Prestígio

55 declarações que resumem a trajetória e a importância da Globo

Emissora é líder de audiência há décadas no país


Globo
Globo completa 55 anos - Foto: Divulgação

No dia 26 de abril de 1965, entrava no ar uma nova emissora: a Rede Globo de Televisão. O projeto era ousado, porque a intenção do seu dono, Roberto Marinho, sempre foi transformar o seu veículo de comunicação no maior e mais importante do país.

55 anos depois, completados neste domingo (26), o objetivo foi alcançado. A emissora reuniu os melhores profissionais em diversas áreas e atingiu um patamar que os concorrentes ainda não sabem como chegar. São anos e anos de liderança absoluta, premiada nacionalmente e internacionalmente, canal que faz parte da vida de milhões de brasileiros e responsável por registrar momentos grandiosos da história do país.

Por conta disso, o NaTelinha selecionou 55 frases de atores, jornalistas, autores, diretores, empresários, apresentadores, cantores, entre outros que resumem o tamanho da Globo ao longo da sua trajetória.

Confira:

55 declarações que resumem a trajetória e a importância da Globo

01-  “Cada um tem o direito de agir em conformidade com os seus interesses ou convicções. Eu só pediria àquele que se aventurasse nesta empreitada (acabar com a Rede Globo) que, antes, examinasse o imenso trabalho comunitário e educacional que não só a TV Globo, mas o jornal, as rádios e a Editora Globo há anos desenvolvem Brasil afora, trabalho esse que vem sendo reconhecido e aplaudido no mundo inteiro”, comentou Roberto Marinho em entrevista ao jornal O Globo em 1992.

02 - “Quero agradecer demais esse tempo que você nos cedeu pro nosso programa, na minha volta a TV Globo. Aliás, eu nunca me esqueço que a gente se encontrava, você me dizia: ‘Quando é que conversamos? Quando é que volta? Finalmente, estou de volta”, afirmou Jô Soares em entrevista com Roberto Marinho em 2000.

03 - “No meu conceito, o Padrão Globo de Qualidade era na verdade a sempre a busca da qualidade, é a preocupação de fazer melhor. A cada momento que a gente atingia um estágio, a gente queria atingir outro estágio”, declarou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ao Memória Globo em 2000.

04 - “Eu era um sujeito que dirigia o maior centro de 'show business' do Brasil, da América Latina”, Walter Clark em entrevista a TV Cultura em 1986.

05 - “Nunca deixamos de sonhar, nunca deixamos de construir”, falou Roberto Irineu Marinho na inauguração do MG4 em 2019.

06 - “Eu era muito exigente no movimento da câmera, na atuação, no silêncio do estúdio, na atenção do papel, exigindo dos atores para ter orgulho da televisão que a gente fazia, porque a gente não tinha orgulho da televisão que a gente fazia. Então até impor uma coisa que ficou famosa que é o Padrão Globo de Qualidade, isto foi desagradável, eu tomei posições radicais”, Daniel Filho sobre o início da dramaturgia na Globo em depoimento ao Fantástico em 2011.

07 - “O prestígio, por exemplo, que a televisão e os programas de televisão têm em outros países. Aqui as pessoas tratam novela como uma coisa de terceira, mas lá não. Lá tinha grandes presenças de políticos, grandes astros, era uma festa de indústria, muito prestigiada”, declarou Glória Perez ao Memória Globo em 2011 sobre o prestígio das novelas brasileiras em outros países.

08 - “Quando eu vim pra Globo, em 1970, a Globo tava começando seu caminho rumo ao apogeu. Ainda não tinha chegado, mas estava caminhando. Foi um período muito bom de trabalhar na Globo. Era muito criativa, era muito forte”, contou Lima Duarte ao Memória Globo em 2001.

09 - “Eu me lembro que se falava da TV Globo, TV Globo, mas eu me lembro que a TV Globo tinha preparado um elenco especial, umas pessoas que viriam e seriam formadas, mas não me lembro em detalhes, mas o que se ouvia era que ela iria abrir com uma programação X e que seria maravilhosa, que naturalmente estava preparada há um ano e algo com lupa em cima para ser tudo maravilhoso. Isso era o que se dizia”, explicou Fernanda Montenegro ao Memória Globo em 2002 sobre a divulgação de lançamento da Globo.

10 - “Quando a gente começou a ouvir dizer as coisas que tinham aqui na Globo, o que a produção de uma novela dava pra que pudesse se fazer um trabalho, todo mundo ficou maravilhado com esse profissionalismo. Não apenas o profissionalismo da produção, mas com a maneira que as pessoas eram tratadas. A televisão brasileira sem TV Globo não seria nada, foi a TV Globo que modificou tudo. Ela soube como nenhuma outra empresa que conseguiu pegar todos os talentos e usar o melhor dos talentos”, explicou Silvio de Abreu ao Memória Globo em 2002.

55 declarações que resumem a trajetória e a importância da Globo

11 - “Quando eu vim pra Globo, eu acho aqui comigo mesmo que ela queria muito trabalhar aqui na Globo. Ela era amiga de todo mundo aqui. Desde o doutor Roberto [Marinho], que era muito amigo dela. Todo mundo admirava e respeitava ela. Eu nunca entendi por que ela não veio para nossa poderosa”, afirmou Ana Maria Braga no Mais Você em 2019 sobre Hebe Camargo.

12 - “A Globo é líder absoluta de audiência não apenas pela qualidade do elenco, mas pela qualidade humana, como um todo, seja da técnica, dos diretores, dos autores, roteiristas”, declarou Luciano Huck ao Memória Globo em 2012.

13 - “A Globo é a minha história mais linda”, comentário de Xuxa no Instagram em 2019.

14 - “A gente sabe que, na minha opinião, lutar contra a Globo é impossível”, disse Silvio Santos em 2011 em discurso aos funcionários do SBT.

15 - “Esses nossos sonhos serão verdades o futuro já começou”, frase da música de fim de ano da Globo.

16 - “Adoro trabalhar aqui. É uma fábrica de sonhos mesmo!”, declarou Suzana Pires na inauguração do MG4 em 2019.

17 - “Ao contrário do que dizem, sempre tive essa liberdade, que é uma característica da família Marinho, desde a época do Dr. Roberto (Marinho). É por isso que trabalho na Globo e me orgulho da emissora”, comentou Faustão ao jornal Folha de São Paulo em 2013.

18 - “No começo, quando cheguei à Globo, tinha quase que uma cartilha: não podia dizer que era córner, era tiro de canto, era escanteio; o narrador não dizia boa tarde para o repórter… Tudo isso foi sendo quebrado aos poucos. Eu participei disso”, Galvão Bueno no Grande Círculo em 2019 sobre a evolução das transmissões de esportes na Globo.

19 - “As novas instalações são o que há de melhor na indústria audiovisual no mundo, com a expertise da Globo”, declarou Pedro Bial em 2019 na inauguração do MG4.

20 - “É uma coisa maravilhosa”, declarou Tony Ramos em 2019 no Mais Você na inauguração do MG4.

55 declarações que resumem a trajetória e a importância da Globo

21 - “É um momento de muita inovação, tecnologia, mas em nenhum momento esquecendo da matéria humana, do talento das pessoas. Apostando muito que aqui serão produzidos produtos de muita qualidade que vão chegar à casa dos nossos telespectadores com eficiência, qualidade e preocupação de realmente valorizar a cultura brasileira. É um marco", comentou Fátima Bernardes em 2019 na inauguração do MG4.

22 - “Foi uma relação maravilhosa que resultou nos maiores sucessos da história da televisão brasileira”, disse Aguinaldo Silva em 2020 sobre sua trajetória na Globo.

23 - “Tenho uma ligação muito forte com a Globo, que apoiou, aceitou e amparou os meu trabalhos”, Walcyr Carrasco na inauguração do MG4 em 2019.

24 - “No meu tempo, o apresentador era um locutor. E só. Não podia fazer piadas ou brincadeiras, nem dar uma opinião. Hoje vejo um pessoal mais solto na bancada e eu gosto”, comentou Cid Moreira ao site Notícias da TV em 2019 sobre a renovação do jornalismo da Globo.

25 - “E sei que faremos... O futuro, como sempre lembramos a cada fim de ano... O futuro já começou”, Carlos Henrique Schroder na inauguração do MG4 em 2019.

26 - “Era aquilo: uma mesinha. Tinham duas bancadinhas muito modestas, duas cadeiras de madeira, sem nenhum estofamento, sem nenhuma sofisticação. E eram ótimas, para o diafragma”, Sérgio Chapelin ao Memória Globo em 2002 sobre o início do Jornal Nacional.

27 - “Essa é uma empresa [Globo] que tem uma história. E tem uma programação que não é só o Jornal Nacional”, declarou Regina Duarte em ato promovido na Avenida Paulista em 2019.

28 - “Eu trabalhei na Globo por 35 anos, tive uma relação excepcional. Fiquei no ar 15 anos, quase, com A Grande Família. Eu trabalhava com uma liberdade rara de se encontrar”, relatou Pedro Cardoso em entrevista ao Pânico na rádio em 2019.

29 - “Chegou a hora de voar por outros ares, mas fica aqui registrada a minha eterna gratidão a todas as pessoas que fizeram parte do meu sonho e da minha história na TV Globo”, Tiago Abravanel em sua despedida da emissora em 2019.

30 - “Meu obrigado a Rede Globo por ter me possibilitado amadurecer como ator, por ter acreditado em mim, apostado na minha arte e me dar a oportunidade singular de aprender e atuar com os melhores do país. Fui e sou muito feliz por todos esses anos”, Bruno Gagliasso em texto de despedida da emissora em 2019.

55 declarações que resumem a trajetória e a importância da Globo

31 - “Tenho muito orgulho! É um lugar onde eu sou muito agradecida por toda a história, não só minha como dos meus amigos. É uma dimensão que não dá pra medir o tamanho, só consegue sentir”, Lília Cabral em 2019 na inauguração do MG4.

32 - “Também preciso agradecer em rede nacional a direção da Rede Globo. Eles foram muito sensíveis neste momento”, afirmou Eliana em 2017 sobre o canal permitir maior flexibilidade de horário para Adriano Ricco, seu marido, durante a gravidez dela.

33 - “No Brasil, a minha fidelidade é da Globo”, Bruna Marquezine em entrevista ao portal de notícias da Globo em 2020.

34 - “Obrigada à TV Globo, que pagou essa medicação”, declarou Cláudia Rodrigues em 2019 sobre a emissora auxiliar no pagamento dos remédios dela.

35 - “Talvez tenha um arrependimento: Eu deveria ter ido para a Globo quando recebi um convite deles em 1998”, Otávio Mesquita em entrevista ao Ego em 2012 ao falar do convite que recebeu da emissora.

36 - “Há muitas pessoas na Globo que trabalham felizes. E tem outras que vão reclamar sempre, que vão dizer que a emissora faz pizza, que é tudo rápido, que não tem arte. Mas a gente sempre sabe que vem pepino no sanduíche no McDonald´s e ponto. E sempre vamos ao Mac Donald´s porque gostamos”, Alline Moraes em entrevista ao jornal O Globo em 2009.

37 - “Quando a gente fala ‘começar na televisão’ é quando você entra na Globo”, Raul Cortez ao Memória Globo em 2002.

38 - “Como nós fazíamos novelas no Brasil e já éramos conhecidos no Brasil, a TV Globo achou que nós a ajudaríamos nesse projeto de se expandir pelo Brasil. Ela veio nos chamar. A gente veio pro Rio [de Janeiro] muito de aventureiro e apaixonado. A gente acreditou muito neles e no projeto da TV Globo. Vestimos a camisa da TV Globo e foi muito bom, porque nós nos esforçamos muito, nos empenhamos muito, todos nós, que viemos pra TV Globo naquela ocasião e fizemos uma coisa diferente”, Tarcísio Meira ao Memória Globo em 2005.

39 - “Comecei com nove anos, cresci aqui, fui acompanhando o processo da Globo, cada vez mais se modernizando e crescendo, expandindo. Vai dando oportunidade de a gente mostrar o nosso trabalho para cada vez mais pessoas, de forma difusa. Tenho muito orgulho de fazer parte da história. Muita gratidão. Estou conseguindo realizar meus sonhos, de ser acolhida aqui na casa”, Marina Ruy Barbosa na inauguração do MG4 em 2019.

40 - “Acreditar na Globo é acreditar no futuro. E há 54 anos eu estou aqui, e há 54 anos eu vejo a Globo à frente de tudo”, Ary Fontoura na inauguração do MG4 em 2019.

55 declarações que resumem a trajetória e a importância da Globo

41 - “Ela foi se modificando e se aperfeiçoando gradualmente. O público ia ficando mais exigente e a direção da Casa [Globo] também. Sentia essa exigência do público, sentia que precisava ir além, sentia que tinha que ter uma qualidade no texto e interpretações”, Arlete Salles em depoimento ao Memória Globo em 2002.

42 - “Lembro do meu entusiasmo, da minha alegria, fiquei pulando de felicidade”, Cássia Kis em entrevista ao Memória Globo em 2008 sobre sua entrada na Globo.

43 - “Para quem trabalhava em São Paulo, a Globo era Hollywood, o grande sonho. Pelo sucesso, pela qualidade dos programas. Todos os grandes nomes estavam ali, autores, atores, diretores. Colei no Daniel Filho, como já tinha colado no Walter Avancini, na Tupi, para aprender a dirigir”, Dennis Carvalho em entrevista ao Memória Globo em 2008.

44 - “Realizei meu sonho de infância, parecia que estava em Hollywood”, Deborah Secco em entrevista ao jornal Folha Press sobre gravações de Salve-se Quem Puder nos Estúdios Globo.

45 - “Rede Globo é única, imitada por todo mundo, a melhor. Informação, entretenimento”, Ivete Sangalo em 2010 em sua conta do Twitter em comemoração aos 45 anos da Globo.

46 - “As novelas eram sempre muito produzidas, muito bem cuidadas, com muita seriedade. E os autores eram muito bons”, Eva Todor em entrevista para O Globo em 2009.

47 - “Gratidão ao Grupo Globo, a família Marinho. Obrigada do fundo da alma”, Glenda Kozlowski em texto escrito no Instagram em 2019.

48 - “Não fui convidada para ir para a Globo. Eu fui”, Irene Ravache ao Memória Globo em 2011 sobre sua ida para emissora.

49 - “Quando a Globo nasceu em tinha 50 e poucos anos. Então, eu fui mãe da Globo, mas nunca trepei com Roberto Marinho. Mas fui mãe da Globo. E mãe não larga a mão do filho”, Dercy Gonçalves no Domingão do Faustão em 1998.

50 - “A Globo não tem medo de altura”, declarou Jorge Nóbrega na inauguração do MG4 em 2019.

55 declarações que resumem a trajetória e a importância da Globo

51 - “A única norma que orienta o jornalismo da Globo é a busca por notícias. É buscar o assunto importante de interesse público, dar na frente da concorrência, conseguir repercutir aquilo o mais rápido possível, e causar transformações sociais que sejam importantes para o país”, Carlos Nascimento ao Memória Globo em 2002.

52 - “Realizar algo pessoal em qualquer outra casa é fantástico, mas concretizar isso na Globo é incrível, me enche de satisfação”, Otaviano Costa em entrevista ao jornal Extra em 2019 sobre apresentar o Tá Brincando na emissora.

53 - “Na tela da TV no meio desse povo, a gente vai se ver na Globo”, Larissa Manoela no Instagram anunciando sua contratação em 2020.

54 - “O SBT fez um anúncio em homenagem à TV Globo. Foi uma decisão da direção por considerar o excelente trabalho que a Globo tem feito nesses 50 anos. A Globo é uma co-colega do SBT”, afirmou o SBT ao UOL em 2015.

55 - “Ao vivo e em preto e branco, entrava no ar no dia 26 de abril de 1965 a mais nova emissora de TV do país. Carioca de nascença, brasileira de coração”, Fátima Bernardes sobre a Globo em discurso no show de aniversário de 50 anos da emissora.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado