Roraima disparou

Novelas fazem buscas por viagens dispararem: "são fortes no imaginário"

Até a Austrália, que foi pano de fundo apenas no início de "Totalmente Demais", teve acréscimo de buscas em plataforma de viagens


imperiojosealfredo0308_a7e8b8d080a1d55dabe6f26f79096432d7effbb6.jpeg
História do Comendador José Alfredo fez buscas por Roraima, onde a novela é ambientada, disparar - Fotos: Divulgação/TV Globo

Produto mais forte da televisão brasileira, a novela impacta diretamente na cultura, hábitos e também nos destinos do público. É o que mostra um levantamento realizado pelo Kayak, maior plataforma de planejamento de viagens do mundo.

Atualmente em cartaz no horário das 21h na Globo, "Segundo Sol" registrou um aumento de 112% nas buscas por Salvador 50 dias após suas estreia em relação aos 50 anteriores.

Para Eduardo Fleury, Líder de Operações da empresa, o estudo revela um impacto significativo. "As novelas estão entre os produtos culturais mais fortes no imaginário brasileiro. É claro que, para que haja um impacto importante na intenção de viagens, o destino que retratam precisa ser muito bem caracterizado e relevante para a trama", analisa ele ao NaTelinha.

Novelas fazem buscas por viagens dispararem: \"são fortes no imaginário\"

Terminada em maio, "O Outro Lado do Paraíso", de Walcyr Carrasco, fez com que a busca por Tocantins tivesse uma disparada de 80%. Com belas paisagens do Jalapão e do estado, a trama foi uma das mais bem-sucedidas do horário nos últimos anos, o que colaborou para o número.

Novelas fazem buscas por viagens dispararem: \"são fortes no imaginário\"

Para Fleury, uma novela em horário nobre é um fenômeno cultural muito forte no Brasil. "Quando ambientada em local ou cidade bastante característico, o destino em questão ganha destaque, aparece na imprensa e passa a ser assunto de conversa. Com isso, viajantes passam a pesquisar mais sobre ele e eventualmente, o incluem em seus roteiros", diz.

"Totalmente Demais" terminou há mais de dois anos e além de ser um fenômeno nas feiras de TV pelo mundo onde a Globo está exportando a trama de Rosane Svartman e Paulo Halm, fez com que a busca pela Austrália aumentasse em 19%. Apenas os primeiros capítulos foram ambientados na terra do canguru.

Novelas fazem buscas por viagens dispararem: \"são fortes no imaginário\"

Questionado sobre qual destino teve uma crescente que mais o surpreendeu, Eduardo Flery fala sobre Austrália e Roraima. "Foram os mais inusitados. No caso da Austrália foi inusitado porque apenas o começo da novela se passava lá. O restante da trama se desenrolava em muitos outros destinos e ainda assim, já houve um crescimento", diz.

Novelas fazem buscas por viagens dispararem: \"são fortes no imaginário\"

O caso mais flagrante, conforme disse o Líder de Operação da Kayak, é Roraima, que serviu de ambientação para "Império", produzida em 2014. O aumento nas buscas foi de 525%.

"O caso de Roraima surpreende por não se tratar de um destino comum na rota de viagem dos brasileiros. Entendemos que por meio das novelas, portanto, lugares 'inexplorados' possam ganhar destaque", enfatiza Fleury.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado