Publicado em 17/11/2024 às 11:23:15,
atualizado em 17/11/2024 às 11:24:41
Nos últimos dias, um dos assuntos mais comentados das redes sociais foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1, para a qual a deputada federal Erika Hilton (PSOL) estava recolhendo assinaturas. Alguns famosos, como Valesca Popozuda e MC Binn, se posicionaram a favor do projeto e revelaram que sofriam com essa escala antes de ficarem famosos.
A discussão, que quer acabar com o esquema de uma folga a cada seis dias de trabalho, ganhou força na web quando ainda não tinha conseguido o número mínimo de assinaturas, 171, para começar a tramitar.
+ Com mãe internada, Cassio Scapin sofre tentativa de extorsão de falso médico
+ Claudete Troiano revela desejo realizado por Silvio Santos: "Todo mundo sabe"
Artistas de diversos segmentos passaram a divulgar a proposta pedindo para que deputados assinassem e o texto pudesse ser discutido. Confira 5 famosos que são contra a escala 6x1 e a profissão que eles exerciam antes da fama:
Valesca Popozuda usou suas redes sociais para pedir apoio para o projeto que prevê o fim da escala 6x1 e chegou a brigar com um internauta que alegou que a funkeira não tinha lugar de fala, pois nunca teria trabalhado de carteira assinada. A cantora explicou, então, que era frentista.
"Ai, pau no c*. Não conhece minha história, né, pic* mole. Fui frentista, seu brocha, e trabalhei 6x1. Sei mais que você, que não sabe nem lamber a ponta de um gr*lo, seu mané", detonou ela.
VEJA TAMBÉM
MC Binn passou pela mesma situação de Valesca Popozuda ao defender a proposta de Erika Hilton. O ex-BBB, que vendia tênis em uma loja de calçados na rua 25 de Março, região de comércio popular em São Paulo, falou sobre seu passado no X/Twitter.
"Os que é [sic] contra o fim da escala 6x1 devia trabalhar sábado e domingo recebendo salário mínimo e tendo que levar almoço de casa. Já trampei na 25, saí às 06 da manhã, voltava 00:00. Dia de folga só servia pra dormir, sei na pele como é!!! Tem que protesta memo [sic], tem que lutar mesmo pelos direito [sic], povo tá certo", opinou.
Felipe Neto também tem usado suas redes sociais para defender o fim da escala 6x1. O influenciador digital começou a fazer cursos de teatro ainda na adolescência, mas conciliava os estudos com o trabalho que iniciou aos 13 anos, em uma loja que comercializava itens de metal para camelôs, no Rio de Janeiro.
"Tem que ser um completo filho da p*ta, desumano, desalmado, desgraçado, pra ser contra o fim da escala 6x1 na jornada de trabalho. Tem que ser ruim, podre, maldito. Alguém sem educação de pai e mãe, sem Jesus no coração ou qualquer fé possível. Isso é o PL", detonou o youtuber.
Guilherme Ribeiro dos Santos, mais conhecido como Tokinho, faz sucesso na internet e é presença confirmada em diversos eventos lotados de celebridades, como a Farofa da Gkay. Antes de acumular um milhão de seguidores no Instagram, porém, o baiano trabalhou como auxiliar administrativo de uma grande loja de varejo de móveis e eletrodomésticos quando tinha acabado de chegar a São Paulo.
No Instagram, ele respondeu um internauta que o acusou de não saber nada sobre o que os trabalhadores brasileiros passam: "Você não sabe nada da minha história. Você não sabe o que é pegar um transporte público aqui em São Paulo, morando 2 horas distante do emprego, sendo CLT. Meu tamanho (nanismo), a dificuldade que passei em horário de pico nessa escala de escravidão".
"Se hoje tenho outras oportunidades, devo muito agradecer a Deus e a mim, por não desistir. Eu estou no meu lugar de FALA", defendeu Tokinho.
Gil do Vigor ficou conhecido nacionalmente ao participar do Big Brother Brasil 21, reality show no qual garantiu o quarto lugar. O pernambucano usa as redes sociais para falar sobre seus estudos na área de economia, mas antes de ingressar na faculdade trabalhou como vendedor de seguros.
No Instagram, o ex-brother se posicionou a favor do fim da escala 6x1: "Há quanto tempo o trabalhador brasileiro não tem uma conquista que realmente tenha feito a diferença? O fim da escala 6x1 é muito importante porque a gente tem que mostrar que o trabalhador tem seus direitos, tem força. São conquistas importantes e nós precisamos de todos vocês unidos".
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web
Puxão de orelha
Melhoras
Morte
Demitida
Vitor Figueiredo
Força
Rebateu
Juntos há 2 anos
Após deixar UTI
Repercutiu
Seguir em frente
Boa notícia
Saudades
Mainha falou
Coleção de polêmicas
Guerra vencida
Preocupações
Aos 76 anos
Que amor!
Grata