Protesto

Manifestação em favor da Educação ganha cobertura das emissoras

Canais acompanharam protestos em diversas cidades do país


Protesto-boletins-emissoras_b1b4a550181a9f58199cb1fcbab5ed2cacbc371a.jpeg
Protestos foram alvo de cobertura da Globo e de outras emissoras. Foto: Reprodução/Globoplay

A onda de protestos que tomou conta de diversas cidades do Brasil ao longo de todo o dia nesta quarta-feira (15) foi alvo de cobertura expressiva das emissoras de TV aberta. Praticamente todos os canais acompanharam as manifestações, cada um a seu modo e garantiram a informação para os telespectadores. Enquanto a Globo realizou uma intensa cobertura, Record, SBT e Band aproveitaram seus jornais para fazer reportagem sobre o tema. 

A Globo foi a que manteve-se por mais tempo divulgando os eventos. A emissora que costuma dar maior visibilidade em sua grade para coberturas jornalísticas abriu plantão ao longo de toda a grade vespertina para dar informações em regime de plantão.

O NaTelinha acompanhou alguns deles e, no período da tarde, a emissora abriu boletins informações sobre as manifestações em boa parte dos breaks da programação. No "Vale a Pena Ver de Novo", a reprise de "Por Amor" teve boletim com a cobertura em todos os seus intervalos comerciais, sempre com Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional.

As outras emissoras de TV aberta do país não abriram plantão ou boletim para cobrir o evento. Record, SBT e Band utilizaram seus jornais para mostrar as manifestações.

Na Record, o "Cidade Alerta" e o "Balanço Geral" também fizeram a cobertura do evento. Embora de forma mais discreta, os jornalísticos mostraram os protestos. O "Balanço Geral" acompanhou a preparação dos estudantes e professores que começavam a se reunir para a manifestação ocorrida na Avenida Paulista, na capital de São Paulo.  O jornalístico recebeu críticas por colocar GC na tela que dava entendimento duplo.

"Estudantes e professores protestam  pelo bloqueio de verbas de instituição de ensino", dizia o texto enquanto mostrava parte dos protestantes. Parte dos telespectadores criticou o jornal por conta da legenda.

Manifestação em favor da Educação ganha cobertura das emissoras

Já o "Cidade Alerta" seguiu o mesmo padrão, mas já mostrou os protestos acontecendo e que levaram uma verdadeira multidão para a principal rua da cidade paulistana.  A reportagem com a cobertura foi postada no R7, mas não constava no perfil das redes sociais do jornal até a publicação da reportagem

A Band também marcou presença no evento por meio do "Brasil Urgente". Datena chegou a comentar a motivação dos protestantes e afirmou tratar-se de reclamações por conta do anúncio de corte no repasse para as universidades públicas de todo o Brasil.

O SBT mostrou as manifestações em seu jornal, o "SBT Brasil". Já no Rio de Janeiro, houve plantão apenas para os cariocas, mostrando os protestos que aconteciam nas principais cidades do Estado. Até a publicação desta reportagem, o jornal da Rede TV!, o "Rede TV News" ainda não havia iniciado.

Manifestações

Dezenas de cidades do Brasil fizeram manifestações pelas ruas contra o bloqueio de parte do Orçamento anunciado pelo Ministério da Educação. Além do protesto, as universidades públicas anunciaram uma paralisação exclusivamente para esta quarta-feira, como forma de pressionar o Governo Federal.

O Ministério da Educação anunciou um contingenciamento de aproximadamente 30% para todas as áreas da Educação no país, mas as Universidades Públicas foram as maiores atingidas e, inclusive, já houve o anúncio de bolsas de estudo canceladas, tanto na graduação, quanto para mestrado e doutorado.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado