Edição

Globo estrangula Chocolate com Pimenta com capítulos de 15 minutos

Novela volta ao ar nesta segunda (26) e faz dobradinha nas tardes com O Cravo e a Rosa


Murilo Benício e Mariana Ximenes em cena da novela Chocolate com Pimenta, que reestreia nesta segunda-feira (26) na Globo
Danilo (Murilo Benício) e Ana Francisca (Mariana Ximenes) se conhecem no primeiro capítulo de Chocolate com Pimenta, mas cena não deve ir ao ar na reestreia desta segunda-feira (26) na Globo - Foto: Divulgação/Globo

Chocolate com Pimenta volta ao ar nesta segunda-feira (26), na Globo. A emissora optou por “estrangular” a novela em sua programação de forma que os capítulos iniciais dividam espaço nas tardes com as emoções finais da reprise de O Cravo e a Rosa. Assim, a história de Ana Francisca (Mariana Ximenes) será exibida em capítulos de apenas 15 minutos nesta primeira semana.

É o que revela a grade da programação da Globo referente ao período de 26 a 30 de setembro. Quatro dos cinco primeiros capítulos de Chocolate com Pimenta vão ao ar com apenas 15 minutos de exibição. A exceção é o de terça-feira (27), que contará com 20 minutos, ainda assim bem menos do que os episódios originais da novela de Walcyr Carrasco. A estreia, hoje, fica no ar entre 14h45 e 15h.

Considerando essa divisão, é possível que o primeiro capítulo original de Chocolate com Pimenta, que tem 45 minutos de duração, seja exibido de hoje até quarta-feira (28). O resto da semana deve ficar restrito ao segundo capítulo, enquanto o terceiro episódio original da novela passa a ser exibido segunda que vem, 3 de outubro.

Para dividir a faixa vespertina com sua substituta, a última semana de O Cravo e a Rosa também terá tempo reduzido na programação. De acordo com a grade, a novela não deve passar de 30 minutos no ar, contando com os intervalos. Capítulos exibidos na semana passada chegaram a ter até 37 minutos de arte – sem considerar os comerciais.

Dobradinha de novelas é comum desde 2014, mas prejudica apresentação das novelas

imagem-texto

A “dobradinha” de novelas, agora usada na faixa de edições especiais, se tornou uma prática comum no Vale a Pena Ver de Novo em 2014, quando O Cravo e a Rosa deu lugar na faixa para Caras & Bocas (2009). Desde então, o início de uma nova reprise sempre divide espaço com os capítulos iniciais da trama que está chegando ao fim.

A prática é feita para impulsionar a audiência da novela que está voltando ao ar. O objetivo é aproveitar o público que acompanha os últimos capítulos da trama que chega ao fim, geralmente com números maiores no Kantar Ibope. Para isso, contudo, a estrutura dos primeiros capítulos acabam totalmente destruídas e até a repercussão das estreias acaba prejudicada.

Chocolate com Pimenta dá um bom exemplo disso. Nos 15 minutos iniciais do primeiro capítulo, pouco é apresentado sobre a trama. Alguns dos personagens centrais, como a vilã Jezebel (Elizabeth Savalla), sequer devem aparecer. E a protagonista Ana Francisca só chega à cidade de Ventura na última cena do episódio original.

Chocolate com Pimenta será exibida pela 5ª vez

imagem-texto

Exibida originalmente entre 2003 e 2004, Chocolate com Pimenta volta ao ar mais uma vez. Além da primeira apresentação e desta nova reprise, a novela já passou três vezes: em 2006 e em 2012, no Vale a Pena Ver de Novo, e em 2021, no canal Viva. É o mesmo número de exibições de O Cravo e a Rosa.

Ana Francisca é uma moça simples e ingênua que se apaixona por Danilo (Murilo Benício) ao chegar à fictícia cidade de Ventura. O casal é alvo das armações de Olga (Priscila Fantin), apaixonada pelo rapaz. Depois de ser humilhada pela população, a protagonista jura vingança, se casa com o milionário Ludovico (Ary Fontoura) e vai morar no exterior.

Anos depois, Ana Francisca retorna à cidade após a morte do marido, disposta a dar o troco em todos que riram dela no passado. Seu principal objetivo é tirar dali a fábrica de chocolates do falecido, empresa que movimenta a economia local. A história fez um grande sucesso em sua primeira exibição, o que motivou tantos “repetecos” na TV.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Chocolate com Pimenta. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado