Exclusivo

"O Sétimo Guardião" derruba pela metade repercussão das novelas das 21h na web

Levantamento exclusivo mostra que novela enfrentou problemas nas redes sociais


Gato León e Clara
Montagem/NaTelinha

Além dos contratempos nos bastidores e no Ibope, "O Sétimo Guardião" também não decolou na internet.  Levantamento realizado pela agência de marketing digital Tubelab e obtido com exclusividade pelo NaTelinha, mostra que a história de Aguinaldo Silva sobre uma fonte milagrosa fez derrubar até pela metade a repercussão da novela das 21h da Globo nas redes sociais.

No quesito audiência, em comparação com as duas antecessoras no horário, a emissora carioca enfrenta uma diminuição de até 25% com a exibição da trama dos guardiães na Grande São Paulo.  A pesquisa indica que a baixa pontuação também reflete na repercussão da trama nas redes sociais.

Confira:

O Outro Lado do Paraíso

\"O Sétimo Guardião\" derruba pela metade repercussão das novelas das 21h na web

Exibida entre outubro de 2017 e maio de 2018, "O Outro Lado do Paraíso"atingiu 38,2 pontos de audiência na capital paulista, a maior média da Globo desde "Avenida Brasil", que marcou 39 pontos em 2012.

No Instagram, a trama de Walcyr Carrasco foi mencionada através de sua hashtag 153 mil vezes. Até no último mês de abril de 2019, mesmo tendo saído do ar há dois anos, foi mencionada 182 vezes nas redes em geral, sendo 16 no Twitter. Além disso, conseguiu alcançar o posto de Trendings Topics por 113 vezes.

Segundo Sol 

\"O Sétimo Guardião\" derruba pela metade repercussão das novelas das 21h na web

A trama do cantor Beto Falcão (Emílio Dantas), transmitida entre maio e novembro de 2018, consolidou em São Paulo média de 33,4 pontos. Uma pontuação 14,4% menor em comparação a sua antecessora na faixa das 21h, o "O Outro Lado do Paraíso".

A pesquisa realizada pela Tubelab indicou que a novela foi mencionada 132 mil vezes no Instagram e alcançou os Trending Topics 53 vezes.

Ou seja, com o folhetim de João Emanuel Carneiro, a Globo viu seu horário nobre cair 13,7% em repercussão na web. Números que se aproximam a queda que sofreu no Ibope.

Neste último mês, "Segundo Sol"  foi mencionada 203 vezes nas redes, sendo seis no Twitter. A maioria dos posts faz comparações entre personagens da trama e com "O Sétimo Guardião".

O Sétimo Guardião

\"O Sétimo Guardião\" derruba pela metade repercussão das novelas das 21h na web

Até o momento, na Grande São Paulo, a trama de Aguinaldo Silva atingiu média de 28,7 pontos, a menor pontuação atingida por um folhetim das 21h nos últimos três anos. Em comparação com “O Outro Lado do Paraíso", a Globo enfrenta uma queda de 24,9% de audiência e 12,6% em relação a "Segundo Sol".

No Instagram, até o dia 08 de maio, "O Sétimo Guardião" conseguiu 73 mil menções por hashtag e 18 Trending Topics em seu currículo.

Uma queda de repercussão de 52,3% na rede social em comparação com "O Outro Lado do Paraíso" e de 44,7% sobre "Segundo Sol".

"Tantos as novelas, seriados ou qualquer programa de TV aberta, se apoiam muito na pulverização da informação via redes sociais. Porque isso estimulam as pessoas a verem. Quando ela não pega no gosto das redes sociais, que também é o gosto da população em geral, essa pulverização não acontece. Porque as pessoas acabam se interessado no conteúdo que tá ali e audiência abaixa", analisa Danilo Strano, sócio e diretor de planejamento da Tubelab.

E completa: "É a história do ovo e da galinha, o que veio primeiro? Bom, a gente não sabe mas quando não pulveriza não dá audiência. E quando não dá audiência não pulveriza nas redes. Uma coisa puxa a outra".

Confira o ranking 

1º lugar - "O Outro Lado do Paraíso": 113 vezes nos Trending Topics (Twitter) e 153 mil menções no Instagram com as hashtags: #ooutroladodoparaiso e #ooutroladodoparaíso

2º lugar - "Segundo Sol":  53 vezes nos Trending Topics e 73 mil menções no Instagram com a hashtag #segundosol

3º Lugar - "O Sétimo Guardião": 18 vezes nos Trending Topics (até 08 de maio) e 73 mil menções no Instagram com as hashtags #osetimoguardiao, #osetimoguardião e #osétimoguardião

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado