Polêmica

Conselho de Relações Públicas se irrita com cena de Ícaro em "Segundo Sol"; entenda

Personagem de Chay Suede é garoto de programa em trama global


icaro-segundo-sol_4963ed9a39801aa945747cb00fed3567cabf3aed.jpeg
Divulgação/ TV Globo

Uma cena de Ícaro, personagem de Chay Suede em "Segundo Sol" está causando muita polêmica. O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Confepe), divulgou uma nota na última quarta-feira (30) repudiando a cena em que Ícaro afirma que era "relações públicas".

Ícaro discutia com a sua irmã Manuela (Luísa Arraes) quando ela gritava com o irmão, sem aceitar que ele estava trabalhando como garoto de programa. O boy de Laureta (Adriana Esteves) retrucou afirmando que o emprego era "relações públicas".

O Confepe emitiu uma nota oficial no seu site informando que recebeu várias manifestações de profissionais registrados expressando descontentamento com a cena.

Conselho de Relações Públicas se irrita com cena de Ícaro em \"Segundo Sol\"; entenda

"Por entendermos a grande responsabilidade desta emissora na transmissão de informações corretas, solicitamos que o autor João Emanuel Carneiro possa deixar claro, nos próximos capítulos, o que de fato faz o profissional formado em relações públicas. O relações-públicas é o profissional responsável pela gestão da comunicação nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor, por meio do estabelecimento de políticas, estratégias e instrumentos de comunicação e relacionamento. Realiza atividades de pesquisa e análise, de assessoria e consultoria, de planejamento e de divulgação, podendo ser também um empreendedor da área para diversos segmentos", diz o texto.

A Globo procurada pelo NaTelinha, não se manifestou. Caso o faça, o texto será atualizado.

Confira ele na íntegra:

Apesar de compreendermos que a novela da Rede Globo, Segundo Sol, se tratar de uma obra de ficção, mas cientes do impacto da emissora na formação da opinião pública, o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas – Conferp – ressalta que a profissão de Relações Públicas é regulamentada pela Lei 5.377, de 11 de dezembro de 1967, e que somente podem exercê-la profissionais com nível superior e registrados no respectivo conselho regional.

Hoje (29/05), o Conferp recebeu várias manifestações de profissionais registrados expressando o seu descontentamento com a cena que foi ao ar nessa segunda-feira, 28 de maio de 2018, onde o personagem Ícaro (Chay Suede) diz para sua irmã Manuela (Luisa Arraes) que é relações-públicas. Por entendermos a grande responsabilidade desta emissora na transmissão de informações corretas, solicitamos que o autor João Emanuel Carneiro possa deixar claro, nos próximos capítulos, o que de fato faz o profissional formado em relações públicas.

O Conferp esclarece que o relações-públicas é o profissional responsável pela gestão da comunicação nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor, por meio do estabelecimento de políticas, estratégias e instrumentos de comunicação e relacionamento. Realiza atividades de pesquisa e análise, de assessoria e consultoria, de planejamento e de divulgação, podendo ser também um empreendedor da área para diversos segmentos.

Entre as atividades desenvolvidas pelo profissional estão planejamento, coordenação, ações, controle e aconselhamento – da gestão relacional e comunicacional da instituição frente às demandas da sociedade e dos públicos, entre eles os empregados, a comunidade, a imprensa, os acionistas, as organizações não governamentais, os investidores e os governos. São responsáveis pela gestão da comunicação organizacional, comunicação interna e institucional; assessoria de imprensa, gerenciamento de crise, pesquisa de opinião e de imagem, ombudsman, cerimonial e eventos, entre outras atividades que envolvem gestão e construção de relacionamentos.

No cenário social, político e institucional que vivemos atualmente no Brasil, propenso a crises, controvérsias e conflitos, se torna necessário o conhecimento sobre os princípios da atividade profissional de Relações Públicas: a comunicação e as relações pautadas na transparência, voltadas ao interesse público e dos públicos; em um ambiente onde os posicionamentos de organizações privadas, públicas e da sociedade civil estejam respaldas no compromisso, diálogo e confiança.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado