Jornalismo

"SBT Brasil" supera "Jornal da Record" e é o jornal mais visto fora da Globo


sbtbrasil-carlosnascimento-rachelsheherazade_6261f4b3199e0cf9bb32e38ba567087cfc494bdf.jpeg
Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade comandam o "SBT Brasil" - Divulgação

Por muito tempo considerado uma quebra na grade do SBT e responsável por derrubar a audiência, o "SBT Brasil" vem atravessando uma boa fase no Ibope.

O noticiário de Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade tem registrado bons números e, entre os dias 18 e 23 de junho, superou o "Jornal da Record" e se consolidou como jornal mais visto fora da Globo na média nacional.

Na semana em questão, o "SBT Brasil" acumulou 8,2 pontos de média nacional. O "Jornal da Record" registrou 7,7 pontos entre segunda e sexta e 8,1 em sua edição de sábado, tendo uma média ponderada de 7,76 pontos.

O "SBT Brasil" vem tendo seus melhores destaques em Goiânia (13,3), Brasília (10,6), Vitória (11,4) e São Paulo (9,2).  Além disso, o informativo surgiu no ranking das 10 maiores audiências da casa, superando estrelas como Eliana e Celso Portiolli.

Alguns fatores externos contribuem para a formação do cenário atual. Com o fim antecipado do "Cidade Alerta" para a faixa das 19h30/19h45, o que ocorreu em julho com a estreia de "Belaventura", a Record TV deixou de concorrer com o SBT e Band no segmento jornalístico.

Também contribuiu para a alta do jornal o fato de a grade como um todo estar em um bom momento. As novelas "Coração Indomável" e "Amanhã é para Sempre" vêm tendo entre 8 e 9 pontos de média e "As Aventuras de Poliana", que vai ao ar na sequência do jornal, performa com até 13 pontos.

Já na Record TV, o "Jornal da Record" perdeu força por questões internas e externas. Apesar de "Apocalipse" ter se recuperado em seu decorrer, seus índices foram bem menores que tramas como "A Terra Prometida" e "Os Dez Mandamentos".

Na reta final de "A Terra Prometida", por exemplo, a trama tinha médias na casa dos 14 pontos e alavancava o "Jornal da Record" para a casa dos 10. Como fator externo, o noticiário perdeu fôlego após duas novelas de grande sucesso na Globo - "A Força do Querer" e "O Outro Lado do Paraíso". No entanto, "Segundo Sol" ainda não teve a mesma performance que o auge das antecessoras e mesmo assim o jornal não subiu.

Esses índices são consolidados e são baseados na preferência de um grupo de telespectadores das 15 cidades mensuradas pelo Ibope e de suas respectivas regiões metropolitanas.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado