Cantora do milênio

Cinco curiosidades sobre Elza Soares

Cantora morreu nesta quinta (20) aos 91 anos no Rio de Janeiro


Montagem de Elza Soares em foto antiga, sentada em um banco e em foto mais recente, séria, com a mão no queixo
Elza Soares morreu aos 91 anos - Reprodução/Instagram
Por Redação NT

Publicado em 20/01/2022 às 20:34,
atualizado em 20/01/2022 às 20:34

Elza Soares morreu nesta quinta-feira (20) de causas naturais em sua casa no Rio de Janeiro. A artista deixa um legado na música de mais de 30 discos, premiações, como a cantora brasileira do milênio e homenagens.

Além disso, Elza é um exemplo de superação na sua vida pessoal, já que teve uma infância e juventude sofrida e, apesar de tanta dificuldade mostrou toda a sua força para vencer os problemas.

Veja cinco curiosidades sobre essa artista que deixa sua voz eternizada na música brasileira

Morte no mesmo dia que seu grande amor

Ela morreu no dia 20 de Janeiro, no mesmo dia que seu grande amor, o jogador de futebol, Garrincha, que morreu em 1983. Apesar de um casamento conturbado e abusivo, Elza falou em entrevista ao Conversa com Bial que sonhava com frequência com Mané Garrincha. "Foi o maior amor da minha vida", disse ela.

Cinco curiosidades sobre Elza Soares

 

Fuga para Itália na ditadura

Elza Soares e Garrincha fugiram para a Itália na época da ditadura e foram recebido por Chico Buarque no país. "Nossa casa foi metralhada no Jardim Botânico, tinha um piano na sala, ele foi aberto no meio, e a gente foi embora para a Itália", contou ela no Programa do Porchat em 2019.

Planeta fome

A estreia na música aconteceu após Elza participar de um programa de calouros na rádio, apresentado por Ary Barroso. Na ocasião, ela usou uma saia da mãe, apertada com alfinetes e foi ridicularizada.

"O Ary Barroso olhou para mim e perguntou: 'Minha filha, de que planeta você veio?', lembrou ela em entrevista ao programa Gente de Expressão.

"Respondi 'Acho que o mesmo planeta que é o seu. O planeta fome!".

Quando começou a cantar, Elza se emocionou e foi bastante aplaudida pela plateia. Em seguida, foi abraçada por Ary Barroso que comentou: "Realmente você veio de outro planeta, porque você canta muito".

Show marcante no Rock in Rio

Em 2019, Elza se apresentou no Rock in Rio, aos 89 anos.com mensagem de combate ao racismo e da violência contra a mulher.

"Mulheres, gemer só de prazer. A realidade agora é outra. Chega de sofrer calada. Ligue 180", disse a cantora durante o show de 2019 no palco Sunset.

Representante das minorias

Elza tinha consciência da importância da sua voz em defesa da minoria. Em suas entrevistas, sempre citava o carinho e acolhimento do público gay e saía em defesa da mulheres e contra o preconceito.

“Eu me vejo com uma responsabilidade muito grande, e quando a gente se engaja numa missão tem de dar conta do recado! Falo pelas mulheres, pelos negros e pelos gays. Então, a minha missão é muito comprida! Acho que é isso que traz a garotada, a juventude para perto da Elza. Uma Elza sem pudor, que está aberta para os grandes problemas”, disse ela em entrevista ao programa MPB com tudo dentro.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado