome vocês estão passando direito, gente, como vocês vão passar a profissão do meu pai? Meu pai tinha casa de aluguel… e o nome dele é Josivaldo”. Zanchetta se corrigiu: "Josivaldo, perdão, erro meu”. Porém, manteve a apuração obtida por meio da vizinhança.

"Vizinhos disseram que ele emprestava dinheiro a juros…”, afirmou a repórter, sendo interrompida mais uma vez pela filha de Josivaldo. Enquanto a discussão ao vivo acontecia, o Cidade Alerta trocava a legenda na TV, trocando “agiota” por “Josenildo” e, depois, “homem”.

"Eu não sei nem o nome desses vizinhos, para começo de conversa. O único vizinho que conheço é esse da frente”, falou Amanda. "Tudo bem, mas você concorda que a gente não pode descartar essa possibilidade”, insistiu Zanchetta.

Neste momento, a filha da vítima desabafou contra a emissora: "Vocês não podem afirmar uma coisa. De repente, vocês vêm com suposições de vizinho? Achei que o jornalismo da Record era mais responsável”.

Bacci interrompeu a crítica da filha de Josivaldo: "Amanda, eu entendo a sua dor. Nós chegamos agora aí. É claro que é o de menos se ele era ou não agiota…”. Ela continuou inconformada.

"Sim, mas acho que há um pingo de respeito que tem que ter, pô, eu estou sentindo uma dor aqui, cara, não sei se você tem o seu pai ou não. Mas tiraram a vida do meu pai, gente, e vocês vêm falar essas merdas!”, respondeu ela a Bacci.

Pedido de desculpas

Em outro momento, o rapaz que avançou contra a equipe da Record concordou em pedir perdão, mas exigiu que a emissora retire a ameaça de registrar um Boletim de Ocorrência contra ele, e um novo confronto aconteceu.

"Eu peço desculpas pelo que falei. Eu retiro pelo momento que eu tive de exaustão, só que eu quero que você peça desculpas em rede nacional porque você falou que eu agredi alguém aqui, e eu quero que você retire que vai fazer um B.O. contra mim pelo fato de eu ter agredido”, propôs o homem.

Bacci, ao ouvir a fala, negou o trato: "Não, nós não vamos retirar, desculpa”. Luiza Zanchetta defendeu a acusação: "Nós temos imagens”. O rapaz discutiu com a jornalista.

"Está todo mundo de prova. Eu quero que você vá por as imagens que eu estou agredindo alguém”, afirmou. "Está agredindo a nossa equipe”, retrucou o apresentador. "O Bacci assistiu a tudo”, reforçou a repórter, mas o homem o criticou: "Tudo bem, ele assistiu o que não existiu. A única coisa que eu fiz foi colocar a mão na frente da câmera pela falta de respeito”.

Preocupado, Bacci pediu reforço policial e foi atendido. “Nossa intenção é garantir a cobertura da imprensa, permitir que se possa fazer o trabalho de vocês”, disse o tenente Guedes ao apresentador, por telefone.

Minutos depois, Bacci conversou com a irmã do rapaz que se irritou contra a jornalista, identificada como Viviane, e pediu desculpas por ter acusado a vítima de ser agiota sem provas.

"Eu peço desculpas pela abordagem como agiota, nós vamos tratar como suspeito, como deve ser realmente, porque até que a polícia e a Justiça concluam se é agiota ou não existe uma distância. Se fosse outro repórter mais esquentado, levaria isso para a frente, para a polícia, iria dar a maior dor de cabeça, e eu sei que é um homem que, só de ter reconhecido o erro parece ser um cara gente boa, um cara da paz”, afirmou o apresentador.

"Ele, nervoso por ter muito contato com todo mundo da família, foi sim pedir desculpas, eu mesmo falei para ela que ele queria pedir. Como você também já se desculpou a respeito do que a polícia apurou, eu também fico agradecida e falo em nome da família, porque é uma situação muito difícil perder um ente querido. Mais uma vez, peço desculpas para a repórter por tudo que aconteceu e que vocês saiam daqui e continuem fazendo o trabalho de vocês. Obrigado, Bacci”, falou a mulher.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado