Triste coincidência

O dia em que uma novela da Globo registrou as enchentes do Rio de Janeiro

Ontem não foi a primeira vez que a tragédia alcança a cidade e vira notícia na televisão


Nathalia Dill em Escrito nas Estrelas
"Escrito nas Estrelas" contou com cena de enchente dias após tragédia real no Rio de Janeiro

Com a forte chuva desta última quarta-feira (06), boa parte do Rio de Janeiro ficou debaixo d’água. Enchentes prejudicaram diversas famílias e, infelizmente, foi responsável por fazer vítimas. Mas não é a primeira vez que a tragédia alcança a cidade carioca e vira notícia na televisão.

No dia 06 de abril de 2010, as cidades do Rio e Niterói sofreram com as chuvas e vários pontos ficaram alagados. No dia seguinte, uma avalanche de terra atingiu o Morro do Bumba e 47 pessoas morreram, além de centenas de moradores terem ficados desabrigados.

No dia 12 de abril, uma segunda-feira, estreou “Escrito nas Estrelas”. A novela da autora Elizabeth Jhin deu seu pontapé inicial também com enchentes na cidade do Rio de Janeiro. O caso chamou atenção pela coincidência e se tornou reportagem até da própria Globo.

“Eu acredito no destino, em coincidência, no acaso. E é assustadora essa coincidência, uma infeliz coincidência. A novela é exatamente isso: um menino querendo ajudar as vítimas de enchentes e o pai achando que ele é um romântico. O primeiro capítulo é fundamental para o resto da trama”, comentou Nathalia Dill para a matéria da Vênus Platinada em 2010, quando participou da reunião do elenco para assistir ao primeiro capítulo da produção.

Elizabeth Jhin também falou sobre o assunto na época e lamentou a tragédia que aconteceu nas duas cidades. Ela fez questão de ressaltar que escreveu os primeiros capítulos bem antes do ocorrido nos municípios do Rio de Janeiro. “Foi realmente uma coincidência. Comecei a escrever a novela há um ano. Quis colocar algo relacionado a solidariedade e pensei nas chuvas nas encostas. É uma coisa muito triste, mas foi uma necessidade dramatúrgica. Nem imaginava o que aconteceria”, disse a autora.

Enchente no Rio de Janeiro: O dia em que uma novela da Globo registrou a tragédia

Este tipo de semelhança entre a realidade e a ficção aconteceu diversas vezes na dramaturgia. Em 2011, por exemplo, “Morde e Assopra” iniciou com um terremoto no Japão (foto/acima). No dia anterior a estreia, a terra do Sol Nascente tinha sofrido com o fenômeno natural. A novela chegou a homenagear as vítimas orientais.

Em 2013, “Saramandaia” exibiu no seu primeiro capítulo personagens protestando contra políticos da cidade fictícia da proção. Neste mesmo período, os noticiários brasileiros estavam focados nas manifestações dos vinte centavos, que acarretou em diversos outros protestos em todo país.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado