Joana D'Arc

Taís Araújo desiste de papel por causa da cor e rende polêmica: "racismo lacrador"


Taís Araújo com expressão de surpressão e Joana D'Arc com objetos de ciência
Taís Araújo havia sido escalada para viver cientista nos cinemas, mas mudou de ideia após críticas pelo tom de pele

A atriz Taís Araújo desistiu de interpretar a química brasileira Joana D'Arc Felix de Souza nos cinemas, por ter um tom de pele mais claro que o dela.

Quando foi escalada, muita gente criticou a escolha, apontando que a mulher de Lázaro Ramos era "clara demais" para viver a cientista no filme.

Agora, a própria atriz concordou e fez a revelação em entrevista ao jornal O Globo. "Achei as críticas justas. Pensei: 'Como uma pessoa que trabalha com isso, como eu, não estava alerta? Eles estão absolutamente certos'. Eu reflito o tempo inteiro sobre inclusão, representatividade e importância de todo mundo participar do mercado", disse.

"Várias atrizes com o tipo físico adequado podem fazer esse filme. Meu desejo maior é que as pessoas saibam dessa história, se inspirem e vejam como a educação pode mudar vidas", completou.

Taís Araújo afirmou ainda que pretende seguir no filme, mas com outro papel. "Posso ser a mãe, a irmã, a amiga ou alguém qeu conviveu com ela na faculdade", finalizou.

Após a declaração, outra ala seguiu criticando a atriz e apontou racismo na decisão. O vereador por São Paulo Fernando Holiday, por exemplo, disse: "A Taís Araujo não será uma personagem nos cinemas porque 'ativistas' disseram que a pele dela é 'muito clara'. A atriz acha que aceitar o papel seria ignorância. Já eu considero ignorância ser escolhido para um trabalho por meio de uma paleta de cores. Eis o racismo lacrador".

Joana D'Arc

Joana D'Arc Felix de Souza tem uma história de superação. Nasceu em Franca, no interior de São Paulo, e teve uma infância muito pobre. Mesmo assim, contornou todos os problemas e conseguiu se tornar PhD em Química na prestigiada universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Hoje, possui mais de 70 prêmios na carreira.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado