Haja sofrimento!

Grávida, abandonada e envergonhada: O destino de Clotilde em Éramos Seis

Solteirona dá a luz na estrada a caminho do interior


Simone Spoladore
Clotilde decide criar o filho sozinha em Éramos Seis - Reprodução/TV Globo

Em Éramos Seis, a vida de Clotilde (Simone Spoladore) não tem sido fácil desde que se apaixonou por Almeida (Ricardo Pereira). Quando a conheceu, o vendedor escondeu que já havia sido casado. Ao descobrir toda a verdade a moça não quis mais nada com ele por medo de ser julgada. Na época, o divórcio ainda não era permitido. Então, para os dois ficarem juntos a irmã de Lola (Gloria Pires) teria que aceitar se amigar com o comerciante.

Porém, o casal nunca deixou de se amar e tiveram algumas recaídas. A última foi quando Clotilde estava prestes a voltar para Itapetininga e Almeida a convenceu a desistir da viagem sob a alegação de que ele a assumiria.

O problema é que Natália (Marcela Jacobina) comprovou a união estável que mantém com o funcionário de Assad (Werner Schünemann). Assim, ele ganhou o direito de compartilhar a guarda dos filhos do seu primeiro casamento.

Então, a tia de Alfredo (Nicolas Prattes) sofreu mais uma rasteira, só que desta vez com consequências. Acreditando nas promessas do vendedor de tecidos, a solteirona acabou se entregando a ele e engravidou.

Com exceção de Durvalina (Virgínia Rosa), Clotilde conseguiu esconder de todo mundo a gestação. Prestes a dar à luz, a moça não sabe se entrega a criança para adoção, conta a verdade e exige que o pai da criança assuma as responsabilidades ou mantém o silêncio e volta para o interior. Confira:

Clotilde volta atrás e não revela gestação a Almeida

Grávida, abandonada e envergonhada: O destino de Clotilde em Éramos Seis

Nos próximos capítulos de Éramos Seis, Clotilde será aconselhada por Durvalina a confessar a Almeida que ele será pai de um filho que ela está esperando. Tudo acontece depois que a irmã de Lola ficar apavorada com a roda da adoção.

A solteirona engravidou já na primeira transa que teve com o vendedor. Na ocasião, ela estava preste a voltar para Itapetininga e foi o próprio comerciante quem a convenceu a ficar sob a promessa de que ficaram juntos.

O problema é que a irmã de Lola foi deixada de lado mais uma vez pelo amado que desistiu da se separar de Natália porque a tradutora convenceu o juiz da vara de família que o casal mantém união estável no processo de guarda compartilhada dos filhos de Almeida.

Ao invés de Clotilde contar a verdade para o amado, ela vem mantendo a gestação às escondidas e disfarçando a barriga com a ajuda de faixas e ataduras. Nem a viúva de Júlio (Antonio Calloni) sabe o que vem acontecendo com sua irmã.

Por outro lado, a tia de Carlos (Danilo Mesquita) até cogitou a possibilidade de entregar o bebê para a adoção, mas irá desistir depois de ir até a Santa Casa e dar de cara com a roda onde os recém nascidos são abandonados.

Clotilde se viu fazendo o mesmo e acabou sendo tomada por um sentimento de culpa. Ao voltar para casa, ela irá encontrar Durvalina e abrir seu coração. Então, a empregada sugere que a solteirona exija de Almeida o apoio que ela precisa.

“Ele tem um pai, sim. É o seu Almeida. E ele precisa saber o que está acontecendo. Você está grávida há meses! Tem que falar com ele”, aconselha a ex-empregada de Lola.

A moça toma coragem e vai até a loja de tecidos conversar com Almeida, mas descobre que o vendedor deu uma saída. Quando Clotilde se vira para ir embora será surpreendida por Natália. “Estava a procura do Almeida? Posso saber o que quer com o meu marido?”, indaga a tradutora.

A irmã de Lola inventa uma desculpa ao alegar que gostaria de saber como Alfredo, seu sobrinho, tem se saído no trabalho. O rapaz ficou no lugar do Julinho depois que o rapaz se mudou para o Rio de Janeiro. “Seu sobrinho? É tia do Alfredo, filho do Júlio… Sei, sei… E eu lembro da senhora, vi em um dia de chuva… Debaixo do guarda-chuva com meu marido!”, alfineta Natália. 

De repente, Almeida entra na loja e chama Clotilde pelo nome sem se importar com a presença da mulher. A irmã de Lola acaba indo embora sem contar o que realmente foi fazer na loja. Já Natália fica ligada. “Então essa é a Clotilde? A Clotilde!”, pensa. A cena vai ao ar dia 1º de fevereiro.

Durvalina aconselha Clotilde a abrir o jogo com sua irmã

Grávida, abandonada e envergonhada: O destino de Clotilde em Éramos Seis

Clotilde escondeu de todo mundo que está esperando um filho de Almeida. Até a barriga ela conseguiu disfarçar com a ajuda de ataduras e faixa sem se preocupar se estava prejudicando sua vida ou a saúde do bebê. A solteirona pensou em entregar criança para a adoção assim que ela nascer. Mas irá desistir depois de ir à Santa Casa e ficar de frente com a roda dos enjeitados. A imagem deixou a moça em pânico.

Durvalina é a única pessoa que sabe de toda a verdade e sugeriu que a tia de Alfredo revelasse tudo ao pai da criança, já que ele tem responsabilidades sobre o filho, mas a presença de Natalia fez com que Clotilde desistisse.

Grávida, solteira e preste a dar à luz, a tia de Alfredo será aconselhada novamente por Durvalina. Desta vez, a funcionária de Afonso (Cássio Gabus Mendes) fala para a moça abrir o jogo com a irmã.

“Tem sido tudo tão difícil pra minha irmã… Ainda nem tive coragem de conversar com ela… Sei que a Lola vai se preocupar, vou estar colocando mais um problema nos ombros dela…”, responde Clotile). A essa altura, Carlos (Danio Mesquita) já terá sido morto por uma bala perdida e a mãe do rapaz estará devastada com a perda do filho, claro. Porém, a cozinheira insiste com a amiga.

“Você não pode esperar mais, Clotilde, está ficando difícil disfarçar essa barriga… Peça ajuda a dona Lola… Ela vai fazer você encontrar um caminho melhor. Sem medo, sem a vergonha que sente… você não pode fugir dessa gravidez, uma hora ela arrebenta por aí”, prevê Durvalina. A cena irá ao ar no capítulo do dia 10 de fevereiro.

Clotilde tem filho sozinha e na beira da estrada

Grávida, abandonada e envergonhada: O destino de Clotilde em Éramos Seis

Envergonhada por causa da gravidez e sem esperanças em ter Almeida ao seu lado, Clotilde decide deixar São Paulo e voltar para Itapetininga, mas não sem antes contar tudo para Lola. A solteirona não tem tido paz desde que descobriu a gestação. Um dos seus pensamentos foi entregar o filho para a roda dos enjeitados, mas o sentimento de culpa a fez desistir. Porém, a doceira também não teve coragem de contar tudo para o pai da criança.

Desde que Lola enviuvou que Clotilde tem visto de perto a luta da dona de casa para sustentar a família. Nos próximos capítulos, ela ainda sofrerá novo baque depois que Carlos for baleado durante uma manifestação e morrer. Então, sem ter mais como esconder a gravidez e nenhuma esperança de montar família ao lado de Almeida, a solteirona toma uma decisão radical e volta para Itapetininga.

Porém, antes de embarcar ela revela a gravidez para a irmã que fará de tudo para apoiá-la. "Precisamos contar para a mamãe. Não é vergonha, ela precisa saber que vai ter um neto ou neta”, dirá Lola.

"Essa criança merece ter pai e mãe. Um nome completo na certidão. Mas não vou abandoná-la. Vou entregar meu filho para Zeca [Eduardo Sterblitch] e Olga [Maria Eduarda de Carvalho]", decidirá Clotilde.

A dona de casa ainda tenta convencer a irmã a continuar em São Paulo e promete ajudá-la a criar a criança, mas será em vão. "Se soubesse tinha feito um casaquinho para você levar. Mando depois, não tenho um presente", dirá a mãe de Alfredo enquanto se despede da irmã na estação de trem.

"Resolvo o enxoval em Itapetininga. Olga deve ter muita coisa. Mas, olha, estou levando linhas novas. Eu mesma farei um casaquinho. Já fiz tantos para a gente. Faço para o meu... Para o bebê", responde Clotilde. Durante a viagem, a irmã de Olga se sentirá mal no trem e acaba saltando antes de chegar ao seu destino. Será ali, dentro de uma banheiro, que Clotilde dará a luz. "Meu Deus, vai ser agora? Ajuda, ajuda", grita quase sem forças.

Como ninguém aparece para socorrê-la, a solteirona se senta no chão. "Meu Deus, me ajude. Estou sozinha", balbucia. A essa altura, Olga e Zeca estão a procura de Clotilde na estação de Itapetininga.

Um funcionário diz se lembrar de uma passageira com as mesmas descrições de Clotilde e avisa que a moça saltou na penúltima estação. O casal vai até lá e a ruiva encontra sua irmã no banheiro com um bebê nos braços e uma tesoura ao lado suja de sangue. "Nasceu. Nasceu sozinho, quis nascer”, sussurra a moça. A sequência vai ao ar no capítulo do dia 11 de fevereiro.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado