Estreia hoje

The Voice da cozinha, Mestre do Sabor promete disputa e emoção; conheça o formato

Programa contará com técnicos balados do mundo da gastronomia


Apresentadores do Mestre do Sabor
Claude e Batista no Mestre do Sabor - Foto: Divulgação/Globo

A Globo estreia nesta quinta-feira (10) seu novo reality show culinário, Mestre do Sabor, sob comando de Claude Troisgros e coapresentação de João Batista. A final acontecerá no dia 26 de dezembro e até lá os participantes terão que enfrentar cinco fases para chegar à grande decisão, que passará ao vivo na emissora, em horário nobre. Ao longo dos 12 episódios, a atração promete ser cercada de emoção e muita disputa, além de apresentar semelhanças com o The Voice Brasil.

Claude Troisgros, muito conhecido pelo público do GNT, contará com seu braço direito Batista e outros três técnicos. Cada um terá uma importante função: auxiliar e avaliar as habilidades dos 24 candidatos, chefs profissionais de diversos cantos do Brasil, que tentarão levar o prêmio máximo do programa, que é de R$ 250 mil.

“Estamos muito felizes. E este é o principal sentimento durante esse tempo em que gravamos Mestre do Sabor. Batista e eu estamos na TV há quase 15 anos e fazer um programa da Globo deixou a gente um pouco tenso. Mas, desde o início, quando vimos que tínhamos uma equipe tão fantástica em torno de nós, ficamos tranquilos. Mestre do Sabor é um reality show, uma competição, mas possui um clima acolhedor. Vamos ter comida boa, pressão, obviamente, mas muito acolhimento também”, contou Claude a imprensa sobre o reality.

“Quando eu entrei no estúdio fiquei impressionado. É tudo muito lindo e emocionante. É o meu primeiro reality e eu estou muito feliz”, disse Batista.

“Nesses últimos 15 dias ficamos, neste estúdio, fazendo a gravação do projeto. É um formato criado na TV Globo e tem seis fases”, explicou LP Simonetti, diretor artístico do programa. “A TV Globo já faz realities de culinária há 15 anos. Juntamos um grupo interessante para fazer esse projeto. Temos como objetivo a valorização da cultura gastronômica brasileira, tudo relacionado às receitas e às técnicas realizadas”, acrescentou.

O reality ganhará espaço na TV aberta, TV fechada (GNT), no Gshow e streaming. A intenção do Grupo Globo é fazer com que os espectadores estejam conectados o tempo todo com o programa, recebendo conteúdos exclusivos sobre o mundo da gastronomia.

Jurados do Mestre do Sabor

The Voice da cozinha, Mestre do Sabor promete disputa e emoção; conheça o formato

José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão serão os jurados e mentores da disputa. Os três se mostraram empolgados com a oportunidade de dialogar com milhões de telespectadores e poder encontrar novos talentos do universo da gastronomia.

Leo Paixão nasceu em Minas Gerais e se formou médico. Contudo, resolveu viver no mundo da culinária, conquistando recursos para investir na sua paixão e viajou para Paris estudar gastronomia, onde fez estágios em diversos restaurantes elegantes e premiados.

Quando voltou ao Brasil, abriu seu próprio restaurante, em Belo Horizonte, conquistando vários prêmios, já que apostou na gastronomia francesa. Pouco a pouco, foi se adaptando a uma nova realidade, criando pratos mineiros.

“Era comida mineira contemporânea e eu não tinha percebido”, contou Leo. “Hoje eu pratico uma gastronomia mais afetiva, faço releituras das receitas da minha família. Ainda tenho o caderno de receitas da minha avó e bisavó, mas meu referencial na cozinha é o meu avô, que me ensinou a cozinhar quando ainda era menino”, acrescentou.

Ele criou alta expectativa em cima dos participantes e não esconde de ninguém. “Eu tenho uma grande expectativa em relação aos candidatos porque eu sei como a emissora leva a sério e tem carinho na busca por esses candidatos. Então imagino que dali vai sair comida boa, bonita e bem-feita. Acho que vai ser um programa muito bonito de se assistir, de todas as maneiras possíveis”.

The Voice da cozinha, Mestre do Sabor promete disputa e emoção; conheça o formato

Se Leo é mineiro, Kátia é carioca, mas com raízes nordestinas. Aprendeu muito sobre culinária através dos livros. “Como não tinha dinheiro para fazer faculdade, eu ia nas livrarias e ficava horas lendo os livros. Aí corria para as panelas e testava o que tinha aprendido”, explicou.

Ela ficou feliz ao receber o convite para ser jurada do Mestre do Sabor. “Eu já sabia que ia rolar um programa com o Claude, que é um amigo querido, mas nunca imaginei que seria convidada. Até achei que poderia ser chamada por ele para fazer uma pequena participação, mas fazer parte da equipe é muito louco. Ir para a TV nunca foi a minha meta, acho que tenho muito a aprender”.

The Voice da cozinha, Mestre do Sabor promete disputa e emoção; conheça o formato

José Avillez é um dos nomes mais conhecidos da culinária portuguesa e adora viajar. Além de ter habilidade na cozinha, é um grande gestor e vencedor da Estrela Michelin. “O grande desafio no Mestre do Sabo' vai ser estar num país diferente, com uma cultura diferente e num formato também diferente. Mas estou confiante de que será um sucesso. Para mim é um enorme orgulho fazer parte do time. Estou muito feliz por terem me convidado”, relatou.

Formato

The Voice da cozinha, Mestre do Sabor promete disputa e emoção; conheça o formato

A primeira fase é chamada de Prato de Entrada. Chefs de vários cantos do Brasil preparam seu melhor prato e os três jurados provam sem saber quem cozinhou, lembrando muito as Audições às Cegas do The Voice Brasil. Após experimentarem, eles definem quem deve continuar na competição. Caso um candidato seja escolhido por dois técnicos, ele escolhe para qual time irá ingressar.

Na Pressão é a fase seguinte e tem duas etapas. A primeira, no formato time contra time, é o Menu Confiança. As equipes fazem um menu completo, sendo orientados pelos chefs. O apresentador Claude Troisgros é quem define quem teve o melhor desempenho, salvando-se da segunda prova.

Na prova, os chefs entram no jogo e cozinham individualmente e são avaliados pelos três jurados, que escolhem os dois participantes que continuarão na disputa.

A terceira fase se chama Duelos. Duplas são formadas, independente dos times, e cada integrante da dupla disputa entre si. O melhor cozinheiro passa para a quarta parte do programa.

Na Balança tem duas rodas de provas individuais. Na primeira parte, os chefes cozinham um prato e os três jurados escolhem, cada um, seu preferido. Os candidatos que receberem as melhores notas passam para semifinal. Os não classificados participam da segunda parte. Eles preparam novos pratos e apenas três classificam para a fase seguinte, lembrando meio que uma repescagem.

A semifinal promete muita emoção, principalmente porque foram divididas em duas partes. Claude será o avaliador, provando todos os pratos e colocando dois participantes na final. A segunda etapa é a rodada individual e os três jurados escolhem os outros dois concorrentes que chegarão à final.

Os quatro finalistas disputaram duas provas ao vivo e o grande campeão será revelado, ganhando o prêmio máximo.

Mestre do Sabor sem muito luxo

The Voice da cozinha, Mestre do Sabor promete disputa e emoção; conheça o formato

Claude explicou que não quer dar luxo aos seus participantes, aproximando a experiência de cozinhar do mundo real. “A gente quer cenário pequeno, para que quem cozinha não fique apenas conversando com as panelas. A gente está num estúdio gigante, com 50 câmeras e a primeira participação foi você. Então a gente fica nervoso. Mas depois vai se acostumando”.

Diferença do MasterChef e Mestre do Sabor

Claude e Batista prometeram a Ana Maria Braga, no Mais Você do dia 30 de setembro, que o reality show será mais fraternal e cercado de positivismo. “Uma coisa mais de ensinamento. É algo que gostamos de fazer: valorizar as pessoas”, explicou o apresentador. Vale ressaltar que a direção do The Voice também tem optado por jurados que busquem dar uma visão otimista da vida aos participantes.

O programa da Band já faz um caminho inverso, colocando pressão nos participantes e exigindo ao máximo dos competidores. É comum que os técnicos do MasterChef usem palavras duras para avaliar os pratos feitos pelos concorrentes.

É bom destacar que as duas atrações passarão por volta das 22h30, entretanto, em dias diferentes. Mestre do Sabor será exibido nas noites de quintas-feiras, enquanto o MasterChef as terças-feiras, estreando no próximo dia 15.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado