Ator fala do desafio de viver o protagonista de Paulo - O Apóstolo: "Diferentes fases"
Produção da Record que estreia em julho é o primeiro trabalho bíblico de Murilo Cezar

Publicado em 18/05/2025 às 11:00
Protagonista de Paulo - O Apóstolo, nova superprodução bíblica da Record que estreia em julho, Murilo Cezar diz que vive o seu maior desafio. "O protagonismo é um internato. Quando não estou no set, estou me preparando para estar. É um condicionamento de atleta”, avalia o ator em conversa exclusiva com o NaTelinha.
"Paulo é um grande marco na minha trajetória. É um personagem biográfico, amado por muitas pessoas e presente na vida delas. Me sinto honrado por essa responsabilidade e trabalho para honrá-la diariamente nas gravações. Podem esperar grandes emoções e um trabalho feito com muito amor”.
Murilo Cezar
Com mais de dez anos de carreira, este é o primeiro personagem bíblico de Murilo Cezar. Na TV, o trabalho mais recente foi em Poliana Moça (2022) como Marcelo Pessoa, mesmo papel que interpretou em As Aventuras de Poliana (2018).
O ator é reconhecido até hoje por esse trabalho e acha que será interessante essa troca com o público das novelinhas infanto-juvenis.
+ Joyce em História de Amor, Carla Marins volta às novelas da Globo após 13 anos
"O público de Poliana foi e é muito carinhoso comigo e com o personagem Marcelo. Torço para que se emocionem com Paulo também".
Murilo Cezar
“Cada papel que vivi me preparou para esse momento. Acredito que a vida me trouxe aprendizados que me possibilitaram um entendimento mais humano e maduro da profissão”, acrescenta.
NaTelinha: Como surgiu o convite para Paulo - O Apóstolo?
Murilo Cezar: Foi um convite muito especial, eu havia feito um teste para outro projeto na casa, a autora viu esse teste e ali que cogitou para Paulo. O convite veio um tempo depois. Eu conhecia a história de Paulo, mas não tinha a dimensão de toda sua magnitude. É um privilégio estar vivendo esse papel.
NaTelinha: É sua primeira produção bíblica?
Murilo Cezar: Sim, minha primeira. Sempre fui fã da linguagem épica. Agora fazendo, tive a certeza que me identifico com a linguagem.
NaTelinha: Qual o maior desafio desse trabalho?
Murilo Cezar: A jornada de Paulo é uma verdadeira saga. Ele viveu e passou por muitos desafios e atribulações. Na nossa história, sinto que o desafio é vivê-lo em todas suas diferentes fases, suas constantes idas e vindas, repletas de começos e despedidas. Tanto dos lugares, cenários, como dos personagens.
NaTelinha: Além dos estudos para o papel, como tem sido a preparação? Precisou mudar alguns hábitos como alimentação e preparo físico?
Murilo Cezar: Para viver Paulo emagreci algo em torno de 10 quilos. O conceito é de um corpo mais natural, condizente a sua realidade e atividades da época. Sigo cuidando mais suavemente para manter o corpo até o final do projeto. Agora é a parte mais fácil. [risos]
+ Murilo Benício volta às novelas para viver amante de Grazi Massafera
NaTelinha: Você vem de dois trabalhos infantis que Foram As Aventuras de Poliana e Poliana Moça, ambas do SBT. Como você imagina a reação das pessoas que acompanham o seu trabalho ao vê-lo agora?
Murilo Cezar: São universos bem distintos. Creio que será interessante essa troca com o público de Poliana. O público de Poliana foi e é muito carinhoso comigo e com o personagem Marcelo. Torço para que se emocionem com Paulo também.
NaTelinha: Alguma curiosidade nas gravações de Paulo, O Apóstolo?
Murilo Cezar: Paulo é uma jornada linda, forte e muito emocionante. Tem sido uma experiência única viver toda essa saga. Estar numa casa que não só conhece, mas se relaciona afetuosamente com a história é realmente uma experiência que levarei comigo na vida.