Indireta para Record?

Com a concorrência de "Topíssima", Globo inova na chamada de "Verão 90"

Emissora criou uma chamada geral para a trama


Isabelle Drummond e Cláudia Raia caracterizadas como Manuzita e Lidiane em Verão 90, posam para foto sorrindo e imitando a pantera
"Verão 90" deu uma leve provocada em "Topíssima"? Foto: Divulgação

Mesmo com audiência crescente, "Verão 90" recebeu um tratamento especial da programação da Globo na semana de estreia de "Topíssima", novela da Record que vai disputar audiência com a trama global. 

A emissora carioca optou por dar ao folhetim de Izabel de Oliveira e Paula Amaral com direção artística de Jorge Fernando uma chamada geral numa espécie de lembrança ao público que "Verão 90" é a novela das 7 do público. Sem fazer qualquer referência à concorrência, a chamada acabou parecendo uma indireta.

Com cenas gerais da trama, o locutor disse: "De segunda a sábado. 'Verão 90', a sua novela das 7". O vídeo conta com 10 segundos e vem sendo exibido ao longo da programação da Globo (veja no final da matéria).

Coincidência ou não, essa não é uma estratégia comum do canal e chamou a atenção porque na terça-feira (21) a Record reabriu seu horário das 7 para as telenovelas ao estrear "Topíssima". A produção que tem a assinatura de Cristianne Fridman e direção geral de Rudi Lagemann não tem incomodado "Verão 90" em seus primeiros capítulos, porém tem sido muito elogiada por público e crítica e obtido números estáveis na disputa pela vice-liderança.

Costumeiramente a Globo traça estratégias para enfrentar as novelas da Record. Recentemente, na estreia de Carlos Lombardi na emissora dos bispos, seu ex-canal optou por alongar a novela das nove a fim de sufocar o folhetim rival. As primeiras semanas de "Pecado Mortal" (2013) não conseguiu emplacar porque a Globo deixou no ar "Amor à Vida" até próximo das 23h. Deu certo, a novela não atingiu grandes índices e acabou mudando de horário.

Mas nem sempre a estratégia global funciona. Para tentar enfrentar o crescimento de "Os Dez Mandamentos" (2015), a dramaturgia da emissora carioca antecipou o fim de "Babilônia" que vinha com números baixos e estreou "A Regra do Jogo" que marcava a volta de João Emanuel Carneiro ao horário após o fenômeno "Avenida Brasil" (2012). Não deu certo e a obra de JEC chegou a perder a liderança para a trama bíblica por alguns minutos em muitos dias.

Ao menos neste momento, "Verão 90" e "Topíssima" parecem muito distantes em termos de audiência. Na última quinta-feira (23), enquanto o folhetim da Globo obteve 26,7 de média, a novela da Record ficou com 9,0, ou seja, quase três vezes menos. Mas, já diz o ditado, "prevenir é melhor que remediar". A programação da Globo deve concordar.

Confira a chamada de Verão 90:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado