- Emissora: Record
- Estreia: 18/10/2004
- Gênero: Drama / Romance
- Classificação: 12 anos
- Autor: Tiago Santiago
- Direção: Herval Rossano
A Escrava Isaura é uma novela produzida e exibida pela Record, que foi ao ar originalmente entre 18 de outubro de 2004 e 30 de abril de 2005, com 167 capítulos. Foi escrita por Tiago Santiago e Anamaria Nunes, com colaboração de Altenir Silva e baseada no romance homônimo de Bernardo Guimarães. Teve direção geral de Herval Rossaano, com direção de Emílio di Biasi e Flávio Colatrello.
Isaura (Bianca Rinaldi) nasce em 1835, na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco). Ela é filha de Juliana (Valquíria Ribeiro), escrava do Comendador, e do feitor da fazenda, Miguel (Jackson Antunes). Sua mãe morre pouco depois do parto, e Isaura é criada e educada por Gertrudes (Norma Blum), esposa do Comendador.
Apesar da excelente educação e de ter a pele clara, Isaura, continua a ser escrava da fazenda. A vida da donzela se complica quando o filho do Comendador, Leôncio (Leopoldo Pacheco), desenvolve uma paixão doentia pela moça e faz de tudo para tê-la.
Na reta final, Leôncio é encontrado assassinado em seu quarto e todas as suspeitas caem em cima da bela Isaura que além de lutar pela sua liberdade, terá de lutar pelo seu amor, Álvaro (Théo Becker), um jovem abolicionista.