Exclusivo

Diretor volta à "Malhação" após 20 anos e diz: "A questão das diferenças é relevante e urgente"

Paulo Silvestrini dirige a nova temporada, "Viva a Diferença", de Cao Hamburger


Paulo Silvestrini_3b683105c5deee0b4812f427b10edec4fdf2ca0b.jpeg
Globo/Reinaldo Marques

Com uma carreira de mais de 20 anos na Globo, por onde começou como assistente de direção de novelas nos anos 90 como "Quatro por Quatro", Paulo Silvestrini é o diretor da nova temporada de "Malhação", que desta vez leva "Viva a Diferença" como subtítulo. O texto é assinado por Cao Hamburger, que tem a oportunidade de escrever uma novela pela primeira vez.

Silvestrini, que nos últimos anos dirigiu alguns dos maiores sucessos da Globo, como "Avenida Brasil" (2012), está de volta ao folhetim adolescente que ajudou a implantar ao lado da autora Andrea Maltarolli (falecida em 2009) em 1997. Vinte anos separam as duas temporadas mas a missão é a mesma: conversar com o público jovem.

Diferente dos anos 90, quando a TV era um dos poucos meios de comunicação, Silvestrini lidará com um público mais exigente, que agora acompanha séries internacionais e uma infinidade de conteúdo nas plataformas digitais. No entanto, a essência do público é a mesma: "Me interessa o olhar do adolescente, que faz tudo da vida de adulto pela primeira vez. É um período tão complexo, cheio de descobertas e com tantas escolhas para fazer", pontua o diretor.

A nova temporada de "Malhação" também vem com um visual diferente. Após mais de 20 anos tendo o Rio de Janeiro como pano de fundo, a história agora se passará em São Paulo. "É a cidade que melhor atende à proposta desse projeto, que tem a diversidade como protagonista", defende.

Em um bate-papo exclusivo com o NaTelinha, Paulo Silvestrini fala sobre o desafio de voltar à "Malhação", o trabalho com Cao Hamburger e mais detalhes desta nova temporada.

Confira:

NaTelinha - Você vem de uma trajetória da novelas mais pesadas ou densas como "Joia Rara", "Avenida Brasil" e "A Regra do Jogo". Como é voltar à "Malhação" após 20 anos e retomar a um projeto que foi um dos primeiros da sua carreira? Você precisou passar por uma espécie de reciclagem?

Paulo Silvestrini - Tenho um enorme interesse por esse assunto, público e tipo de programa. Trabalhar com o público adolescente sempre foi um prazer enorme. Me interessa o olhar do adolescente, que faz tudo da vida de adulto pela primeira vez. É um período tão complexo, cheio de descobertas e com tantas escolhas para fazer. Tenho um filho de 17 anos e uma de 15 anos. Gosto de conviver e aprender com eles.

Depois de "Malhação", ainda dirigi "Sandy & Júnior" por quatro anos, então acho que nunca me afastei muito desse universo. E percebo que muitas questões permanecem as mesmas, o que mudou foi a nossa maneira de olhar e de lidar com elas. Uma das diferenças é em relação aos comportamentos contemporâneos para a formação e o relacionamento dos grupos de amizade. Temos várias cenas que o Cao propõe que as cinco personagens estejam se relacionando, mas nenhuma delas está no mesmo ambiente.

NaTelinha - Quais são as principais diferenças que vê entre dirigir projetos tão diferentes como "A Regra do Jogo" e "Joia Rara", produtos mais densos, em relação à "Malhação" e "Sandy & Junior", que fez nos anos 2000?

Paulo Silvestrini - Entendo cada projeto como único e procuro estar atento às necessidades e oportunidades específicas de cada um. Respeito às expectativas do público a que se destina cada produto. "Viva a Diferença" não é só para jovens, mas para quem se interessa por assuntos que interessam aos jovens. As questões abordadas pelo programa são relevantes e urgentes. Acredito que, quando tratadas com delicadeza, essas questões promovem identificação e interesse. Dedico a elas toda a atenção.

A escolha dos novos talentos foi muito criteriosa. Todos têm algo que nos interessou e que entendemos que interessará ao público

Diretor Paulo Silvestrini

NaTelinha - Como é gravar "Malhação" em São Paulo e como a cidade vai ser tratada ao longo do ano? Pretendem fazer novas gravações por lá?

Paulo Silvestrini - Como grande metrópole que é, cosmopolita e onde tantos universos convivem, entendo que São Paulo é a cidade que melhor atende à proposta desse projeto que tem a diversidade como protagonista. São Paulo é como o mundo todo. Queremos olhar São Paulo de dentro pra fora, nos sentir dentro dela, impregnar nosso trabalho de sua atmosfera. Fizemos um esforço de produção para a viagem inicial, reproduzimos ambientes paulistanos na cidade cenográfica onde gravamos o programa e pretendemos fazer viagens periódicas a São Paulo com o elenco para renovar essas imagens.

NaTelinha - Cao Hamburger (foto/abaixo) é novato em novelas, mas ao mesmo tempo afastado dos vícios que os autores que dominam o produto já têm. Que considerações tem a fazer do texto dele e de como tem conduzido o folhetim?

Paulo Silvestrini - A primeira grande diferença desta temporada é o Cao e a forma como ele se relaciona com esse universo, o jeito de ele contar a história e os personagens criados por ele. Nosso protagonista é o conceito diversidade. Em defesa da ideia de o protagonismo estar centrado em um conceito, o Cao criou cinco personagens, então é uma história multiplot. É uma história que não gira em torno de um universo só. Ela fala do encontro de cinco universos distintos e do que resulta desse convívio. Ainda assim, estão ali as histórias de amor, humor, os encontros e desencontros e o conflito de interesses característicos do folhetim convencional.

Diretor volta à \"Malhação\" após 20 anos e diz: \"A questão das diferenças é relevante e urgente\"

NaTelinha - "Malhação" sempre foi vista como um celeiro de talentos da Globo. O que você enxerga para time que vem por aí?

Paulo Silvestrini - A vocação de um programa como "Malhação" é a de descobrir talentos. Sempre tivemos a oportunidade de entrar em contato com atores e atrizes iniciantes. Mas a gente tem procurado equilibrar muito o convívio entre as novas experiências e os talentos consagrados. Temos percebido que esse convívio traz um resultado muito positivo e prazeroso para ambos. A escolha dos novos talentos foi muito criteriosa. Todos têm algo que nos interessou e que entendemos que interessará ao público.

NaTelinha - Que recado você deixa para os fãs de "Malhação", que acompanham a esta temporada e provavelmente assistirão à próxima? O que eles podem esperar de novo da nova fase?

Paulo Silvestrini - A questão das diferenças é relevante, urgente e impossível de ser ignorada. É um grande motivo pra gente fazer um programa e é um dos motivos pelos quais estamos fazendo esse. As questões adolescentes estarão lá e a abordagem do Cao é bastante franca, o que eu acho muito legal. Nosso elenco é incrível, os personagens são apaixonantes e estamos fazendo tudo com muito amor.

"Malhação - Viva a Diferença" estreia na próxima segunda-feira (08), às 17h45, na Globo.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado