Biografia

"Nunca me escravizei pela estética"

  • Nome: Suzana Ferreira Alves
  • Nascimento: 03/08/1978
  • Idade: 43 anos
  • Sígno: Leão
  • Estado civil: Casada
  • Profissão: Atriz
  • País: Brasil
  • Cidade: São Paulo (SP)

Suzana Alves é atriz. Na infância, começou a fazer aulas de balé. Formou-se bailarina, ainda na juventude, no Theatro Municipal de São Paulo. No período, teve as primeiras experiências na TV, como assistente de palco em programas do SBT. O sucesso viria ao fim dos anos 1990, interpretando a Tiazinha no programa H, na Band.

A personagem, uma dominatrix inspirada na Mulher-Gato, surgiu em 1998. Usando lingerie preta, máscara e chicote, fazia desafios com garotos da plateia, como depilar alguma parte do corpo. Como Tiazinha, a atriz e dançarina se tornou um símbolo sexual. Posou nua para diversas revistas masculinas e foi campeã de vendagens.

No rastro desse sucesso, também lançou um disco, Tiazinha Faz a Festa, com o hit Uh! Tiazinha, em parceria com Vinny, e ganhou um programa na emissora, As Aventuras da Tiazinha, no ar entre 1999 e 2000. Na mesma época, o apresentador do Programa H, Luciano Huck, deixou a Band para assinar com a Globo.

Nos anos seguintes, a atriz “aposentou” a Tiazinha, dedicando-se a trabalhos como apresentadora e repórter. Integrou a Casa dos Artistas 2, em 2002, no SBT. Seguiu com participações em vários programas da emissora. Em 2004, assinou com a Record para comandar o Fala Brazuca, mas ficou pouco tempo à frente da atração.

Seguiu carreira em novelas. A estreia foi em Cidadão Brasileiro (2006), na Record, seguida de Amigas e Rivais (2007), no SBT. Também teve papéis em séries, filmes e peças de teatro. Mais recentemente, integrou os elencos da minissérie Lia (2018) e das novelas Topíssima (2019) e Gênesis (2021), todas na Record.

É casada com o tenista Flávio Saretta desde 2010. Eles são pais de Benjamin, nascido em 2016. Nos anos 1990, namorou o cantor Daniel e o ator Eriberto Leão, relação que durou de 1999 a 2004. Depois, também teve um relacionamento com Raoni Carneiro, entre 2006 e 2008. Além da carreira artística, é formada em jornalismo.