Novelas

"Em Família": Os romances e confusões da última Helena de Manoel Carlos


39240b891753293300c3e14779197aa1.jpg
Fotos: Divulgação/TV Globo

A última personagem Helena de Manoel Carlos. Essa é a pretensão do autor com sua próxima novela, “Em Família”, que estreia nesta segunda (3), às 21h10 na TV Globo.

A protagonista das tramas de Manoel Carlos já foi vivida por Lílian Lemmertz (1981), Maitê Proença (1991), Regina Duarte (1995, 1997 e 2006), Vera Fischer (2000), Christiane Torloni (2003) e Taís Araújo (2009). E para encerrar esse ciclo, Maneco escolheu homenagear a primeira atriz a viver Helena. Para isso, foi escolhida Júlia Lemmertz, filha de Lílian.
 


Mais uma vez o bairro carioca do Leblon é o ambiente da novela. Dividida em três fases, que percorrem desde os anos 80 até os dias atuais, a trama também terá cenas no estado de Goiás. Já no exterior, o folhetim terá passagens em Viena (Áustria). A novela narra a história dos primos Helena (Júlia Lemmertz) e Laerte (Gabriel Braga Nunes), unidos pelo amor e pela família, mas também pelos sentimentos de ciúme e de inveja. O rapaz, um jovem talentoso, foi consumido pela obsessão que tinha pela prima e que se tornou cada vez maior ao ver o amigo Virgílio (Humberto Martins) mais próximo de sua amada.

Ficha técnica

Escrita por Manoel Carlos
Direção de Núcleo de Jayme Monjardim
Direção Geral de Leonardo Nogueira
Estreia: 03/02
Horário: 21h10
Antecessora: “Amor à Vida”, de Walcyr Carrasco

Elenco

Júlia Lemmertz – Helena Fernandes
Gabriel Braga Nunes – Laerte
Humberto Martins – Virgílio

[galeria]
Agatha Moreira – Gisele
Ana Beatriz Nogueira – Selma
Ângela Vieira – Branca
Antônio Petrin – Viriato
Bruna Marquezine – Luiza
Bruno Gissoni – André
Carla Cristina – Neidinha
Carol Macedo – Gorete
Cláudia Assunção – Mafalda
Cyria Coentro – Maria
Natália do Vale – Francisca Fernandes (Chica)
Giovanna Antonelli – Clara
Helena Ranaldi – Verônica
Herson Capri - Ricardo
Jéssika Alves - Guiomar
Ju Colombo – Ceiça
Leonardo Medeiros – Fernando
Lica Oliveira – Dulce
Manu Gavassi – Paula
Marcello Melo Júnior – Jairo
Marley Danckwardt – Martha
Nelson Baskerville – Itamar
Oscar Magrini – Ramiro Fernandes
Paulo José – Benjamin
Polliana Aleixo – Bárbara
Reynaldo Gianecchini – Cadu
Ronny Kriwat – Leto
Tainá Müller – Marina
Tânia Toko – Rosa
Thiago Mendonça – Felipe
Vanessa Gerbelli – Juliana
Vitor Figueiredo – Ivan
Vivianne Pasmanter – Shirley
Wilson Rabelo – Batista

Triângulo amoroso

Mais uma vez, uma novela de Manoel Carlos recorrerá ao amor entre primos, desta vez entre Helena e Laerte. A trama, como o próprio nome sugere, reúne um grupo familiar. Os irmãos Itamar (Nelson Baskerville) e Ramiro (Oscar Magrini) se casam com as irmãs Selma (Ana Beatriz Nogueira) e Chica (Natália do Vale). O protagonista Laerte é fruto da união entre Itamar e Selma, enquanto Helena é um dos três filhos de Ramiro com Chica. Os dois primos cresceram e foram educados juntos na mesma casa.
 


O outro integrante do triângulo amoroso da novela não é membro da família. Virgílio (Humberto Martins) é um homem apaixonado por Helena desde novinho. No entanto, o triângulo amoroso será marcado por uma tragédia, que unirá para sempre a vida da protagonista com a de Laerte e a de Virgílio. O fato causará no público a sensação de sentimentos sendo criados e destruídos, além de encontros e desencontros na vida dessa família.

A vida das três irmãs

Apesar de irmãs e de viverem ‘em família’ na cidade de Goiânia, Chica, Selma e Juliana (Vanessa Gerbelli) levam vidas bem diferentes. A caçula Juliana é obcecada pela maternidade e se casou com Fernando (Leonardo Medeiros) para conseguir ter um filho. Já o marido casou-se apenas para ter uma companhia.


Já Chica nunca foi feliz ao lado do marido Ramiro. No entanto, ela optou-se por continuar casada por causa dos filhos Helena, Clara (Giovanna Antonelli) e Felipe (Thiago Mendonça). Enquanto isso, a irmã Selma sempre viveu em função do filho único Laerte, deixando de lado até o seu casamento com Itamar.

No entanto, as irmãs que sempre foram unidas, acabarão rompendo o laço de amor e amizade, após o romance dos filhos Helena e Laerte. O amor proibido entre os dois levará a uma tragédia na família. Em meio aos problemas, o irmão de Chica, Selma e Juliana, Leandro (Rafael Tombini), que reside nos Estados Unidos, é alheio às turbulências enfrentadas por sua família no Brasil. Com a tragédia, cada um toma seu rumo. Chica e Helena se mudam para o Rio de Janeiro, Selma fica em Goiânia, enquanto Laerte decide ir embora do país.

A invejosa Shirley


Alice Wegmann é Shirley na primeira fase da novela, enquanto Bruna Marquezine é Helena


Um dos pontos altos de vilania na novela “Em Família” será a personagem vivida por Vivianne Pasmanter. A atriz que, no passado, já deu vida à megera Laura em “Por Amor”, volta a interpretar uma mulher maldosa numa novela de Manoel Carlos. Ela será Shirley, que sente inveja do amor sentido por Laerte em relação à Helena. Assim, Shirley não perderá oportunidade para atacar sua rival. Com uma vida infeliz, a megera não faz nada para mudar sua vida e prefere invejar a felicidade alheia. Além de Shirley, outras personagens que pretendem causar raiva nos telespectadores são Miss Lauren (Betty Gofman) e Branca (Ângela Vieira), que terão o prazer de proporcionar sofrimentos a muitas pessoas.

Amor não correspondido

Branca (Ângela Vieira) é e sempre foi apaixonada pelo marido Ricardo (Herson Capri). No entanto, o amor da personagem nunca foi correspondido pelo esposo. Com o fim do casamento, Ricardo resolve sair de casa e engatar um romance com Chica (Nathália do Vale), que ficou viúva. Arrasada, Branca não aceitará o divórcio facilmente e fará qualquer tipo de ameaça para prender o ex-marido a sua vida.

Um novo amor para Clara


A relação do casal Clara (Giovanna Antonelli) e Cadu (Reynaldo Gianecchini) sempre foi considerada ótima por todos. Do amor entre os dois, nasceu o filho Ivan (Vitor Figueiredo). No entanto, o casal passa por um período complicado na vida, após Cadu ficar desempregado. Mas não será isso que abalará a relação entre os dois.

Clara é uma mulher realizada e se considera uma ‘mulherzinha’, forma pela qual ela nomeia a todas as donas de casa que se dedicam à família e aos trabalhos domésticos. Mas tudo começa a mudar quando ela se apaixona pela personalidade de Marina (Tainá Müller). Começa a partir daí uma forte e marcante história de amor entre duas mulheres. Resta saber como o marido e o filho lidarão com esse novo acontecimento na família.

A volta de Laerte ao Brasil

Após a tragédia que separou Laerte de Helena, o rapaz vai para fora do país, onde pretende estudar música. No exterior, ele se forma em pouco tempo e passa a ser considerado um bem sucedido flautista. Após 20 anos, o rapaz retorna ao país, após seu pai fazer um apelo por sua volta, já que ele se encontrava muito doente.

Laerte desembarca no país na companhia de Verônica (Helena Ranaldi), maestrina e pianista, que o acompanha com uma amante eventual. Ao chegar a Goiânia, Laerte finalmente conhece seu filho Laerte Jr. (Ronny Kriwat), mais conhecido como Leto. O garoto é filho de Shirley (Vivianne Pasmanter), com quem Laerte teve uma noite de amor antes de ir para o exterior.
 


Mesmo com todos os problemas de Laerte, como o filho e a eterna paixão por Helena, Verônica aceita continuar ao lado dele. A morena foi aluna de Laerte fora do país e é apaixonada incondicionalmente pelo músico. Na trama, Verônica concordará em ser uma figura secundária na vida do amado, sofrendo humilhações. Mas nada disso levará a maestrina a conseguir se libertar do amor que sente por ele. Ela inclusive será trocada algumas vezes por Laerte, mas irá suportar tudo em nome desse amor.

Cotidiano retratado

Manoel Carlos sempre teve a tradição de incluir temas sociais em seus folhetins. O alcoolismo, o preconceito, a violência contra idosos e mulheres, a vida de pessoas com Síndrome de Down e as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência foram assuntos que estiveram presentes em novelas do Maneco. Na trama que começa na próxima segunda (03) não será diferente.

“Em Família” mostrará o drama da família de Felipe (Thiago Mendonça), que é viciado em bebidas alcoólicas. A trama retratará como o vício pode desestruturar uma base familiar sólida, causando a perda de um emprego, da esposa e até dos filhos. Já o personagem Benjamin (Paulo José) sofrerá de Parkinson. Benjamin fará de tudo para conseguir superar a doença. Ele não gosta de ser paparicado pelos outros e demonstra querer ajudar os demais idosos que sofrem da mesma enfermidade.

Autor e diretor

Manoel Carlos está entre os principais autores de telenovela no Brasil e tornou-se famoso por seus trabalhos que retratam a sociedade carioca contemporânea, sobretudo referente ao bairro do Leblon. Iniciou sua carreira como autor de novela em 1952, ao escrever “Helena” para a extinta TV Paulista.

Desde então, redigiu mais de 15 novelas, além de seriados, musicais, programas de TV e trabalhos jornalísticos em emissoras como a TV Paulista, TV Excelsior, TV Rio, Rede Record, TV Manchete, Rede Bandeirantes e TV Globo. Só na emissora da família Marinho foram mais de 10 novelas, entre elas os sucessos “Baila Comigo”, “História de Amor”, “Por Amor”, “Laços de Família” e “Mulheres Apaixonadas”.
 


Já Jayme Monjardim atua como diretor de teledramaturgia há 30 anos. Ele estreou na TV Bandeirantes em 1983, quando dirigiu o folhetim “Braço de Ferro”. No ano seguinte, migrou para a Globo, onde trabalhou em “Amor com Amor se Paga”, “Partido Alto”, “Roque Santeiro”, “Sinhá Moça” e “Direito de Amar”. Em 1989, Monjardim assinou com a TV Manchete, emissora na qual dirigiu “Kananga do Japão”, “Ana Raio e Zé Trovão” e o sucesso “Pantanal”.

Em 1999, retornava a Globo para dirigir “Chiquinha Gonzaga”. Desde então, assinou a direção de sucessos como “Terra Nostra”, “O Clone”, “A Casa das Sete Mulheres” e “Páginas da Vida”. No cinema, esteve à frente de longas como “Olga” e “O Tempo e o Vento”.

Anote na agenda

“Em Família” estreia nesta segunda (03), às 21h10, na TV Globo.
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado